Pular para o conteúdo principal

Microempresas adotam o comércio colaborativo

O conceito da web 2.0 está inspirando empreendedores do mundo real. Jovens empresários criaram novos negócios utilizando o modelo de "conteúdo colaborativo", no qual consumidores participam da produção e divulgação do material. No comércio colaborativo, porém, em vez de textos e fotos, são mercadorias como roupas, calçados e objetos que entram e saem das gôndolas ao sabor do gosto do público.

O projeto Endossa, em São Paulo, foi um dos primeiros a adotar o conceito. Criada pelos publicitários Gustavo Ferrioli, Carlos Margarido e Rafael Pato em março, a loja aluga espaços em suas prateleiras para quem quiser vender seus produtos. Mas as mercadorias só permanecem no local se atingirem uma cota mínima de vendas a cada mês. "Quem compra acaba decidindo o que vai ficar", diz Ferrioli, de 25 anos.

Hoje, a Endossa abriga 131 "mini-microempreendedores" - como os donos batizaram os estilistas, designers, inventores e artesãos que expõem na loja. Eles pagam mensalidades que variam de R$ 80 a R$ 550, de acordo com o tamanho do espaço. O valor inclui, além da exposição no varejo, serviços de apoio como um software para acompanhamento de vendas e estoques, além de um perfil da marca no site da empresa.

Além de oferecer uma nova proposta de comércio, a iniciativa tem o objetivo de diminuir os obstáculos para os criadores, afirma Ferrioli. "É uma forma de entrar no circuito comercial sem depender de consignações ou das feiras."

A estratégia parece estar dando certo nas duas pontas. Segundo Ferrioli, há uma lista de espera com 100 "mini-microempreendedores". A maioria dos expositores, por sua vez, tem cumprido as metas de vendas, fixadas entre um a três vezes o valor do aluguel. O giro mensal de novos criadores é de 20%. "Alguns têm vendido até dez vezes mais que a meta."

É o caso do designer de camisetas Leandro Domenico. Sua marca El Cabritón existe há dois anos, mas só era vendida em feiras de artesanato e design. Desde março, ele tem um "quadrado" na Endossa, que fica na rua Augusta, região do centro de São Paulo conhecida por seus freqüentadores jovens e "alternativos". "O sistema de metas é estimulante, te obriga a estar sempre renovando", diz. Para Domenico, compartilhar espaço com outros criadores atrai um público diversificado, impulsionando as vendas.

A Casa 66, também em São Paulo, é outro exemplo de conteúdo colaborativo que chegou às ruas. A loja reúne cerca de 20 marcas de roupas e acessórios. Cada grife paga uma taxa de exposição e uma porcentagem sobre as vendas em troca da infra-estrutura. O sistema de metas, porém, é mais flexível. Os criadores podem ficar até seis meses, prazo para verificar a receptividade do público. Se a reação não for positiva, o expositor perde o espaço.

O conceito da web 2.0 também foi utilizado pela Camiseteria - mas com adaptações. O negócio, criado em 2005 pelo carioca Fábio Seixas, aposta na venda de camisetas pela web. As estampas dos produtos, porém, são criadas e escolhidas pelos consumidores. Os desenhos mais votados pelos usuários são impressos nas camisetas e, depois, postas à venda no site.


Fonte: Por Marianna Aragão, in www.estadao.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç