Pular para o conteúdo principal

O jeito AmBev de gestão

Ao assumir o controle da cervejaria canadense Labatt depois da formação da InBev, a brasileira AmBev encontrou no Canadá uma fábrica muito abaixo de seus padrões. Mas isso já era de se esperar. Quando se associou à Interbrew, numa operação que resultou na formação da InBev atual, a AmBev assumiu um sério compromisso: transferir à nova empresa o seu jeito de fazer as coisas. Naquela época, a AmBev já era conhecida por ser a cervejaria mais eficiente do mundo. Os resultados não demoraram a aparecer. Hoje, quatro anos depois, a InBev é o maior grupo cervejeiro mundial e estendeu suas operações a quatro continentes, inclusive a China. Na presidência mundial está o brasileiro Carlos Brito, um jovem executivo formado na escola da AmBev que levou para a Bélgica uma equipe de outros brasileiros para assisti-lo. Neste exato momento, há brasileiros trabalhando na China, transferindo para lá a filosofia da AmBev.

Ao observador externo, a AmBev aparece como um gigante implacável, que só se contenta com os primeiros lugares. Mas poucos procuraram analisar o que torna a AmBev tão temida e invejada. Quando a empresa surgiu, em 2000, o Brasil atravessava um período de crise cambial sem precedentes. As empresas brasileiras haviam se tornado presas fáceis para os investidores estrangeiros. Naquele cenário, a AmBev tinha dois objetivos básicos: assumir o controle do mercado brasileiro, antes que algum estrangeiro o fizesse, e partir decisivamente para a expansão no exterior, como condição de sobrevivência. Hoje, apenas sete anos depois, a AmBev controla cerca de 70% do mercado nacional de cervejas e possui posições de liderança em toda a América Latina e no Canadá. Seu patrimônio líquido cresceu 14 vezes nesse período. Essa trajetória extraordinária é uma das experiências de gestão empresarial mais fascinantes jamais tentadas no Brasil. Os analistas que procuraram explicar as razões desse sucesso dizem que a AmBev é arrojada, inovadora, agressiva e obstinada. Na verdade ela é tudo isso, mas o verdadeiro segredo é sua capacidade de sonhar grande e de transformar rapidamente esses sonhos em realidade. Resta, no entanto, a pergunta: como ela consegue transformar sonhos em realidade tão depressa? O que há de diferente no estilo de gestão da AmBev? Procurando a resposta para estas perguntas, analisamos os relatos do dia-a-dia na empresa e os cruzamos com o enunciado de missão, crenças, valores e competências da AmBev. Eis as diferenças que fazem a diferença:

- Inovações e mudanças: "Sonhamos grande porque cremos que a AmBev será do tamanho dos nossos sonhos. Buscamos inovações continuamente e nos esforçamos para aplicá-las com sentido de urgência".

- Gente faz a diferença: "Procuramos sempre recrutar gente melhor do que nós. Preferimos ser empurrados a ter de empurrar. Queremos fazer da AmBev uma meritocracia, onde todos podem crescer segundo seu talento e os resultados que conseguem, sem restrições ou favorecimento. Investimos no desenvolvimento das pessoas e valorizamos o sucesso".

- Estímulo à criatividade: "Estimulamos e premiamos as soluções encontradas por nossos colaboradores. Encaramos os erros cometidos como parte do processo de aprendizagem. Cultivamos o respeito e a confiança mútuos, essenciais ao trabalho em equipe".

- Foco nos resultados: "Temos uma constante insatisfação com os resultados já alcançados. Insistir em novas metas ajuda-nos a nos concentrar no que é essencial. Trabalhamos duro e com entusiasmo, usando sempre o tanque reserva".

- Donos do negócio: "Queremos que nossos executivos pensem como donos, para serem reconhecidos como tal. Se a empresa vai bem, todos que contribuíram para isso são premiados. Se vai mal, todos sofrem".

- Eficiência em custos: "Gestão de custos é uma verdadeira obsessão para nós. Todas as nossas unidades adotam o Orçamento Base Zero (OBZ), que estimula o comprometimento com o controle de despesas e custos".

- Tolerância zero: "Somos uma empresa diferente das outras, com cultura própria. Para defender e preservar esta cultura, adotamos tolerância zero. É melhor ficar vermelho uma vez a amarelar para sempre".

- Liderança pelo exemplo pessoal: "Queremos vencer respeitando a ética. Acreditamos no velho ditado romano: 'as palavras convencem, mas o exemplo arrasta'. Somos éticos. Queremos resultados, sim, mas queremos vencer respeitando as regras. Malandragens e espertezas corroem a empresa. Não toleramos nada do gênero. Jamais sacrificaremos nossas marcas, a qualidade de nossos produtos, nossa cultura ou nossa imagem institucional em troca de resultados".

Finalmente: "Cultivamos a solidariedade, o companheirismo e a lealdade. Gastamos sola de sapato e gostamos de pôr a mão na graxa. Preferimos falar com todos e ver tudo pessoalmente, em vez de ler relatórios".

Na língua portuguesa, a palavra manipulação tem um sentido de intriga, segredo e conspiração. Nas novelas, por exemplo, há quase sempre um espírito maligno que manipula as pessoas ao redor, jogando umas contra as outras, para atingir seus desígnios. Infelizmente, muitas empresas consideram a manipulação como coisa natural e até necessária. Mas não é essa a opinião da AmBev, que optou pela transparência em sua forma de administrar, transformando-a em um dos elementos-chave de sua cultura. No caso da Ambev, a transparência é completada pela tolerância zero. Em outras palavras: as cartas estão na mesa, à vista de todos. Mas quem não aceita as regras do jogo é excluído sumariamente, sem ter uma segunda chance.


Fonte: Por Francisco Gracioso, in epocanegocios.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç