As
diferenças comportamentais entre o Papa Francisco e seu antecessor, o Papa
Emérito Bento XVI, estão ocasionando em um novo posicionamento institucional da
figura do chefe da Igreja Católica. Sempre envoltos a luxos, mordomias e
privilégios, os líderes até o atual pontífice sempre viveram distantes da
realidade mundana, no entanto, desde o início do atual pontificado, a sociedade
vem acompanhando grandes transformações.
O
papado comandado pelo argentino Mário Bergoglio está mais alinhado aos passos
pregados por Jesus, e sobretudo, a atual conjuntura econômica que tem impactado
os quatro cantos do mundo. Essas transformações foram analisadas pela Interbrand e
mostram como o rebranding Papal pode ser um exemplo para muitas empresas.
A identidade
visual adotada pelo atual Papa é uma das principais mudanças. Diferente de seus
antecessores que usavam estolas vermelhas, adornos dourados e acessórios de
metais preciosos, Francisco é adepto da simplicidade, assim como o santo que
homenageia. Como membro da ordem dos Jesuítas, o Santo Padre faz do voto de
pobreza seu verdadeiro estilo de vida e adotou peças singelas em seu dia a dia,
como roupas brancas e trono de madeira no lugar do dourado.
Além das
mudanças visuais, as atitudes do atual sucessor de Pedro também reforçam o novo
momento vivido no Vaticano e que pode inspirar as empresas. Papa Francisco faz
questão de carregar os próprios pertences, quebra o protocolo de segurança para
cumprimentar as pessoas, inclusive membros da guarda suíça, para comprar os
próprios óculos e ainda sai durante a noite para se encontrar com mendigos.
Fonte: Por Roberta Moraes, in Mundo do Marketing, disponível em http://boo-box.link/22RQ5
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