O modo de fazer negócio não será o mesmo nos próximos
cinco anos.
Grandes tendências estão mudando o
padrão de consumo e comportamento das marcas.
Novas tecnologias, apps, realidade
virtual, economia solidária: tudo isso está promovendo grande impacto no
mercado.
O site Mashable conversou
com especialistas do Young Entrepreneur Council (YEC). Cada um dos 11 líderes
listou alguma tendência-chave no comportamento dos consumidores e no campo da
tecnologia.
1. O varejo irá focar no serviço
Tudo pode ser comprado online e essa
realidade só vai aumentar. Assim, o varejo deverá fazer o mesmo ao vender
serviços. Restaurantes, spas, casas de show: tudo poderá e deverá ser vendido
pela internet. (Michael Portman, do Birds Barbershop).
2. As empresas usarão mais as mensagens
de texto
O "texting" - mandar uma
mensagem de texto, seja por WhatsApp, SMS ou outro serviço - será cada vez mais
comum para empresas se comunicarem com seus clientes. E-mails estão sendo cada
vez menos usados. Vendas, acordos, avisos: tudo poderá ser resolvido com uma
breve e prática mensagem de texto. Essa tendência ainda atrairá mais jovens
consumidores e trabalhadores para a companhia. (Drew Gurley, do Redbird
Advisors).
3. A comunicação visual será a melhor
maneira de comunicar
O consumidor, em média, presta
atenção em alguma coisa por apenas cinco segundos (menos que um peixinho
dourado de aquário, que tem atenção de nove segundos). Isso aliado a um mundo
onde milhares de marcas brigam por espaço para suas informações. Assim, a
melhor forma de se destacar no barulho é se valer das imagens e da comunicação
visual. Aliás, um estímulo visual chega ao cérebro 60 mil vezes mais rápido que
um estímulo de texto. Além disso, 90% das informações que retemos é visual.
(Amy Balliett, do Killer Infographics).
4. A habilidade de ser autêntico será
valorizada
Nos últimos tempos, tudo parece igual
em termos de produtos e consumo. Carros, celulares, tablets, franquias... É
como se quisessem se parecer com seus competidores. Mas a habilidade de ser
autêntico e único voltará com tudo. O produto ou serviço entregue de maneira
exemplar e única atrairá os consumidores. (Souny West, do CHiC Capital).
5. Pagamentos via celular mais comuns
O pagamento via mobile já evoluiu com
bons apps de eBay, Amazon, PayPal e outros. Agora, a tendência é melhorar e
expandir o serviço com chaves de segurança e proteção de informações. Programas
como Apple Pay e CurrentC já permitem comprar qualquer coisa usando o
smartphone. Talvez eles substituam os cartões de crédito em cinco anos.
(Anthony Johnson, do American Injury Attorney Group).
6. Consumo e economia serão
compartilhados
A tendência é que cada vez mais as
pessoas busquem serviços e produtos compartilhados. Locais de trabalho e
habitação, carros e caronas, pequenos eletrônicos: a economia compartilhada
estará presente em todos os aspectos da vida. Isso mudará o modo de consumo,
substituindo muitos "compra e venda" por "aluga-se".
(Andrew Schrage, do Money Crashers Personal Finance).
7. O consumo de serviços B2B irá aumentar
Grandes líderes, empresários e empreendedores
já trabalham com apps e serviço de consumo. Agora, eles irão atrás das
tecnologias que permitam o mesmo acesso para os serviços B2B (Business to
Business, que se refere a um espaço de troca e venda direta entre empresas).
(Elliot Tomaeno, do Astrsk PR).
8. Sites responsivos serão mais populares
Os empresários precisarão perceber
que a experiência do consumidores no site (seja no desktop, seja no mobile)
será cada vez mais importante e irá impactar diretamente na sua percepção ou
atitude diante da marca. Assim, sites responsivos e criativos serão essenciais
para atrair pessoas, não afastá-las. (Jayna Cooke, do EVENTup).
9. O consumo do dia a dia será digital
Com a popularização dos smartphones,
o consumo do dia a dia será digital. Limpar a casa, pedir o almoço, arrumar o
carro: tudo será feito no mundo virtual. (Vishal Shah, do NoPaperForms).
10. O foco será a privacidade
Os consumidores estarão cada vez mais
preocupados com a privacidade: nos pagamentos, nas transações, nas buscas por
produtos e serviços. Poucos querem que as empresas tenham todas as suas
informações depois de comprar ou pesquisar por algo. Aumentará a procura por
sites, apps e outras ferramentas para deixar tudo mais discreto e confidencial.
(Nick Reese, do BroadbandNow).
11. A realidade virtual será uma
plataforma
Por enquanto, há três plataformas
para as marcas trabalharem na era da informação: computadores, mobiles e a
Internet. Em breve, a realidade virtual entrará nessa lista. Logo, comerciais e
anúncios poderão trabalhar com ferramentas que utilizam a realidade virtual,
como o Oculus Rift. (Sathvik Tantry, do FormSwift).
Fonte:
Exame, disponível em http://boo-box.link/22UC9
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