As marcas brasileiras já começam ir além do Orkut e do MSN e passam a criar seus próprios canais de relacionamento com consumidores na internet. Com o objetivo de fidelizar clientes, algumas empresas estão entrando de cabeça na web 2.0 ao convidar consumidores a experimentar e se relacionar com produtos também no ambiente virtual.
A SulAmérica, seguradora que já acumula cases de experiência de marca de sucesso como a Rádio SulAmérica e Bicicletários do Rio, já comemora o sucesso de sua plataforma SulAmérica.com Você lançada há apenas dois meses. Até o final de janeiro, apenas 40 dias após a inauguração, o site já contava com 125 mil acessos, 32 mil usuários únicos e o cadastro de 16,8 mil deles.
O número ultrapassa a meta estabelecida pela companhia de conseguir 100 mil acessos em três meses. “Também garantimos que pelo menos metade dos usuários únicos se cadastrem e planejamos manter essa meta”, explica Fabrício Saad, superintendente de CRM e Internet da empresa, em entrevista ao Mundo do Marketing. Até então, a empresa havia promovido o relacionamento na internet apenas isoladamente, sem uma campanha integrada.
Ferramentas interativas atraíram mais usuários
As áreas que mais atraem visitas são as que envolvem uma interação com o consumidor, como a ferramenta Você aos 60, que simula a aparência do consumidor aos 60 anos, remetendo ao plano de previdência da companhia; e o Car Watch, que avisa quando o carro precisa passar por alguma revisão, fazendo relação aos seguros de automóveis. O próprio nome da plataforma foi escolhido pelos consumidores, que reuniu 100 mil votos através de uma enquete.
Por conta disso, a seguradora está investindo mais em conteúdos que exigem participação do consumidor, como escolha de assuntos para reportagens através de enquetes. Um dos próximos passos será a estreia ainda este mês de um jogo onde os participantes deverão responder perguntas relacionadas com os mercados em que a companhia atua para poder ganhar brindes virtuais – como música e papéis de parede.
Além de poder aumentar e qualificar sua base de clientes e prospects com informações valiosas, a SulAmérica vê no projeto uma ferramenta para contrapor eventuais boca-a-boca negativos em canais de mídias sociais. “Em um mundo em que não podemos controlar o conteúdo sobre a marca na internet, podemos através de uma ferramenta proprietária mostrar seus pontos positivos, combatendo o que possa estar sendo dito de negativo nas redes sociais”, explica Saad.
SulAmérica já estuda agir em redes sociais
A Sun MRM, uma das agências envolvidas na criação da plataforma - sendo responsável pelos aplicativos Car Watch e Você aos 60 -, já prepara ações com a SulAmérica dentro de redes sociais, como blogs e Orkut. Além disso, já promove o site através de banners no portal institucional da empresa, da onde vêm 25% dos usuários da plataforma, e também via e-mail marketing.
“Já oferecemos link direto dos aplicativos para que os usuários possam divulgá-los nas redes sociais. Estamos sempre monitorando o que é dito nesses locais, de forma a estudar, buscar relevância e melhorar nosso relacionamento, utilizando a SulAmérica.com Você como uma plataforma de marketing viral positivo”, explica o superintendente de CRM e Internet da empresa. Além da Sun MRM, a plataforma vem sendo desenvolvida desde agosto do ano passado e envolveu outras duas agências: Studio Tesla e Azul.
Wunderman mantém projetos para Johnnie Walker e Smirnoff
A Wunderman também vê nas redes sociais próprias uma forma de envolver o consumidor. Recentemente, a agência de relacionamento do grupo Newcomm produziu o “Keep Walking Club”, site voltado para os consumidores de Johnnie Walker. O clube é, na verdade, um reforço do que a marca de bebidas já fazia há alguns anos, com uma base de 15 mil clientes. “Sempre convidamos consumidores da nossa base de clientes para ações promocionais exclusivas, como degustação de produtos ou presença em eventos. O que fazemos agora é buscar atingir um contingente maior de consumidores”, explica Eco Moliterno, Vice-Presidente de criação da Wunderman, ao site.
O novo portal trará conteúdos exclusivos aos que se associarem ao clube, o que pode ser feito gratuitamente pelo próprio site. A ênfase será em entrevistas, que serão ilustradas por charges animadas por Maurício Ricardo, do site Charges.com.br. As ações exclusivas para os cadastrados no clube também continuarão, dessa vez com o apoio de divulgação do novo site.
Mesmo tratando-se de internet, um veículo caracterizado por uma atualização constante de conteúdo, o Keep Walking Club será atualizado mensalmente. “Nosso público é exigente. Preferimos fazer algo de qualidade mesmo que leve tempo para que ele se interesse a voltar no mês. Não adianta criar algo semanal ou diário sem relevância”, defende Moliterno. A divulgação também está sendo restrita, de forma a preservar a aura de clube “exclusivo”. “O objetivo é estreitar o relacionamento com consumidores. Preferimos que uma pessoa acesse dez vezes do que 10 acessem apenas uma vez”, emenda.
Outra rede social própria que a agência mantém desde maio de 2008 é o Churraskeiro, para a Smirnoff e Wessel. Depois de uma pesquisa feita pela marca de bebidas apontar que 44% das vezes em que os consumidores consomem caipirinha é em churrasco, a empresa aliou-se com o frigorífico Wessel e criou um canal de relacionamento dentro do Yahoo. O “Churraskeiro” traz diversas dicas e aplicativos para melhorar a experiência de um bom churrasco. Em sete meses, o site atraiu mais de um milhão de acessos.
Fonte: Por Guilherme Neto, in www.mundodomarketing.com.br
A SulAmérica, seguradora que já acumula cases de experiência de marca de sucesso como a Rádio SulAmérica e Bicicletários do Rio, já comemora o sucesso de sua plataforma SulAmérica.com Você lançada há apenas dois meses. Até o final de janeiro, apenas 40 dias após a inauguração, o site já contava com 125 mil acessos, 32 mil usuários únicos e o cadastro de 16,8 mil deles.
O número ultrapassa a meta estabelecida pela companhia de conseguir 100 mil acessos em três meses. “Também garantimos que pelo menos metade dos usuários únicos se cadastrem e planejamos manter essa meta”, explica Fabrício Saad, superintendente de CRM e Internet da empresa, em entrevista ao Mundo do Marketing. Até então, a empresa havia promovido o relacionamento na internet apenas isoladamente, sem uma campanha integrada.
Ferramentas interativas atraíram mais usuários
As áreas que mais atraem visitas são as que envolvem uma interação com o consumidor, como a ferramenta Você aos 60, que simula a aparência do consumidor aos 60 anos, remetendo ao plano de previdência da companhia; e o Car Watch, que avisa quando o carro precisa passar por alguma revisão, fazendo relação aos seguros de automóveis. O próprio nome da plataforma foi escolhido pelos consumidores, que reuniu 100 mil votos através de uma enquete.
Por conta disso, a seguradora está investindo mais em conteúdos que exigem participação do consumidor, como escolha de assuntos para reportagens através de enquetes. Um dos próximos passos será a estreia ainda este mês de um jogo onde os participantes deverão responder perguntas relacionadas com os mercados em que a companhia atua para poder ganhar brindes virtuais – como música e papéis de parede.
Além de poder aumentar e qualificar sua base de clientes e prospects com informações valiosas, a SulAmérica vê no projeto uma ferramenta para contrapor eventuais boca-a-boca negativos em canais de mídias sociais. “Em um mundo em que não podemos controlar o conteúdo sobre a marca na internet, podemos através de uma ferramenta proprietária mostrar seus pontos positivos, combatendo o que possa estar sendo dito de negativo nas redes sociais”, explica Saad.
SulAmérica já estuda agir em redes sociais
A Sun MRM, uma das agências envolvidas na criação da plataforma - sendo responsável pelos aplicativos Car Watch e Você aos 60 -, já prepara ações com a SulAmérica dentro de redes sociais, como blogs e Orkut. Além disso, já promove o site através de banners no portal institucional da empresa, da onde vêm 25% dos usuários da plataforma, e também via e-mail marketing.
“Já oferecemos link direto dos aplicativos para que os usuários possam divulgá-los nas redes sociais. Estamos sempre monitorando o que é dito nesses locais, de forma a estudar, buscar relevância e melhorar nosso relacionamento, utilizando a SulAmérica.com Você como uma plataforma de marketing viral positivo”, explica o superintendente de CRM e Internet da empresa. Além da Sun MRM, a plataforma vem sendo desenvolvida desde agosto do ano passado e envolveu outras duas agências: Studio Tesla e Azul.
Wunderman mantém projetos para Johnnie Walker e Smirnoff
A Wunderman também vê nas redes sociais próprias uma forma de envolver o consumidor. Recentemente, a agência de relacionamento do grupo Newcomm produziu o “Keep Walking Club”, site voltado para os consumidores de Johnnie Walker. O clube é, na verdade, um reforço do que a marca de bebidas já fazia há alguns anos, com uma base de 15 mil clientes. “Sempre convidamos consumidores da nossa base de clientes para ações promocionais exclusivas, como degustação de produtos ou presença em eventos. O que fazemos agora é buscar atingir um contingente maior de consumidores”, explica Eco Moliterno, Vice-Presidente de criação da Wunderman, ao site.
O novo portal trará conteúdos exclusivos aos que se associarem ao clube, o que pode ser feito gratuitamente pelo próprio site. A ênfase será em entrevistas, que serão ilustradas por charges animadas por Maurício Ricardo, do site Charges.com.br. As ações exclusivas para os cadastrados no clube também continuarão, dessa vez com o apoio de divulgação do novo site.
Mesmo tratando-se de internet, um veículo caracterizado por uma atualização constante de conteúdo, o Keep Walking Club será atualizado mensalmente. “Nosso público é exigente. Preferimos fazer algo de qualidade mesmo que leve tempo para que ele se interesse a voltar no mês. Não adianta criar algo semanal ou diário sem relevância”, defende Moliterno. A divulgação também está sendo restrita, de forma a preservar a aura de clube “exclusivo”. “O objetivo é estreitar o relacionamento com consumidores. Preferimos que uma pessoa acesse dez vezes do que 10 acessem apenas uma vez”, emenda.
Outra rede social própria que a agência mantém desde maio de 2008 é o Churraskeiro, para a Smirnoff e Wessel. Depois de uma pesquisa feita pela marca de bebidas apontar que 44% das vezes em que os consumidores consomem caipirinha é em churrasco, a empresa aliou-se com o frigorífico Wessel e criou um canal de relacionamento dentro do Yahoo. O “Churraskeiro” traz diversas dicas e aplicativos para melhorar a experiência de um bom churrasco. Em sete meses, o site atraiu mais de um milhão de acessos.
Fonte: Por Guilherme Neto, in www.mundodomarketing.com.br
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