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Presidente da TAM bloga para funcionários

De acordo com Fábio Cipriani, autor do livro ‘Blog corporativo’ (Editora Novatec, 2008), o blog de presidente de empresa deve ter, no mínimo, algumas qualidades: ser transparente, sincero, informal, ter um rosto, passar a ideia de que é pessoal, ser responsivo e, mais importante de tudo, ser escrito pelo próprio presidente! Esse desafio está sendo enfrentado pelo comandante David Barioni, presidente da TAM, desde 22 de abril, quando postou sua primeira mensagem aos 24 mil funcionários da empresa aérea.

Engatinhando na blogosfera, o diário, inicialmente, é um espaço para divulgar a agenda de compromissos e compartilhar o cotidiano do presidente na intranet. “Mesmo não sendo blogueiro, ele se interessou em saber como funciona a ferramenta e, por isso, pretende aprender, com cada empregado, como esse canal pode estreitar relações entre presidente e funcionários”, explica Marcelo Mendonça, diretor de Assuntos Corporativos da TAM.

Atualizado em média três vezes por semana, o blog se alimentará de assuntos de interesse da empresa, como a estrutura organizacional, e perguntas que os funcionários fizerem por meio dos comentários. Em sete dias, foram mais de 350 comentários enviados sobre os mais variados assuntos. “Há aqueles que pedem que Barioni visite seus departamentos, outros brincam com a performance do time do comandante (o São Paulo), há aqueles que enviam questões sobre o dia a dia da companhia”, conta Marcelo. “Enfim, o canal está se mostrando um verdadeiro mosaico do pensamento dos funcionários com relação à companhia e seu presidente”.

A expectativa de Marcelo é que o blog continue assim: direto e transparente. “No começo, algumas pessoas podem se sentir inibidas, mas esperamos que fiquem à vontade para se manifestar livremente sobre suas opiniões e preocupações, pois faz parte das regras do canal essa transparência. Até o momento, tudo indica que esse desejo será alcançado”.

Blogs de CEOs
Jonathan Schwartz, presidente da Sun Microsystems, foi um dos primeiros executivos a criar um diário na internet. Ele posta mensagens no Jonathan’s blog desde 2004. A Sun encoraja seus empregados a manterem blogs sobre qualquer assunto e até desenvolveu uma página para destacar as postagens mais recentes.

Por aqui, o presidente da GM do Brasil, Ray Young, mantém o Blog do Ray para se comunicar de maneira mais rápida e eficaz com os funcionários da montadora. Ele atualiza a página com postagens duas vezes por semana.

O diretor de Publicidade e Marketing de Relacionamento da Fiat, João Batista Ciaco, se aventura pela blogosfera por meio do Blog do Ciaco. Aberto ao público, o conteúdo do diário não se limita a assuntos da empresa.

O pioneirismo no Brasil é atribuído ao blog do presidente do banco HSBC para América Latina, Emilson Alonso. Benchmark, o diário está no ar desde 2006 e dispõe de categorias como 'Clientes', 'Concorrência', 'Indústria', 'Gestão', 'Qualidade de vida' e 'Emilson', o espaço mais pessoal.


Fonte: Por Christina Lima, in www.nosdacomunicacao.com
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