Pular para o conteúdo principal

Presidente da TAM bloga para funcionários

De acordo com Fábio Cipriani, autor do livro ‘Blog corporativo’ (Editora Novatec, 2008), o blog de presidente de empresa deve ter, no mínimo, algumas qualidades: ser transparente, sincero, informal, ter um rosto, passar a ideia de que é pessoal, ser responsivo e, mais importante de tudo, ser escrito pelo próprio presidente! Esse desafio está sendo enfrentado pelo comandante David Barioni, presidente da TAM, desde 22 de abril, quando postou sua primeira mensagem aos 24 mil funcionários da empresa aérea.

Engatinhando na blogosfera, o diário, inicialmente, é um espaço para divulgar a agenda de compromissos e compartilhar o cotidiano do presidente na intranet. “Mesmo não sendo blogueiro, ele se interessou em saber como funciona a ferramenta e, por isso, pretende aprender, com cada empregado, como esse canal pode estreitar relações entre presidente e funcionários”, explica Marcelo Mendonça, diretor de Assuntos Corporativos da TAM.

Atualizado em média três vezes por semana, o blog se alimentará de assuntos de interesse da empresa, como a estrutura organizacional, e perguntas que os funcionários fizerem por meio dos comentários. Em sete dias, foram mais de 350 comentários enviados sobre os mais variados assuntos. “Há aqueles que pedem que Barioni visite seus departamentos, outros brincam com a performance do time do comandante (o São Paulo), há aqueles que enviam questões sobre o dia a dia da companhia”, conta Marcelo. “Enfim, o canal está se mostrando um verdadeiro mosaico do pensamento dos funcionários com relação à companhia e seu presidente”.

A expectativa de Marcelo é que o blog continue assim: direto e transparente. “No começo, algumas pessoas podem se sentir inibidas, mas esperamos que fiquem à vontade para se manifestar livremente sobre suas opiniões e preocupações, pois faz parte das regras do canal essa transparência. Até o momento, tudo indica que esse desejo será alcançado”.

Blogs de CEOs
Jonathan Schwartz, presidente da Sun Microsystems, foi um dos primeiros executivos a criar um diário na internet. Ele posta mensagens no Jonathan’s blog desde 2004. A Sun encoraja seus empregados a manterem blogs sobre qualquer assunto e até desenvolveu uma página para destacar as postagens mais recentes.

Por aqui, o presidente da GM do Brasil, Ray Young, mantém o Blog do Ray para se comunicar de maneira mais rápida e eficaz com os funcionários da montadora. Ele atualiza a página com postagens duas vezes por semana.

O diretor de Publicidade e Marketing de Relacionamento da Fiat, João Batista Ciaco, se aventura pela blogosfera por meio do Blog do Ciaco. Aberto ao público, o conteúdo do diário não se limita a assuntos da empresa.

O pioneirismo no Brasil é atribuído ao blog do presidente do banco HSBC para América Latina, Emilson Alonso. Benchmark, o diário está no ar desde 2006 e dispõe de categorias como 'Clientes', 'Concorrência', 'Indústria', 'Gestão', 'Qualidade de vida' e 'Emilson', o espaço mais pessoal.


Fonte: Por Christina Lima, in www.nosdacomunicacao.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç