Pular para o conteúdo principal

Entre a boa intenção e a prática

A amplitude dos temas cobertos, o envolvimento das diferentes partes interessadas tanto na fase de elaboração quanto de divulgação e a educação dos públicos com os quais a empresa se relaciona são algumas das variáveis comuns normalmente identificadas nos melhores códigos de ética corporativos. Esta é uma das conclusões a que chegou a reportagem de Idéia Socioambiental após leitura e análise de algumas experiências consideradas como benchmarking no tema.

Outra conclusão importante, extraída de entrevistas com gestores de códigos de ética nas corporações, foi que um documento bem redigido não é sinônimo de rigor ético. Nem garantia de que a empresa instalou a ética em sua cultura organizacional. Para que não se transformem em uma simples carta de boas intenções, os princípios do código de conduta devem ser incorporados por todos os membros da companhia orientando suas relações com os diferentes públicos de interesse.

Segundo o Guia Metodológico para Elaboração de Códigos de Ética da Federação das Indústria de Minas Gerais (Fiemg), o objetivo de um instrumento como esse é comunicar, interna e externamente, o propósito compartilhado dos integrantes da organização de manter um determinado nível de comportamento ético, em troca da credibilidade que recebem dos públicos de interesse. Por atuar na esfera do que se denomina moral – uma questão individual – a elaboração do código de conduta deve não só contemplar diferentes opiniões mas garantir a efetiva incorporação do que pensa e valoriza cada indivíduo envolvido na cadeia produtiva.

A avaliação das expectativas dos públicos de interesse foi o caminho escolhido pela Sabesp para iniciar a elaboração de seu código de conduta. “Fizemos um trabalho para ouvir a nossa empresa porque queríamos que o código fosse um grande balizador de ações, um orientador para o que pensamos, fazemos e acreditamos”, avalia Maria Aparecida Margarido, gestora de responsabilidade social e qualidade de vida da Sabesp.

De acordo com o guia da Fiemg, a imagem e a reputação das empresas está muito ligada ao nível de confiança pública que ela desperta Diante da crescente pressão dos consumidores em relação a uma postura mais ética, corporações que não cultivam valores socioambientais correm o risco de perder mercado. Além disso, exigências de natureza ética cada vez mais específicas nos índices de bolsas de valores, importantes para os investidores, têm levado as companhias a cuidar, com mais atenção, de aspectos como transparência, governança corporativa e responsabilidade socioambiental.

“A partir da necessidade de responder questionários como o Dow Jones Sustainability foi necessário mostrar nossa postura em relação à ética com evidências. Não era mais possível apenas dizer que tínhamos um regulamento. Por isso criamos um questionário de auto-avaliação para medir o conhecimento dos funcionários sobre o código”, disse Roberto Sobral Hollander, diretor de gestão de riscos e compliance do Bradesco. Auditar o quanto os colaboradores conhecem e praticam o código de ética é uma ação cada dia mais comum em empresas de todo mundo. E sua realização tem sido recomendada, por exemplo, nas que adotam a Lei Sarbanes-Oxley, criada em 2002, para reduzir o risco de fraudes entre as companhias que negociam na Bolsa de Valores de Nova Yorque.

Para alcançar o reconhecimento baseado na ética e na confiança, os valores de um código devem permear a cultura organizacional, orientando todo o processo de tomada de decisão, independentemente do nível hierárquico. Na CPFL Energia, existe desde 2000 o Programa de Reflexão sobre Ética, Disseminação e Inculturação do Código de Ética e Conduta Empresarial. “O programa busca o alinhamento de uma cultura ética que seja capaz de orientar e pautar as decisões dos colaboradores, assim como de toda a rede de relacionamento com os públicos estratégicos”, afirma Roseli Cordeiro, coordenadora da área de sustentabilidade e responsabilidade corporativa da CPFL.

Segundo o Guia Formulação e Implantação de Código de Ética em Empresas – Reflexões e Sugestões, do Instituto Ethos, os valores presentes na cultura empresarial reforçam atitudes que se pretende estimular ou erradicar. Para tanto, ressalta o guia, é recomendável que um CE exprima sempre as ideias de forma clara e simples.

Antes mesmo de resultar no documento final, o próprio processo de elaboração do código de ética de uma empresa já cria um grande movimento interno, integrando os públicos de interesse em uma dinâmica que exige reflexão e cooperação. “Na prática, ele serve para que, ao tomar uma decisão no seu dia-a-dia, cada colaborador reflita se está ou não sendo ético. Isso vale para um eletricista, um comprador ou integrante da diretoria. O objetivo é fazer com que a ética seja gerida como um processo interno como qualquer outro processo existente na empresa”, avalia Roseli, da CPFL.

Ideias em prática
Atualmente, a maioria das corporações está ciente de que, além de oferecer produtos e serviços de qualidade, contribuir para o desenvolvimento sustentável é fundamental para garantir seu espaço no mercado, hoje e no futuro. Em muitos casos, no entanto, persiste ainda uma lacuna entre o que a companhia se propõe a fazer e o que oferece de fato ao consumidor e à sociedade. Esse tipo de postura pressupõe riscos na medida em que os consumidores se mostram cada vez mais conscientes e dispostos a boicotar empresas com um comportamento destoante do conceito de sustentabilidade.

