Pular para o conteúdo principal

Blogagem e Twittagem coletivas no #DiadoRP

A idéia surgiu após ver mensagem no twitter do Pedro Souza, do Horizonte RP. “É muito blog de RP nesse Brasil para eu ler! Há uns dois anos eu reclamava que não tinha nada disso na net”, disse ele.

Então pensei! Bem que poderíamos aproveitar a força de todos esses blogs de RP no Brasil e realizar uma blogagem e twittagem coletivas para marcar o Dia Nacional das Relações Públicas, que acontece em 02 de dezembro. Pensei alto no Twitter e várias pessoas apoiaram de antemão a idéia lançada meio que por acaso.

Depois de trocar idéias on-line com o próprio Pedro Souza e os colegas RPs Rodrigo Cogo, Carol Terra e Gilceana Galerani, decidimos levar adiante a idéia de fazer algo simples e bem objetivo: uma “Blogagem e Twittagem coletivas no Dia das Relações Públicas”, que acontece no próximo 02 de dezembro.

Segundo dados do blog Ocappuccino, existem hoje no Brasil cerca de 211 blogs de Relações Públicas, em sua maioria ativos. No Twitter, incluindo profissionais e estudantes, somente na lista do Yan Blah temos 485 pessoas. Então, porque não unir todos esses blogueiros e twitteiros de RP em torno de uma grande mobilização coletiva em nossas redes sociais?

Tanto se fala em RP 2.0, que RP não faz RP para si mesmo, que nossas entidades pouco mobilizam a categoria, que RP isso, que RP aquilo... mas, na verdade, nós também pouco contribuímos para posicionar a atividade de Relações Públicas no mercado e na sociedade. Também se fala muito sobre comemorar datas, mas qual a diferença entre uma data específica e todos os demais dias do ano, principalmente no que diz respeito à atividade de Relações Públicas?

Talvez nesse dia 02 de dezembro de 2009 possamos fazer algo diferente, algo com mais intensidade pelas Relações Públicas, algo que contribua para projetar a atividade de RP junto aos nossos stakeholders: gestores, executivos, empresários, formadores de opinião, órgão públicos e entidades. Algo de que possamos participar, compartilhar e nos orgulhar em pertencer à profissão que abraçamos e nos dedicamos.

Concentrar esforços na reflexão sobre a importância estratégica da atividade de Relações Públicas para as empresas. Este deve ser o objetivo da nossa blogagem coletiva, em uma tentativa de concentrar as reflexões dos RPs espalhados por este Brasil. Formar "massa crítica" sobre esta idéia, posicionando a atividade de forma estratégica no mercado e na sociedade.

Relações Públicas precisa ter voz ativa no contexto do mercado e das organizações. E voz ativa, meus caros RPs, só teremos com informação, conhecimento e atitude. Por tudo isso, convidamos, em nome daqueles que partilharam esta idéia, todos os profissionais, estudantes e simpatizantes das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional para, de modo conjunto e compartilhado, concentrarmos informação e conhecimento sobre a nossa profissão no dia 02 de dezembro, construindo uma verdadeira agenda positiva sobre o termo RP nas redes sociais.

Faça a sua parte. Participe da blogagem e twittagem coletivas no dia das Relações Públicas. Deixe nos comentários o link para o seu post ou para seguir você no Twitter. Faremos uma lista de todos que participaram. #DiadoRP

Comentários

Ocappuccino.com disse…
Belo texto.

Só informo que nós temos 211 blogs feedados, mas no Brasil com certeza tem mais do que este número. Esses 211 são os que conhecemos, e conhecemos porque pesquisamos ou porque se apresentaram.

Espero que a maioria participe do #DiadoRP. Vou me esforçar para avisar a todos.

MATEUS
Alexandre disse…
Parabéns pelo texto. Vamos fazer do #DiadoRP um sucesso.
Abraços,
@alexandre_amc
Anônimo disse…
Vamos concentrar forças RP's!

Para me seguir no twitter: GabiSharp
Anônimo disse…
É, precisamos mesmo de uma mobilização em massa... só assim mostramos a nossa cara e o nosso valor.
Parabéns pelo dia do Dr a todos!
meu twitter: marcelletorres1
Ju disse…
Texto no Blog da Magnetize!
www.magnetize.com.br

Follow: @magnetize_se
É de iniciativa asssim que precisamos!Parabéns a todos Rps!!!
Unknown disse…
Vamos fazer desse dia apenas um marco!!Iniciativas como esta são louváveis!Parabéns!!
Twitter: CoutinhoDani
Carol Terra disse…
Fábio, iniciativa sensacional: valorizamos e disseminamos a nossa atividade e profissão. Postei sobre RP 2.0: http://rpalavreando.blogspot.com/2009/12/no-dia-das-rp-quero-falar-de-rp-20.html. Abraços, Carol Terra
Anônimo disse…
É isso aí RPs de todo o Brasil!!! juntos faremos da nossa profissão um sucesso no mercado de trabalho!
parabéns pra nós!!!!
Juliana Müller disse…
Para comemorar o #DiadoRP a ULBRA reuniu professores e Conrerp para discutir as alterações curriculares no curso de RP com os alunos das universidades. Evento histórico para o RS em termos de discussão da profissão.


Follow: http://twitter.com/JulianaMuller

Abraços!
Parabéns para uma profissão que, a cada dia, vem mostrando seu valor.

Feliz Dia das RPs pessoal!

Danielly
Laíse disse…
Parabéns pela abordagem sobre o #DiadoRP. Que possamos todos contribuir para que esse dia seja sempre um momento de satisfação com a profissão.
Super bjo

Postei sobre o #DiadoRP no meu blog:
http://www.semanticamente.blogspot.com
Teteu disse…
Atrasado, mas ainda em tempo. Informo que a homenagem do blog Ocappuccino foi postada no #diadorp. Segue o link: http://bit.ly/6cW7vh

MATEUS
Parabéns para uma profissão que, a cada dia, vem mostrando seu valor.

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç