Pular para o conteúdo principal

Blogagem e Twittagem coletivas no #DiadoRP

A idéia surgiu após ver mensagem no twitter do Pedro Souza, do Horizonte RP. “É muito blog de RP nesse Brasil para eu ler! Há uns dois anos eu reclamava que não tinha nada disso na net”, disse ele.

Então pensei! Bem que poderíamos aproveitar a força de todos esses blogs de RP no Brasil e realizar uma blogagem e twittagem coletivas para marcar o Dia Nacional das Relações Públicas, que acontece em 02 de dezembro. Pensei alto no Twitter e várias pessoas apoiaram de antemão a idéia lançada meio que por acaso.

Depois de trocar idéias on-line com o próprio Pedro Souza e os colegas RPs Rodrigo Cogo, Carol Terra e Gilceana Galerani, decidimos levar adiante a idéia de fazer algo simples e bem objetivo: uma “Blogagem e Twittagem coletivas no Dia das Relações Públicas”, que acontece no próximo 02 de dezembro.

Segundo dados do blog Ocappuccino, existem hoje no Brasil cerca de 211 blogs de Relações Públicas, em sua maioria ativos. No Twitter, incluindo profissionais e estudantes, somente na lista do Yan Blah temos 485 pessoas. Então, porque não unir todos esses blogueiros e twitteiros de RP em torno de uma grande mobilização coletiva em nossas redes sociais?

Tanto se fala em RP 2.0, que RP não faz RP para si mesmo, que nossas entidades pouco mobilizam a categoria, que RP isso, que RP aquilo... mas, na verdade, nós também pouco contribuímos para posicionar a atividade de Relações Públicas no mercado e na sociedade. Também se fala muito sobre comemorar datas, mas qual a diferença entre uma data específica e todos os demais dias do ano, principalmente no que diz respeito à atividade de Relações Públicas?

Talvez nesse dia 02 de dezembro de 2009 possamos fazer algo diferente, algo com mais intensidade pelas Relações Públicas, algo que contribua para projetar a atividade de RP junto aos nossos stakeholders: gestores, executivos, empresários, formadores de opinião, órgão públicos e entidades. Algo de que possamos participar, compartilhar e nos orgulhar em pertencer à profissão que abraçamos e nos dedicamos.

Concentrar esforços na reflexão sobre a importância estratégica da atividade de Relações Públicas para as empresas. Este deve ser o objetivo da nossa blogagem coletiva, em uma tentativa de concentrar as reflexões dos RPs espalhados por este Brasil. Formar "massa crítica" sobre esta idéia, posicionando a atividade de forma estratégica no mercado e na sociedade.

Relações Públicas precisa ter voz ativa no contexto do mercado e das organizações. E voz ativa, meus caros RPs, só teremos com informação, conhecimento e atitude. Por tudo isso, convidamos, em nome daqueles que partilharam esta idéia, todos os profissionais, estudantes e simpatizantes das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional para, de modo conjunto e compartilhado, concentrarmos informação e conhecimento sobre a nossa profissão no dia 02 de dezembro, construindo uma verdadeira agenda positiva sobre o termo RP nas redes sociais.

Faça a sua parte. Participe da blogagem e twittagem coletivas no dia das Relações Públicas. Deixe nos comentários o link para o seu post ou para seguir você no Twitter. Faremos uma lista de todos que participaram. #DiadoRP

Comentários

Ocappuccino.com disse…
Belo texto.

Só informo que nós temos 211 blogs feedados, mas no Brasil com certeza tem mais do que este número. Esses 211 são os que conhecemos, e conhecemos porque pesquisamos ou porque se apresentaram.

Espero que a maioria participe do #DiadoRP. Vou me esforçar para avisar a todos.

MATEUS
Alexandre disse…
Parabéns pelo texto. Vamos fazer do #DiadoRP um sucesso.
Abraços,
@alexandre_amc
Anônimo disse…
Vamos concentrar forças RP's!

Para me seguir no twitter: GabiSharp
Anônimo disse…
É, precisamos mesmo de uma mobilização em massa... só assim mostramos a nossa cara e o nosso valor.
Parabéns pelo dia do Dr a todos!
meu twitter: marcelletorres1
Ju disse…
Texto no Blog da Magnetize!
www.magnetize.com.br

Follow: @magnetize_se
É de iniciativa asssim que precisamos!Parabéns a todos Rps!!!
Daniele disse…
Vamos fazer desse dia apenas um marco!!Iniciativas como esta são louváveis!Parabéns!!
Twitter: CoutinhoDani
Carol Terra disse…
Fábio, iniciativa sensacional: valorizamos e disseminamos a nossa atividade e profissão. Postei sobre RP 2.0: http://rpalavreando.blogspot.com/2009/12/no-dia-das-rp-quero-falar-de-rp-20.html. Abraços, Carol Terra
Anônimo disse…
É isso aí RPs de todo o Brasil!!! juntos faremos da nossa profissão um sucesso no mercado de trabalho!
parabéns pra nós!!!!
Juliana Muller disse…
Para comemorar o #DiadoRP a ULBRA reuniu professores e Conrerp para discutir as alterações curriculares no curso de RP com os alunos das universidades. Evento histórico para o RS em termos de discussão da profissão.


Follow: http://twitter.com/JulianaMuller

Abraços!
Parabéns para uma profissão que, a cada dia, vem mostrando seu valor.

Feliz Dia das RPs pessoal!

Danielly
Laise Buranelli disse…
Parabéns pela abordagem sobre o #DiadoRP. Que possamos todos contribuir para que esse dia seja sempre um momento de satisfação com a profissão.
Super bjo

Postei sobre o #DiadoRP no meu blog:
http://www.semanticamente.blogspot.com
Teteu disse…
Atrasado, mas ainda em tempo. Informo que a homenagem do blog Ocappuccino foi postada no #diadorp. Segue o link: http://bit.ly/6cW7vh

MATEUS
Parabéns para uma profissão que, a cada dia, vem mostrando seu valor.

Postagens mais visitadas deste blog

A relação entre empresas e clientes

Atender as necessidades do consumidor é um dos princípios básicos do Marketing. E o que mais as pessoas precisam hoje, para além da relação de compra, é de relacionamentos positivos com uma marca. Especialistas apontam três requisitos essenciais na relação entre as empresas e seus clientes: confiança, diálogo e reconhecimento.

Alguns especialistas são categóricos em afirmar que nem mesmo o consumidor sabe o que quer. Por isso, toda empresa deve estar atenta para atender as demandas reprimidas. Mas, num cenário em que produtos e serviços são semelhantes, o que vai diferenciar uma marca da outra é a experiência positiva proporcionada em todos os contatos com um produto ou serviço.

A Coordenadora da Área de Marketing e Negócios Internacionais do Coppead/UFRJ, Letícia Casotti, informa que os antropólogos dizem que somos uma “sociedade relacional”. “Damos muita importância a relacionamentos e somos um povo fácil de estabelecer relacionamentos. Mas, por outro lado, observam-se empresas cada …

Compromisso, atitude valorizada na empresa

Entre as qualidades esperadas de um bom profissional, o compromisso ocupa uma das primeiras posições. Esta qualidade é, por si mesma, tão forte que torna impossível alguém tentar representar que a tem, quando na verdade faltam-lhe as atitudes que mostrem de fato a existência deste compromisso. Nas empresas, os proprietários e dirigentes a percebem e a valorizam como um dos pontos críticos para determinar a atuação de um funcionário.

Cada vez que agimos com sentimento de compromisso verdadeiro, criamos uma clareza e bem-estar. Ao agir de forma comprometida com uma empresa, honramos um compromisso conosco. Do mesmo modo, ao assumirmos um compromisso conosco, estabelecemos um compromisso com a empresa, respeitando o que entendemos ser importante para nós. Por isso, o comprometimento só pode ser obtido por estímulos internos.

As empresas querem pessoas de compromisso, pois é ele que traz uma sensação de segurança de que todos farão o melhor. O tempero que dá gosto, velocidade e eficácia ao…

A relação empresa-sociedade

Não há mais conflito entre fazer negócios e tornar o mundo melhor, diz presidente do IBGC. "Pelo menos 100 empresas abriram capital nos últimos três anos e isso é um sinal de modificação na maneira de se fazer negócios; já há um bom número delas no Novo Mercado, onde existe o seguinte compromisso: eu forneço capital mais barato para você mas, em troca, você me paga um valor mais alto pela minha ação".

As afirmações são de José Guimarães Monforte, presidente do conselho do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), durante palestra ("Sustentabilidade e Responsabilidade Estratégias para a perenização das empresas") que fez na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), inaugurando uma série de painéis sobre governança corporativa que o capítulo paranaense do IBGC levará ao interior do Estado.

"O contrato social está mudando e há uma expectativa sobre essas empresas que cumprem seu papel perante a sociedade", acrescentou Monforte. "E são exatam…