Uma das principais funções da comunicação é aproximar pessoas, facilitar seu contato e trazer informações, mas ainda assim existem organizações que não perceberam o quanto podem se aproximar de seus clientes ao permitir que suas campanhas tenham realmente a funcionalidade que o mercado global exige atualmente.
Sempre que uma comunicação existe é porque pelos menos duas pessoas estão envolvidas, logicamente muitas empresas podem aproveitar os diferentes momentos em que o cliente utiliza seus canais para se comunicar e aprender um pouco mais, ou simplesmente ignorar o que informado.
Mas além de permitir o relacionamento entre as pessoas, com outras pessoas ou empresas, é provável que a comunicação seja fundamental no ambiente interno da empresa, independente da sua forma utilizada, sem esquecer que quando duas pessoas estão frente à frente tudo flui melhor.
Só que a linguagem utilizada pelas empresas nem sempre é a mesma do dia-a-dia dos consumidores, ou então os consumidores enxergam a empresa como atrasada quanto às terminologias usadas, mesmo assim sempre há espaço para todo o tipo de comunicação entre empresas, colaboradores e clientes.
Isto leva a observar com mais calma as diferentes interpretações de um mesmo texto, uma propaganda, uma imagem, um filme etc., e é neste ponto que as oportunidades se apresentam de maneira evidente, mas que não são aproveitadas, porque existem empresas que não ouvem seus clientes.
Então as dúvidas quanto ao que o cliente deseja tornam-se as oportunidades que muitos deixam passar, porque os dados coletados no contato existente entre o cliente e a empresa são muito importantes, assim como todas as informações que circulam diariamente pela organização.
Ainda assim existem empresas que deixam de humanizar a comunicação, não perguntam aos clientes o que pode ser feito para melhorar a interação, que tipo de mensagem agrada, qual é o local mais apropriado para inserir uma propaganda etc.
A tecnologia pode ser utilizada em inúmeras formas de comunicação, só que a empresa deve saber exatamente se o cliente tem preferência por um determinado meio, e é por isso que é sempre interessante manter contato com os consumidores, para que as informações sempre ganhem mais detalhes e tragam a oportunidade de oferecer o melhor e mais adequado ao consumidor.
Diante disto entra em questão a satisfação do consumidor, e cada grupo de clientes pode ter uma percepção diferenciada do que é ideal, daquilo que chama a atenção ou do que não é interessante no momento.
Uma das melhores maneiras de estabelecer comunicação é sempre tentar entender melhor o outro lado; talvez muitas empresas ainda não tenham percebido que a linguagem utilizada deve estar no mesmo nível de seus clientes, no lugar onde os clientes a encontrarão e que poderão dar um retorno quando desejarem.
Comunicar não é erguer barreiras em suas mais diferentes formas, seja da linguagem, da tecnologia, da ética etc., é poder compartilhar com outra pessoa um momento humano e que trará percepções diferenciadas, que permitirão à empresa melhorar em sua próxima ação.
Fonte: Por Rafael Mauricio Menshhein, in rmmmarketing.wordpress.com
Sempre que uma comunicação existe é porque pelos menos duas pessoas estão envolvidas, logicamente muitas empresas podem aproveitar os diferentes momentos em que o cliente utiliza seus canais para se comunicar e aprender um pouco mais, ou simplesmente ignorar o que informado.
Mas além de permitir o relacionamento entre as pessoas, com outras pessoas ou empresas, é provável que a comunicação seja fundamental no ambiente interno da empresa, independente da sua forma utilizada, sem esquecer que quando duas pessoas estão frente à frente tudo flui melhor.
Só que a linguagem utilizada pelas empresas nem sempre é a mesma do dia-a-dia dos consumidores, ou então os consumidores enxergam a empresa como atrasada quanto às terminologias usadas, mesmo assim sempre há espaço para todo o tipo de comunicação entre empresas, colaboradores e clientes.
Isto leva a observar com mais calma as diferentes interpretações de um mesmo texto, uma propaganda, uma imagem, um filme etc., e é neste ponto que as oportunidades se apresentam de maneira evidente, mas que não são aproveitadas, porque existem empresas que não ouvem seus clientes.
Então as dúvidas quanto ao que o cliente deseja tornam-se as oportunidades que muitos deixam passar, porque os dados coletados no contato existente entre o cliente e a empresa são muito importantes, assim como todas as informações que circulam diariamente pela organização.
Ainda assim existem empresas que deixam de humanizar a comunicação, não perguntam aos clientes o que pode ser feito para melhorar a interação, que tipo de mensagem agrada, qual é o local mais apropriado para inserir uma propaganda etc.
A tecnologia pode ser utilizada em inúmeras formas de comunicação, só que a empresa deve saber exatamente se o cliente tem preferência por um determinado meio, e é por isso que é sempre interessante manter contato com os consumidores, para que as informações sempre ganhem mais detalhes e tragam a oportunidade de oferecer o melhor e mais adequado ao consumidor.
Diante disto entra em questão a satisfação do consumidor, e cada grupo de clientes pode ter uma percepção diferenciada do que é ideal, daquilo que chama a atenção ou do que não é interessante no momento.
Uma das melhores maneiras de estabelecer comunicação é sempre tentar entender melhor o outro lado; talvez muitas empresas ainda não tenham percebido que a linguagem utilizada deve estar no mesmo nível de seus clientes, no lugar onde os clientes a encontrarão e que poderão dar um retorno quando desejarem.
Comunicar não é erguer barreiras em suas mais diferentes formas, seja da linguagem, da tecnologia, da ética etc., é poder compartilhar com outra pessoa um momento humano e que trará percepções diferenciadas, que permitirão à empresa melhorar em sua próxima ação.
Fonte: Por Rafael Mauricio Menshhein, in rmmmarketing.wordpress.com
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