Pular para o conteúdo principal

O joio e o trigo

O evento mais importante das relações públicas norte-americanas é o Spring Seminar, realizado anualmente pela Arthur W. Page Society, que é uma comunidade que congrega os comunicadores das maiores empresas e agências do mundo e um grupo escolhido de professores doutores, reconhecidos mundialmente por suas pesquisas e obras. Agora, em abril, em Nova Iorque, lá estavam, entre os participantes do encontro, os professores James E. Grunig, Paul Argenti e Howard Gardner.

O tema deste ano foi as relações públicas em meio as incertezas causadas pela crise financeira mundial, discutido por estrelas do jornalismo econômico internacional, autoridades do governo norte-americano e especialistas de setores que estão no olho do furacão, especialmente a indústria automobilística. Destacaram-se, entre os speakers, Vijay Vaitheeswaran, correspondente da The Economist, nos Estados Unidos, e Charles Gasparino, colunista do New York Post e editor da CNBC.

Foram dois dias em que se falou muito de gente como Bernard Madoff, ex-presidente da Nasdaq, enjaulado por ter desaparecido, tal como um mandrake pós-moderno e do mal, mais de 50 bilhões de dólares. E, como uma decorrência dos crimes financeiros, falou-se, também, da forma como se comportaram, em meio à crise e aos seus escândalos, os comunicadores empregados nas empresas, protagonistas das lambanças.

O jornalista Charles Gasparino, especialista em Wall Street, autor do livro "King of the Club: Richard Grasso and Survival of New York Stock Exchange", afirmou para a platéia de comunicadores das maiores corporações do mundo que a crise financeira revelou o pior tipo de relacionamento entre as empresas e a imprensa. Um tipo de relações públicas especializada em esconder a verdade sobre os problemas financeiros e fazer a maquiagem retórica e corporal de gente sem conserto. Um trabalho de mediatraining sujo que prejudicou, como se todos fossem iguais, a imagem e a reputação dos comunicadores empresariais e das relações públicas.

Já do lado dos jornalistas especializados em economia, apareceram mal aqueles profissionais que não passavam de simples difusores de informações elaboradas de maneira mais sofisticada pelas empresas financeiras em crise. Uma espécie de release pós-moderno que esconde o trabalho de jornalista malfeito ou engajado em interesses não-jornalísticos.

O corresponde da The Economist, nos Estados Unidos, Vijay Vaitheeswaran, lembrou que é hora das corporações comunicarem os seus valores éticos e manterem o que fazem de melhor. Em resumo que é a hora de sustentar a boa comunicação empresarial.

As exposições e os debates do Spring Seminar, da Arthur W. Page Society, semearam entre os comandantes da indústria e da teoria da comunicação empresarial global que é o momento de radicalizar a separação entre os trabalhos de relações públicas e de jornalismo, para o bem da reputação das duas atividades. Pela simples razão de que os campos das relações públicas e do Jornalismo - competentes, legais e legítimos - têm objetivos diferentes. No ar, ficou a sensação de que, em tempo de muito joio, é preciso separar o trigo do trigo.


Fonte: Por Paulo Nassar, in www.aberje.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç