O mundo corporativo está descobrindo nas comunidades virtuais – blogs, Orkut, fóruns – uma nova maneira de se relacionar com seus consumidores. A espontaneidade dos comentários feitos por blogueiros e as críticas registradas em comunidades do Orkut estão sendo buscadas por empresas do mundo todo interessadas em saber o que as tradicionais pesquisas de opinião e marketing não conseguem registrar: o que de fato se pensa a respeito de seus produtos e marcas.
No Brasil, companhias como O Boticário, o Wal-Mart e o Bradesco vasculham a internet em busca dessas informações. Outras, como a Tecnisa, montaram seus próprios blogs. A Coca-Cola, por sua vez, montou uma equipe exclusiva só para cuidar de mídia interativa. Só não pegou por aqui ainda a moda do presidente-blogueiro – como Randy Basseler, da Boeing e Jonathan Schwartz, da Sun, que mantêm seu próprio blog.
“As empresas brasileiras perceberam que o boca-a-boca da rede pode tanto ajudar ou atrapalhar os negócios”, diz Alessandro Lima, fundador da E-life e mentor de um serviço inédito no Brasil, o ranking das marcas mais populares na internet. Lima desenvolveu um sistema que rastreia em blogs, sites pessoais e fóruns citações de nomes de produtos – de carros a bancos – e fornece essas informações para as empresas.
A classificação feita pela E-life é mensal e usa dois critérios. Para achar as populares, o sistema simplesmente conta quantas vezes uma marca é citada. Mas Lima também classifica os produtos por ordem de relevância – que leva em consideração quantos links – de outras comunidades e sites - apontam para o endereço eletrônico onde a marca foi citada.
“Os rankings mostram o desempenho das marcas entre a população com acesso à internet”, diz Lima. O potencial consumidor desse grupo não é desprezível. Segundo o IbopeNetRatings, o Brasil tem hoje 32 milhões de usuários de internet – e cerca de 40% dos que acessam a web em casa são leitores de blogs. O número de blogs na rede, por sua vez, dobra de tamanho a cada 5 meses e meio e um blog é criado a cada segundo, segundo o site Technorati, especializado em buscas de blogs. “A opinião espontânea desse grupo vale ouro para as empresas”, diz ele. "Hoje, 6% de todo boca-a-boca acontece na internet."
Saiba como as empresas estão usando o boca-a-boca na rede para propagandear seus produtos e conheça casos de empresas, como o Wal-Mart, que se deram mal ao criar blogs falsos para estimular o burburinho eletrônico.
O E-life, no entanto, não mostra se as menções às marcas são positivas ou negativas. É por isso que Lima também presta um outro tipo de serviço para as empresas: o rastreamento em blogs e comunidades do Orkut. “Meus clientes querem saber tudo o que é dito, de bom e de ruim, sobre eles”, diz. Formada por grandes companhias como Wal-Mart, Bradesco e O Boticário, a clientela de Lima cresceu 50% nos último ano. Nestes casos, o monitoramento extrapola as menções aos produtos e marcas.
Confira o ranking das marcas mais populares na web.
Fonte: http://g1.globo.com
No Brasil, companhias como O Boticário, o Wal-Mart e o Bradesco vasculham a internet em busca dessas informações. Outras, como a Tecnisa, montaram seus próprios blogs. A Coca-Cola, por sua vez, montou uma equipe exclusiva só para cuidar de mídia interativa. Só não pegou por aqui ainda a moda do presidente-blogueiro – como Randy Basseler, da Boeing e Jonathan Schwartz, da Sun, que mantêm seu próprio blog.
“As empresas brasileiras perceberam que o boca-a-boca da rede pode tanto ajudar ou atrapalhar os negócios”, diz Alessandro Lima, fundador da E-life e mentor de um serviço inédito no Brasil, o ranking das marcas mais populares na internet. Lima desenvolveu um sistema que rastreia em blogs, sites pessoais e fóruns citações de nomes de produtos – de carros a bancos – e fornece essas informações para as empresas.
A classificação feita pela E-life é mensal e usa dois critérios. Para achar as populares, o sistema simplesmente conta quantas vezes uma marca é citada. Mas Lima também classifica os produtos por ordem de relevância – que leva em consideração quantos links – de outras comunidades e sites - apontam para o endereço eletrônico onde a marca foi citada.
“Os rankings mostram o desempenho das marcas entre a população com acesso à internet”, diz Lima. O potencial consumidor desse grupo não é desprezível. Segundo o IbopeNetRatings, o Brasil tem hoje 32 milhões de usuários de internet – e cerca de 40% dos que acessam a web em casa são leitores de blogs. O número de blogs na rede, por sua vez, dobra de tamanho a cada 5 meses e meio e um blog é criado a cada segundo, segundo o site Technorati, especializado em buscas de blogs. “A opinião espontânea desse grupo vale ouro para as empresas”, diz ele. "Hoje, 6% de todo boca-a-boca acontece na internet."
Saiba como as empresas estão usando o boca-a-boca na rede para propagandear seus produtos e conheça casos de empresas, como o Wal-Mart, que se deram mal ao criar blogs falsos para estimular o burburinho eletrônico.
O E-life, no entanto, não mostra se as menções às marcas são positivas ou negativas. É por isso que Lima também presta um outro tipo de serviço para as empresas: o rastreamento em blogs e comunidades do Orkut. “Meus clientes querem saber tudo o que é dito, de bom e de ruim, sobre eles”, diz. Formada por grandes companhias como Wal-Mart, Bradesco e O Boticário, a clientela de Lima cresceu 50% nos último ano. Nestes casos, o monitoramento extrapola as menções aos produtos e marcas.
Confira o ranking das marcas mais populares na web.
Fonte: http://g1.globo.com
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