Nos últimos anos, a ética passou a ser um fator fundamental de competitividade - e é só pela prática cotidiana que ela pode ser incorporada nas relações com funcionários, parceiros de negócios e consumidores. Há um consenso entre especialistas de que nenhum código de ética se torna um forte balizador de condutas se os pontos de vista dos públicos de interesse não são devidamente ouvidos e avaliados. No caso da Suzano, esse diálogo foi fundamental para a concepção de um código eficiente. “Na elaboração do nosso código analisamos todos os negócios, as partes interessadas e a relação que temos com cada uma para que todas as formas de contato fossem abordadas no documento”, destaca Carlos Alberto Griner, diretor executivo de RH da Suzano Papel e Celulose.

Segundo o guia do Ethos, o código de ética deve estabelecer condutas de responsabilidade social também em relação à cadeia produtiva. No Bradesco –reforçou Hollander -- em todo contrato com prestadores de serviços existe uma cláusula específica para o CE. “Se a empresa tem um código bem divulgado, incluímos outro tipo de cláusula, respeitando as diretrizes dela. Se não tem, ela se compromete a respeitar os nossos princípios e fazer com que os seus funcionários e prepostos também o façam”, avalia o diretor de gestão de riscos do Bradesco.

Ainda de acordo com o guia do Ethos, sem um processo de autoconhecimento e de percepção das expectativas de todos os envolvidos, corre-se o risco de elaborar uma ferramenta frágil ou inoperante. Para definir seu padrão ético, sua forma de ser e de atuar no mercado, cada empresa precisa saber o que deseja fazer e o que espera, além de investir na disseminação de seus compromissos.

No caso da Petrobras, por exemplo, funcionários são treinados para levar o CE a todos os setores da empresa. “A capacitação de multiplicadores de Código de Ética, um treinamento para aprofundar o conhecimento do seu conteúdo, oferece subsídios para que eles atuem na disseminação do CE”, ressalta Ana Paula Grether, coordenadora de balanço social da Petrobras.

Porém, a implementação de um código de ética apresenta tanto oportunidades quanto riscos que devem ser geridos. O estímulo ao debate no ambiente de trabalho sobre os valores que se deseja seguir possibilita um conhecimento amplo a respeito das expectativas de todos os públicos de interesse da empresa. Mas, feita de forma equivocada, a implantação de um código de ética pode transformá-lo mais em um instrumento de controle e punição do que em uma ferramenta para o desenvolvimento coletivo da empresa.

Estruturas de apoio
De acordo com o guia da Fiemg, o código de ética pressupõe a adesão voluntária dos colaboradores. Por isso, a atuação com base em princípios exige autodisciplina pessoal e organizacional.

Na Suzano, há uma estrutura de comitês para promover e monitorar o comportamento ético entre os colaboradores, além de propor atualizações e alterações no código. “É prevista uma atualização do documento a cada dois anos ou sempre que se fizer necessário”, destaca Griner. Segundo o Guia da Fiemg, as empresas interessadas em implementar um código de ética eficiente, que atenda a todos os públicos de interesse, devem seguir alguns passos básicos. Em primeiro lugar, a elaboração desse documento precisa partir de uma decisão amadurecida e criteriosa dos acionistas e líderes empresariais.

A redação, delegada a um grupo de pessoas dos diversos setores da organização, passa pela avaliação dos diretores da empresa, etapa na qual é aperfeiçoada. As observações e questionamentos detectados nessa fase são remetidos à Comissão de Redação, que avalia se as sugestões devem entrar ou não na versão final. Em cada uma das etapas, a participação de todos os públicos relacionados à empresa é de extrema importância para que se chegue a um documento bem elaborado e eficiente.

Na Petrobras, as diferentes partes interessadas puderam participar da elaboração do código utilizando a internet. “Por meio desse canal de comunicação as pessoas tiveram a oportunidade de acompanhar o andamento e enviar sugestões de conteúdo e formato. Uma consultoria externa atuou na realização dos seminários e na formação dos multiplicadores do CE”. relata Ana Paula,.

Impressa a versão definitiva, inicia-se o processo de divulgação e internalização dos preceitos estabelecidos no código de ética por todos os públicos de interesse. Como estratégia de educação de funcionários, a Petrobras realizou, por exemplo, uma mesa redonda na sede da empresa, transmitida pela TV corporativa para todas as unidades, com possibilidade de interação. Mas são também comuns ações educativas baseadas em e-learning e campanhas de comunicação com o suporte da intranet.

Após a publicação do código, recomenda-se um acompanhamento e revisão periódicos, para avaliar o quanto os conteúdos do documento estão sendo assimilados e praticados no dia-a-dia da corporação e de seus públicos relacionados. “Mensalmente, as denúncias relativas às questões de ética são analisadas pelo sub-comitê de gestão de conduta que delibera sobre sanções cabíveis nos casos de transgressão dos princípios vinculados ao código”, destaca Griner, da Suzano.

Na Sabesp, as denúncias são levadas para um comitê específico e quando há uma incidência mais grave, formula-se um plano de ação para o foco da denúncia. Além disso, o CE é revisado periodicamente. “A cada dois anos avaliamos o código para ver se ainda está tratando da realidade presente da Sabesp”, conclui Maria Aparecida.

O que caracteriza um bom código de ética:
1º bom nível de participação dos stakeholders na elaboração do código e na sua disseminação
2º amplitude temática
3º bom lançamento do código em ritual que deve ter forte simbologia e marcar o compromisso de cada funcionário com os princípios nele contidos.
4ºeducação dos funcionários por meio de instrumentos como seminários, DVDs, Tv corporativa, e-learning e campanhas na intranet.
5º gestão do código, governança clara de conhecimento de todos e um sistema eficiente para receber e encaminhar denúncias
6º atualização permanente


Fonte: Revista Ideia Socioambiental

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç