Pular para o conteúdo principal

Danone renova marcas infantis para gerar vendas

Quando se pensa em marcas de alimentos infantis, uma das primeiras que vêm à cabeça de muitos brasileiros é Danoninho. Lançada no Brasil apenas três anos após a chegada do Grupo Danone no Brasil, o petit suisse se tornou um dos ícones do portfólio da companhia e sinônimo de categoria.

Apesar das primeiras embalagens ainda não possuírem um design infantil para atrair os pequenos, o produto foi um sucesso entre as crianças e seus pais, através de um posicionamento que era traduzido no slogan “Danoninho vale por um bifinho”. Depois de contestada por nutricionistas e pelo CONAR (já que a frase era mencionada no comercial de televisão), a empresa deixou de usar o slogan (uma situação semelhante anos depois em países europeus como Áustria e Alemanha).

Hoje, junto com Danito, outra marca infantil do grupo, Danoninho responde por 20% do faturamento total da companhia, e gerou diversas cópias por parte de concorrentes no mercado, que tornou o tradicional pote vermelho uma característica comum da categoria. Até mesmo o nome em diminutivo foi adotado pela concorrência, como no Chambinho, da Nestlé, ou Batavinho, da Batavo, que se assemelham também na identidade visual de seus logotipos.

Pesquisa com crianças para reforçar valores nutritivos
Apesar da contestação inicial quanto aos valores nutritivos do Danoninho, a Danone afirma sempre realizar pesquisas com o objetivo de adaptar os benefícios de seus produtos para as necessidades do consumidor. “A empresa dedica uma importância especial no desenvolvimento da sua linha infantil. Um exemplo da preocupação com esse público foi o lançamento do inédito Estudo Multicêntrico Nutri-Brasil”, explica Rodrigo Chaimovich, Gerente de Marketing da Danone.

A pesquisa foi elaborada pela Danone Research, instituto de pesquisa internacional ligado à multinacional francesa Danone, em parceria com pediatras e nutrólogos de universidades do Brasil. Foram estudadas 3.111 crianças na fase pré-escolar (2 a 6 anos), em escolas e creches das redes públicas e privadas de nove Estados brasileiros (Amazonas, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul). Com base nos resultados, o Danoninho adaptou sua fórmula para atender melhor a fase de crescimento das crianças.

O portfólio da marca também aumentou nos últimos anos com a preocupação de atender em outros momentos da alimentação diária. Um dos maiores sucessos é o Danoninho Ice, produto sazonal lançado todo verão, tratando-se de uma versão congelada do petit suisse. Pensando também no consumo daquelas crianças que passaram dos seis anos mas ainda desejam consumir Danoninho, a marca lançou o “Potão”, embalagem de 100g do produto (a tradicional possui 45g). Há ainda diversos sabores e uma versão em garrafa, própria para beber.

Danito aumentou vendas com “paredão amarelo”
As crianças que já passaram da idade do público-alvo de Danoninho (de 2 a 6 anos), também têm em Danito como outra opção no portfólio da Danone. A linha, formada por produtos lácteos voltados a crianças de 7 a 12 anos, foi alterada no início do ano, com a inclusão de produtos de outra marca infantil, a Danone Kids, que foi descontinuada. “Percebemos que duas marcas atingiam o mesmo target – crianças e pré-adolescentes (de 7 a 12 anos), e por isso optamos por integrar a polpa Kids – bandeja de seis potes - na linha Danito”, explica o gerente de Marketing.

Com reformulação na embalagem, que ganhou destaque na cor amarela e a inclusão do mascote Leão Mágico Leone, o objetivo foi destacar a linha nas gôndolas, gerando o que a própria companhia chama de “paredão amarelo”, tática que passou a ser recomendada a supermercadistas para gerar vendas. É a mesma estratégia adotada com as linhas Activia (“paredão verde”) e Corpus (“paredão roxo”).

“Houve uma melhora na execução da marca no ponto-de-venda com o ‘Paredão Amarelo’ de Danito e a linha completa já apresenta crescimento. No acumulado de 2009, a marca atingiu crescimento de mais de 5% em relação a 2008 (mesmo período)”, ressalta Chaimovich. No ano passado, a marca já havia apresentado um crescimento de 20% nas vendas em relação à 2007.

Danone patrocina campeonato de futebol infanto-juvenil
Para reforçar o posicionamento saudável e atrair a atenção de crianças, a Danone também realiza no Brasil a Copa das Nações Danone simultaneamente em 40 países – por esse motivo, não são utilizadas as marcas infantis da unidade brasileira na comunicação do evento. O campeonato, reconhecido pela FIFA, é realizado há dez anos em todo o mundo e reúne times de crianças de 10 a 12 anos representando seus países como uma verdadeira Copa do Mundo de Futebol infantil.

Desde 2002, a Danone seleciona um time brasileiro, através de eliminatórias, que esse ano acontecerão em sete cidades. A equipe vencedora de cada um dos 40 países é levada para a Danone Nations Cup. Nesta edição, as finais do campeonato mundial estão agendadas para outubro de 2009, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo.

Todas essas estratégias são parte do trabalho da Danone para se comunicar também com os adultos através de benefícios e valores nutricionais de Danoninho e Danito para os seus filhos. Ao mesmo tempo, a marca busca agradar às crianças com embalagens atrativas e próprias para consumo individual dos pequenos, além de contar com mascotes que permeiam todos os pontos de contato.

Há ainda a preocupação de alinhar à marca a atividades que juntem recreação e educação, como os jogos disponíveis no hotsite de Danoninho e também como brinde na compra do produto em promoções ocasionais, com o objetivo de atrair a atenção de crianças e seus responsáveis. “Esse é um diferencial das marcas da Danone, ao aliar nutrição (valorizada pelas mães) e diversão (importante para as crianças)”, completa Rodrigo Chaimovich.


Fonte: Por Guilherme Neto, in www.mundodomarketing.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç