Pular para o conteúdo principal

Consumidor faz vodca diversificar marketing

Depois de duas décadas, a vodca Absolut inova em sua estratégia de comunicação. A partir de agora, o trabalho de mídia para a marca não privilegiará apenas os meios tradicionais, mas também enfatizará os canais interativos. O que ocorre com Absolut ilustra um pouco de como o setor de vodcas encaminha a sua comunicação, alvo de restrições legais por ser bebida alcoólica.

Para aquelas marcas que chegam ao mercado, como a Skyy, o ponto-de-venda ainda é o principal foco. Para os que já se consolidaram, a diversificação das estratégias é o que conta. Em comum, todas as marcas de vodca tentam passam a mensagem de que são "únicas" para os seus consumidores. E o motivo para isso pode ser o fato de o setor, de acordo com dados da Nielsen, ter registrado queda, em volume de vendas, de 5% em 2008, em relação ao anterior.

A nova campanha da Absolut entrou no ar em janeiro na TV e, em fevereiro, na web. A empresa programa, para mais adiante, outras ações, incluindo o chamado "marketing de guerrilha". O comercial "Moon" - criado pela TBWAChiatDay - explora o que é um "mundo Absolut" para os consumidores da marca e também a criatividade. "A mudança se dá porque hoje o consumo é diferente de 25 anos atrás", explica o vice-presidente de marketing da Absolut, Mathias Apply. O diretor de marketing da Pernord Ricard - grupo que detém a marca Absolut desde o último segundo trimestre do ano passado -, Douglas Tsukimoto, explica que o cenário de mídia mudou muito nos últimos anos e a marca já vinha se alinhando ao on-line. Agora, no entanto, quer mais: deseja interação. "O consumidor pode opinar, dar a sua visão do que é um mundo Absolut", conclui.

A mudança - que só chega ao Brasil agora - começou há dois anos, primeiro pelos Estados Unidos e, em 2008, outros países, com resultados considerados satisfatórios para a marca. Apply cita dois exemplos: a Absolut Lomo - competição de fotos - e a Absolut Machine - em que dois times de engenheiros e designers criaram uma máquina que recebia demandas de consumidores, traduzindo-as em música.

No Brasil, a Absolut está escolhendo "visionários" (artistas e "pessoas descoladas") que darão um toque regional ao o que é ser um mundo Absolut. A proposta da Pernord Ricard é que as ações, propostas por esses "visionários", esteja no ar - na web - até o meio deste ano.

Na Smirnof a prioridade é pelo consumo responsável. É neste quesito que está a mudança na comunicação da marca neste ano. Sai a campanha "Uggo não" e entra a "Exagerou perdeu". O investimos nesta plataforma se dá não só pelo ponto de vista do politicamente correto, mas também para se posicionar com o tema", afirma Eduardo Bendzius, diretor de marketing da Diageo - dona da marca Smirnoff.

A nova campanha começou no último Carnaval, em camarotes em Salvador. A expectativa da empresa é que, neste primeiro semestre, 30% dos investimentos em comunicação da marca trarão mensagens de consumo inteligente .Segundo ele, a nova campanha está alinhada com a "assinatura da marca": puras possibilidades. "Só curte isso se tiver um consumo legal. Não curte se passar mal, passar do ponto", afirma Bendzius.

Ele explica que outra estratégia da vodca, adotada desde 2000, é a de extensão da marca, quando foi criada uma "agenda de inovação" - criação de sabores.

No ponto de venda - sobretudo naqueles em que há o consumo direto, como bares e restaurante - a empresa tenta traduzir o clima de "puras possibilidades". Outro meio de comunicação da marca é a área digital que, segundo Bendzius, evita a dispersão. Por isso, a Smirnoff criou uma parceria com o Yahoo e fornece serviços ao seu consumidor, como ensinar a fazer churrasco e caipirosca. "O consumidor não vai em site de marca. Você tem de ir atrás dele e ser relevante onde ele está". Também no mundo digital a marca utiliza os buscadores para aparecer quando o consumidor procurar por churrasco ou caipirinha, por exemplo. Nesta área, uma nova fronteira a ser explorada - que no exterior a marca já usa - é a internet pelo celular, por meio de um site wap que, segundo o gerente de marketing, ofereça um "serviço e experiência de marca".

Nova no mercado, a Skyy - do grupo Campari - aposta, inicialmente, no ponto de venda. "No mundo da vodka, a comunicação se aproxima de estilos de vida: música, cinema, moda, pois ‘vendemos’ glamour", afirma Heitor Cavalheiro, diretor de marketing da Campari. No caso da Skyy, a marca está alinhada a um estilo contemporâneo, atualizado e, por isso, associado à música eletrônica. O trabalho começou por São Paulo e, durante o Carnaval, Recife e Salvador. Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre serão as próximas capitais abordadas pela marca. "Nos primeiros meses buscamos bares e restaurantes para gerar o boca-a-boca e boa aceitação da marca". Estão programados ainda a participação da marca em eventos de música eletrônica e o investimento em mídia de massa


Fonte: Por Neila Baldi, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 10

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç