Pular para o conteúdo principal

A Surdez das Empresas: como ouvir a sociedade e evitar crises

Nesta entrevista, Francisco Viana, conta como e porque foi escrito o livro “A Surdez das Empresas: como ouvir a sociedade e evitar crises”, que reúne o case inédito da recuperação da Bombril, por seu ex-presidente José Bacellar, e artigos de Leonardo Mancini e Mateus Furlanetto.


Em que contexto o livro, foi escrito?
A idéia é chamar a atenção para os novos paradigmas dos tempos modernos. No passado, as empresas funcionavam como corpos isolados da sociedade. Havia pouca concorrência. O cidadão era pouco informado. Se voltarmos no tempo e observarmos a transição da economia feudal para a pré-capitalista, iremos constatar que o indivíduo passa existir e, com ele, os primeiros movimentos em defesa da coerência entre palavra e ação, as primeiras reivindicações legais, o direito como valor republicano. Hoje, tudo isso foi ampliado em dimensões globais, grandes multidões estão sendo incorporadas ao processo de cidadania. A comunicação tornou-se o grande fenômeno da sociedade. Mudou a linguagem, evoluiu o conceito de cidadania. As empresas têm que participar da vida social. É o que chamo de interdependência. O problema é que as empresas não estão acostumadas a prestar contas, a dialogar, a entender que nem tudo pode ser tratado como mercadoria. No caso brasileiro, houve avanços institucionais e jurídicos. A lei passou a valer. O cidadão é muito bem informado. Há abundância de oferta. E muitas empresas não perceberam as mudanças. Continuam atreladas a modelos de negócios antigos. A maioria dos problemas surge porque os executivos e os funcionários não sabem lidar com as exigências do mundo atual, um mundo muito reivindicativo. É uma questão de percepção da realidade. Além disso, a base ética precisa ser renovada. Ao longo dos últimos 20 anos desenvolveu-se toda uma cultura empresarial imediatista. Não há lealdade. Na hora em que você contrata um serviço, por exemplo, tudo é uma maravilha. Na hora em que você precisar efetivamente de um apoio, da solução de um problema, é que a realidade se impõe. Tudo é difícil. Ninguém ouve o cidadão. Tudo isso está gerando uma falência dos modelos de negócios, que se traduz nas recorrentes crises das organizações que vemos estampadas nas páginas dos jornais. O objetivo do livro é exatamente esse: dizer às empresas que ouçam o que exige a sociedade. Quando se imaginaria que os Estados Unidos iriam, em algum momento, pensar em estatizar bancos como está acontecendo agora? E tudo porque os grandes financistas não perceberam que a sociedade mudou e que não há como brincar com a realidade, com os fatos. Fatos são teimosos. É preciso ouvi-los. A cultura da surdez está fora do lugar. Precisa acabar.

E onde a comunicação entra neste contexto?
Ela é fundamental. É a argamassa da cultura dos negócios e da relação das empresas com a sociedade. Mas essa linguagem não se caracteriza pela fala, como muitos acreditam, e, sim, pela ação. O que se diz não tem qualquer importância. Importante é o que se faz. Voltando à reflexão histórica, na época da transição do feudo para a cidade. Quando ainda vivíamos numa sociedade sem liberdade, era o contrário. O que dizíamos era muito mais importando do que o que fazíamos. Porque o discurso influenciava as pessoas a romperem com o pensamento monolítico. A linguagem era a novidade naquele momento. A sociedade estava passando de um ciclo em que a vida e o tempo eram dedicados a Deus para serem dedicados à política, às artes, à produção, à literatura. As pessoas eram julgadas mais pelo que diziam do que pelo faziam. Tanto que um dos grandes impasses dessa época era liberdade de expressão. Hoje vivemos sob o império da liberdade de expressão. O desafio é a ação concreta. Tal transformação se deve, sobretudo, a emergência da sociedade tecnológica. Os meios de comunicação propiciaram fenômenos de dimensões inimagináveis. Por exemplo, a questão da imagem das organizações que contribui para concentrar riquezas na mão de poucos ou de muitos. Só que hoje a sociedade já questiona os meios de geração de riqueza. À custa de quem? De que? Aí se entra no pantanoso terreno jurídico sobre responsabilidades, direitos e deveres das empresas. Começam os embates na justiça, cujos parâmetros nem sempre estão em sintonia com o tribunal da opinião pública. Ou seja, a empresa pode até ganhar na justiça, no que diz respeito a garantir direitos. Mas perde sentido no que diz respeito a responsabilidades e, especialmente, em credibilidade. Na verdade, esta discussão já estava posta nos idos do renascimento. A revolução das comunicações, movida pelas novas tecnologias, e a evolução da idéia de democracia é que amplificaram sua dimensão. Não há mais como separar comunicação da política. São partes de um mesmo fenômeno contemporâneo.

Como, então, as empresas devem agir diante destes impasses e de situações de crises?
Elas precisam, antes de tudo, evitar que as crises aconteçam. Essa história de que crise é oportunidade deve ser vista como algo do passado. Crises custam caro. São destrutivas. É preciso se antecipar aos problemas. É como uma doença grave. Precisa ser detectada na origem. Hoje, exames de DNA já permitem se antecipar à manifestação da doença. Isso também é possível em se tratando de crises de comunicação. Porque por trás de toda crise de administração há geralmente uma crise de gestão. O fato é que temos que mudar o modelo inteiro de negócios que não se adapta ao mundo contemporâneo. A cultura negocial das empresas precisa mudar. Todas têm visão, missão, estratégia, mas, na prática, o que deve existir é sentido entre discurso e a ação. Isso exige uma revisão por parte das empresas. A linguagem institucional precisa coincidir com a realidade. O que existe, na verdade, é uma exigência de mudança em termos de organização da sociedade. Mas muitas empresas não conseguiram se reorganizar para enfrentar essa situação. O velho marketing, a velha publicidade perderam espaço. Não basta se ter uma bela idéia para fazer marketing ou publicidade. É imperativo existir sintonia com a identidade da empresa.

A Comunicação Integrada não tem sido uma tentativa para enfrentar essa nova realidade?
É quase um lugar comum pensar que integrar a comunicação é colocar o marketing, a assessoria de comunicação e a publicidade sobre um controle único, um mesmo guarda-chuva como se diz no jargão. Não é apenas isso. Isso é o mais fácil. O que é difícil é colocar a comunicação, o marketing, a publicidade, sob uma mesma perspectiva filosófica. Integrá-los à gestão. Ou seja, quando o marketing diz que eu sou uma empresa ecologicamente responsável, a comunicação diz que é ecologicamente responsável a prática negocial precisa ser essa. A publicidade e o marketing precisam reencontrar o rumo. Falamos em alinhamento entre a empresa e a comunicação, mas o que se vê é a comunicação centrada na idealização das coisas. E não na vida prática. No relacionamento prático com o cidadão, com a sociedade. São dois canais de comunicação que não se encontram. Insisto, comunicação não é uma coisa desprovida da raiz social. Não se separa a filosofia da linguagem. A filosofia é a linguagem. A mudança da Idade Média para o Renascimento está na linguagem. Hoje o conceito de público é muito questionável. Todos são públicos das mesmas mensagens. Todos têm acesso as mesmas informações. A Internet democratizou a informação. É diferente do passado. Quem comprar uma casa sabe tudo sobre a construtora. O mesmo acontece com quem contrata um serviço ou compra um produto. Se algo dá errado no sentido de existir um engodo, da falsa propaganda, o julgamento é sumário. No Tribunal da Opinião não cabe recurso. Estamos vivendo uma revolução da cidadania e a comunicação não pode ignorá-la. Uma nova comunicação está nascendo. É a comunicação ditada pela mobilização e conhecimento das multidões. Não é anticapitalista. É modernizadora. Quer que o capitalismo se renove, que tenha valores efetivos.

Poderia explicar melhor a natureza dessa revolução?
Vivemos numa grande era da incerteza. Quase não existe mais nada absoluto, padrão. Antigamente se falava com certeza: ‘Não coma carboidratos que você emagrece’. Hoje existem múltiplas teorias sobre o uso dos carboidratos para emagrecer. Aí é que a gente entra numa coisa mais complicada é o conceito de revolução. Não no sentido político. No sentido de transformações que criem novos paradigmas. Toda revolução é feita em cima de teorias. Uma coisa é pensar a revolução, outra é fazer a revolução. Os atores da revolução não seguem manuais. O filósofo, o ideólogo, pensa. Mas entre o se que planeja e o caminho que vai tomar existe uma distância enorme. E nesse caminho as pessoas se comportam de modo muito diferente. As escolas de administração precisam formar pessoas preparadas para entender os impactos dessas novidades. A comunicação não mais pode ser entendida apenas sob a ótica do marketing ou da publicidade. Ela precisa ser entendida sob a ótica da gestão. É esse o desafio da revolução em marcha: integrar comunicação e gestão. Criar um novo processo educacional. O comunicador tende a ser parte ativa nessa mudança.

Mateus Furlanetto, RP, também tem contribuições no livro. Qual o papel da gestão de Relações Públicas na gestão de crises?
O trabalho de Mateus é precioso. Traz uma excelente contribuição por ter uma visão acadêmica ligada à prática. Criou-se uma falsa percepção do RP por causa dos idos da ditadura. Os militares precisavam criar uma base de apoio nas classes médias e usaram esse tipo de recursos. Em outras palavras, fizeram política com fatos desidratados. Mais propaganda ideológica, mais manipulação, mais mistificação do que qualquer outra coisa. É um comportamento típico dos regimes autoritários. Isto desgastou a profissão de RP porque, quando o regime se eclipsou, esse tipo de trabalho ficou associado à profissão. Nada mais errado. Nada mais falso. A RP tem um papel importantíssimo na comunicação. Ivy Lee, o pai da RP e da Comunicação, era relações públicas. Quando o filho de Rockfeller quis que ele comprasse jornalistas, Ivy foi claro: não iria comprar ninguém, mas sim divulgar notícias, fatos. No livro essa história é contada em detalhes. O texto de Mateus resgata as boas práticas de RP. Demonstra como a RP pode, e deve, ser integrada a um trabalho de comunicação. Pode, inclusive, liderar o trabalho. A questão sempre é: o que é melhor para a empresa? O que vai trazer resultados mais práticos? Mais duradouros? O texto de Mateus é ilustrativo do novo momento das Relações Públicas. Mostra que comunicação é mestiçagem. Soma de competências.

Como foi sua experiência com José Bacellar? Porque ele foi convidado para escrever o case Bombril?
Bacellar foi presidente da Bombril no período da administração judicial. Assumiu em outubro de 2004, permaneceu no cargo até o início de 2006. É um executivo que valoriza mídia. Aliás, é um excelente comunicador. Fui assessor pessoal dele na Bombril Conversávamos muito. Tudo era planejado no mínimo detalhes. Houve, no inicio, muita oposição do Jornal Valor à administração judicial. A tese era legítima: a Bombril deveria ser administrada pelo seu dono, Ronaldo Sampaio Ferreira. Mas o noticiário era sempre desfavorável a nós. Conversamos. Bacellar procurou a chefia da redação. Foi muito bem recebido. Deu entrevistas. Apresentou fatos. Assim, ganhamos espaço. O Valor manteve a linha crítica, mas passamos a ser tratados com equidade. Lembro que certa vez deram uma matéria imensa. Creio, duas páginas, mas ocupamos o mesmo espaço - ou mais - que o dono da Bombril. Como se tratava de um case inédito, convidei Bacellar para escrevê-lo. E ele o fez como disciplina de escritor. Muitas vezes, o executivo faz boas coisas, mas não registra. E os acontecimentos se perdem no tempo. A ação é sempre perecível. A memória escrita ou em imagens é a única forma de preservar a ação. O case Bombril merece ser discutido nas escolas de administração. Geralmente, só se ensina cases com histórias de Harvard e das universidades americanas. É o momento de nos voltarmos para nossas experiências. Ver o que estamos fazendo de bom. Aliás, o que não faltam são empresas fazendo coisas boas na comunicação. Procurando acertar, se estruturando. Tentando entender o que está acontecendo no Brasil e no mundo. Foi por isso que convidei Bacellar. O case Bombril é esférico: contem todos os elementos de um autêntico case de Comunicação. Poderia ser filmado para ser exibido em salas de aula.

Qual foi a contribuição do professor Leonardo Mancini?
Mancini é um jovem comunicador que estudou na França e ensina na ESPM-RJ. Estudou comunicação e globalização. Fomos apresentados pelo professor Carlos Messeder, também da ESPM, um dos prefaciadores do livro ao lado de Paulo Nassar. Logo senti que ele tinha conteúdo. A comunicação em âmbito das empresas multinacionais é um problema sério. Geralmente, há muita burocracia, muita insensibilidade. Pensa-se o mundo de forma funcionalista. É como se a comunicação fosse uma equação matemática. O que acontece no Brasil, imagina-se, é o mesmo que acontece na França e na América. Raciocina-se, geralmente, por padrões. Acredita-se que comunicação é processo. Como se faz com a venda de um prego ou de um motor. Como uma operação bancária. Esquece-se que comunicação é criatividade, é cultura, é movimento. É também política porque diz respeito à forma com que as pessoas se relacionam. É feita de gestos, palavra, atitudes. Cada lugar é um lugar. Leonardo é sensível tais peculiaridades. O trabalho dele vai contribuir para um melhor entendimento desse fenômeno tão contemporâneo. No fundo, procurei fazer um livro mestiço. Com profissionais de diferentes visões. Se há um ponto em comum é que comunicação e administração caminham juntos. Bom administrador precisa ser um bom comunicador. Não pode existir comunicação de qualidade se não houver o que comunicar. Comunicação não é ficção. É fato. Não é fantasia ou utopia. É realidade.

Qual a sua opinião sobre o comunicador brasileiro?
O comunicador brasileiro é de padrão mundial. Tenho participado de alguns cursos da ABERJE com professores americanos. Em todos fica patente o alto nível do pessoal que hoje trabalhar nas empresas e na área pública. O drama é que os comunicadores precisam ser mais ouvidos. As empresas precisam transitar da época da publicidade e do marketing para a era da comunicação, integrando todos os saberes, a começar pelo saber da administração. O mundo moderno exige essa transição. Exige que esse novo salto aconteça e se consolide. É o que os autores de A Surdez das empresas procuram ressaltar. Nossa visão é crítica, mas a perspectiva é otimista. Como dizia o velho Gramsci: cético na avaliação, otimista na ação. É o que precisamos, crítica e ação. Palavras e ação. Comunicação é isso: pensamento e ação.


Fonte: Por Ricardo Lauricella, in www.aberje.com.br

Comentários

Noé disse…
Este artigo foi citado no http://consiliencia.blogspot.com/2010/11/cetico-e-otimista.html

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç