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A diferença entre diálogo e feedback

O mundo corporativo adotou a palavra feedback como uma constante na gestão de pessoas. Mas até que ponto este termo define o que pode ser feito para um bom ambiente de trabalho e porque é tão usado - isso se não houver um similar melhor a ele - até para substituir o bom e velho diálogo? O Consultor Rogerio Martins, psicólogo e pesquisador do comportamento nas organizações aponta os termos e diferencia de modo a melhor lidarmos com as pessoas focando em resultados.

Diálogo ou feedback?

A comunicação é a base para a existência humana. Por isso, reflita sobre as seguintes questões:
- Quantas vezes você teve vontade de dizer o que pensa, mas acabou não falando?
- Quando alguém faz ou fala algo que você não gosta, você comenta abertamente com ela?
- Quantas vezes, você fez o trabalho que em princípio deveria ser realizado por outra pessoa?
- Quantas vezes você se sentiu desconfortável para pedir ajuda a alguém? E fazer uma crítica?

Estas e diversas outras situações que acontecem em nosso cotidiano estão relacionadas às nossas atitudes e comunicação. A comunicação tem papel fundamental na vida de qualquer pessoa, pois é diretamente responsável por nossa sobrevivência. Somos essencialmente seres sociais e, portanto, através da comunicação nos relacionamos, expressamos nossos sentimentos, vontades, carências, necessidades.

Nas organizações as falhas na comunicação tem sido fonte dos maiores problemas para administração dos negócios. Todas as relações dependem deste processo comunicacional. Mas o fato é que a maioria das pessoas não sabe se comunicar de forma adequada.

Hoje está na moda o feedback. Tem gente que nem sabe direito o que é, mas tem orgulho de dizer que faz feedback diariamente com sua equipe. Feedback é uma técnica muito eficaz de gerenciamento, mas tem suas regras. Quando é mal aplicada torna-se desmotivadora. Porém, as pessoas se esquecem que existe uma forma muito mais simples de comunicação: o diálogo.

O diálogo é aquela forma antiga de conversar com as pessoas, sem compromisso, sem regras, sem formalismo, sem avaliações. Esse sim, pode e deve ser aplicado diariamente.

Comece agora. Converse com as pessoas próximas emitindo suas opiniões a respeito do que acontece no dia-a-dia. Fale, sem medo, do que gosta e do que não gosta nas atitudes dos outros. Sem apontar falhas, apenas suas preferências.

Use o feedback para gerenciar pessoas. Quando quiser simplesmente se relacionar no trabalho ou na vida social, use o diálogo. Sucesso.


Fonte: Por Rogerio Martins, in www.incorporativa.com.br
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