Pular para o conteúdo principal

Melhores práticas de Mobile Marketing

Muito se diz sobre o potencial do celular como mídia, mas é importante estar atento às implicações de seu uso. A mídia móvel, ou Mobile Marketing é o uso do celular para entregar conteúdo ao consumidor, ou como ferramenta de comunicação com este, seja como uma das partes de um plano de Marketing ou como uma ação isolada. Isso inclui alertas SMS, publicidade, votações, quizzes, concursos e ações promocionais, entre outros.

De um lado, os profissionais gerenciando marcas e as mídias, enxergam o celular como um meio que traz "pessoalidade", individualização, imediatismo, disponibilidade 24x7, em todos os lugares. O potencial de personalização, segmentação e contextualização entusiasma com as possibilidades. Do outro lado, o consumidor enxerga utilidade e conveniência, mas também teme pela sua intimidade e privacidade. Trata-se de um espaço pessoal, onde a entrada deveria ser possível apenas por convite.

O celular é um novo meio que traz demandas e processos relacionados diretamente com as necessidades e interesses dos dois lados. É importante entendermos que o Mobile Marketing até hoje aconteceu de modo ad hoc. A reação a estas novas atividades aconteceu, naturalmente, de modo não planejado. Com isto, temos um mercado onde as regras e processos existentes são tácitos, não explícitos, resultantes da interação entre os players e da experiência prática.

Temos, portanto uma situação deletéria ao desenvolvimento do mercado de mobile marketing. A preocupação em não permitir a invasão desordenada do espaço do consumidor gerou regras e processos que buscam evitar uma reação negativa deste. E, ao mesmo tempo, a pouca transparência de regras e processos, conhecidos dos prestadores de serviço, mas totalmente elusivos para anunciantes, agências de publicidade e empresas de mídia, dificulta a comercialização e desenvolvimento de ações e campanhas.

A MMA (Mobile Marketing Association) compreendeu que é fundamental a criação de uma linguagem comum e transparente a todos, onde as regras tácitas e os processos bem-sucedidos seriam explicitados em melhores práticas e princípios de conduta. A base destas são normas estritas de proteção à privacidade do consumidor. O respeito ao consumidor final e um conjunto uniforme de melhores práticas são ingredientes básicos no sucesso do mobile marketing onde estes são implementados.

Por isto, a MMA tem sempre como prioridade, onde atua, o desenvolvimento das Melhores Práticas no Trato com o Consumidor. Estamos presentes em 42 países, com mais de 700 associados, e a adoção destes princípios e práticas têm favorecido o desenvolvimento do mercado. Observe, por exemplo, o caso da Turquia, onde a operadora Turkcell exige o cumprimento destas diretrizes de todos os prestadores de serviço, e o desenvolvimento de seu mercado pode ser observado de perto pelo número de cases sendo desenvolvidos (alguns destes podem ser encontrados aqui).

No caso dos Estados Unidos, seu documento de Melhores Práticas foi adotado pela CTIA e outras operadoras como AT&T, Verizon e Sprint, e teve impacto direto na evolução do mercado, que tem inclusive reduzido progressivamente o gap existente anteriormente em relação ao mercado europeu.

Melhores práticas representam técnicas, métodos que, seja pela experiência ou pela avaliação informada da tecnologia, levam de modo comprovado aos melhores resultados. A MMA trouxe para o Brasil sua extensa experiência em outros países e mercados mais maduros com o objetivo de construirmos nosso conjunto de melhores práticas. Recentemente divulgamos o Código de Conduta, cujos princípios fundamentais orientam o desenvolvimento de toda e qualquer diretriz da MMA.

De modo geral o Código de Conduta estabelece que:
:: Os consumidores têm direito a privacidade
:: Provedores de conteúdo e empresas devem obter aprovação dos consumidores antes de enviar mensagens de texto e/ou outros conteúdos de caráter comercial
:: Deve haver atenção à experiência do usuário e a relevância do conteúdo
:: As informações dos usuários devem ser tratadas de modo responsável e as interações devem se limitar ao que foi claramente informado ao usuário no momento de seu consentimento
:: As ações e campanhas devem estar sempre de acordo com a legislação aplicável existente

A MMA é um fórum de atividades e colaboração. Neste exato momento nossos associados, representando toda a cadeia de valor do mobile marketing no país, estão discutindo e compilando suas experiências para produzirmos em conjunto o documento de Melhores Práticas no Trato com o Consumidor destinado ao mercado brasileiro.

Temos confiança de que a publicação e adoção generalizada destas práticas irão contribuir para um ambiente de negócios estável, transparente e seguro, o que por sua vez levará à evolução do mobile marketing nacional e à efetivação da promessa do celular como mídia.


Fonte: Por Federico Pisani Massamormile - CEO da agregadora HANZO e Chairman da Mobile Marketing Association para a América Latina, in www.mundodomarketing.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç