Pular para o conteúdo principal

Demissões, comunicação interna e responsabilidade social

Ninguém ignora que estamos em crise e que a marolinha era apenas mais um esforço oficial para tapar o sol com a peneira. Mas tudo tem limite nestas horas e, como se costuma dizer, é na adversidade que se podem identificar as boas famílias, as boas empresas e os bons governos.

O jogo já está sendo jogado e é fácil perceber que muitas organizações não têm conseguido manter o disfarce (as máscaras são comuns em tempos de Carnaval) e têm jogado por terra o seu discurso de responsabilidade social, de comunicação estratégica, de sustentabilidade etc.

Temos insistido na tese de que, com raras exceções, o discurso empresarial é cínico e hipócrita, mas agências de publicidade, de comunicação, de assessoria de imprensa e Relações Públicas, a serviço de grandes e excusos interesses, continuam desfilando releases e campanhas para promover uma cidadania de araque, o marketing verde (a transgenia que chegou, infelizmente, à comunicação organizacional brasileira) e a demagogia de governos e autoridades.

O episódio mais emblemático desta falta de responsabilidade social e das mazelas da comunicação interna ocorreu recentemente na Embraer, uma empresa de tecnologia de ponta e que, como se pode ver, tem uma gestão de pessoas de fundo de quintal. Demitiu numa penada só 4.200 funcionários, sem qualquer informação prévia, sem diálogo com o Sindicato e, segundo o noticiário, traindo até o Governo e o BNDES que a sustentam faz tempo.

O relato dos funcionários, entrevistados pelos jornais que cobriram amplamente o processo de demissão em massa, é contundente. Todos foram pegos de surpresa, na troca de turno, uma verdadeira punhalada nas costas, típica de empresas autoritárias, que passam o ano inteiro veiculando releases para proclamar sua competência técnica e que se "fecham em copas" nos momentos de crise. Comunicação interna? Nenhuma porque, na prática, só conseguem se "comunicar" (???) em tempos de bonança, com aquele discurso grandiloqüente, cheio de adjetivos, oba-oba de executivos e dirigentes que cultivam o próprio ego e que não estão nem aí para os que efetivamente carregam a empresa nas costas.
A Embraer é o exemplo da empresa que se traveste de comunicação moderna, mas que ainda respalda a sua comunicação interna numa cultura organizacional não transparente, não democrática e que, como a maioria das organizações brasileiras, mantém o discurso hipócrita habitual. Certamente, em seu vídeo institucional, está lá para todo mundo conferir: "os nossos colaboradores são o nosso maior patrimônio"!

Evidentemente, a Embraer não foi a única a cometer este desatino de demitir milhares de funcionários e sucedeu à Vale (que teve um lucro fabuloso e continua torrando dinheiro em publicidade), a empresas do sistema financeiro (você acredita na Febraban?) e mesmo a empresas de comunicação que posam de "Criança Esperança" e se locupletam na grana que vêm do espetáculo danoso do BBB, festival de mediocridade e de mau gosto, que, no fundo, é a sua face verdadeira. Pra não falar de algumas montadoras, que andam correndo o pires para não pedirem falência, fazendo recall todo dia porque não conseguem produzir com qualidade, mas experts em lobby junto ao governo buscando ter acesso às suas tetas generosas.

As demissões em massa evidenciam, de maneira dramática, o processo capenga de comunicação interna das nossas organizações, que continua sendo a "gata borralheira" da comunicação empresarial. É, reconhecemos, mais fácil contar vantagem quando se está por cima (muitas corporações se vangloriam mesmo quando estão no fundo do poço, como algumas montadoras), mas a competência em gestão e em comunicação só pode mesmo ser avaliada em momentos de crise.

Infelizmente em boa parte dos nossos cursos de comunicação que formam profissionais que irão atuar nessa área falta espírito crítico, mesmo porque muitos docentes abrem mão de seu compromisso e agem como empregados e prestadores de serviços de empresas do mercado ou governos. Há coleguinhas da Academia que continuam sugerindo aos seus alunos que façam TCC (trabalhos de conclusão do curso) sobre a responsabilidade social (???) da indústria tabagista, sobre a comunicação transparente (???) das empresas de transgênicos, sobre o marketing verde (santa hipocrisia) das empresas agroquímicas, mineradoras e de papel e celulose. Gente que não enxerga um palmo adiante do nariz e que afronta o seu papel de docente e profissional em nome de clientes e patrões socialmente irresponsáveis.

Não há dúvida de que o espetáculo horroroso da Embraer continuará se repetindo por aqui porque muitos dos nossos empresários e executivos de RH (não passam de chefes de pessoal, de capatazes modernos) continuam atrelados a modelos ultrapassados de gestão de pessoas, vistas apenas como mão-de-obra. Não há dúvida também que a comunicação interna permanecerá refém desta cultura retrógrada que enxerga a comuni- cação como risco e não como oportunidade, avessa ao diálogo, à transparência e à divergência de opiniões.

Se os colegas dos jornais, revistas, internet, rádio e televisão tivessem maior discernimento, passariam, de agora em diante, a ser mais críticos com os releases que se originam dessas empresas, que proclamam venda de aviões para o exterior, festejam lançamentos de automóveis, a chegada de medicamentos milagrosos, acreditam que os transgênicos que vão matar a fome do mundo, e que os agrotóxicos são sustentáveis (veneno puro) etc. Se fossem menos ingênuos e mais conscientes, boicotariam coletivas destas empresas que só são convocadas em momentos de bonança e que minguam ou desaparecem, quando a crise se avizinha.

Espera-se que o Governo realmente modifique sua postura em relação a estas empresas predadoras, que demitem sem dó, mesmo depois de assaltarem o cofre público a juros subsidiados e que a sociedade guarde na memória o nome das organizações que, para preservarem seus lucros fabulosos, colocam a cabeça de seus funcionários e famílias a prêmio.

Só resta torcer para que essas empresas não sejam convidadas para apresentarem seus cases "bem sucedidos" de comunicação interna ou de responsabilidade social nos eventos da área e que não sejam contempladas com prêmios por entidades que mantêm executivos dessas empresas em suas diretorias e que não se sentem envergonhadas de premiar os seus próprios dirigentes.

Fica a lição: há empresas que insistem em afirmar que sua comunicação voa em "céu de brigadeiro" mas escondem a arrogância e o autoritarismo debaixo do tapete. Só competência técnica, recordes de exportação não valem. Precisamos de RHs e empresários que tenham mentes abertas, socialmente responsáveis e não meras cabeças de fuselagem, roncos de turbina e trens de pouso. A comunicação democrática requer menos logística e mais diálogo, menos engenheiros de precisão e mais transparência.

Nossa solidariedade aos colegas que foram demitidos sumariamente, em particular os da Vale , da Embraer, da Aracruz, dos bancos e das montadoras. Aos que lá permanecem, a certeza de que não devem confiar nos dirigentes, nos que chefiam os setores de RH e, em muitos casos, nem mesmo em determinados sindicatos que têm, gradativamente, vestido a roupa do peleguismo explícito. Em respeito aos colegas, por que não jogar fora os próximos house-organs que repetirão o mesmo discurso hipócrita, o mesmo cinismo empresarial de sempre? Desconfiem , mobilizem-se porque os empresários predadores continuam à solta.

Reproduzo, em homenagem aos colegas da Embraer, o depoimento de um dos funcionários demitidos à Folha de S. Paulo de 20/02/2009 (ele se identificou como Márcio mas teve receio de dizer o sobrenome): " Estou sem chão. Não sei o que vou fazer agora... Acredito que a empresa tinha alternativas. Não houve prejuízo até agora. Fizeram isso (corte) para não reduzir a margem de lucro dos acionistas".

Os aviões da Embraer (excelentes) continuarão voando. Mas a sua gestão de pessoas e sua comunicação interna entraram em parafuso e se partiram em pedaços. Vale o ditado: "por fora, bela viola; por dentro, pão bolorento". Um dia os cães irão morder os fundilhos desta caravana empresarial que continua desafiando a modernidade.


Fonte: Por Wilson da Costa Bueno, in portalimprensa.uol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç