Pular para o conteúdo principal

Empresas monitoram suas marcas na internet

O mundo corporativo está descobrindo nas comunidades virtuais – blogs, Orkut, fóruns – uma nova maneira de se relacionar com seus consumidores. A espontaneidade dos comentários feitos por blogueiros e as críticas registradas em comunidades do Orkut estão sendo buscadas por empresas do mundo todo interessadas em saber o que as tradicionais pesquisas de opinião e marketing não conseguem registrar: o que de fato se pensa a respeito de seus produtos e marcas.

No Brasil, companhias como O Boticário, o Wal-Mart e o Bradesco vasculham a internet em busca dessas informações. Outras, como a Tecnisa, montaram seus próprios blogs. A Coca-Cola, por sua vez, montou uma equipe exclusiva só para cuidar de mídia interativa. Só não pegou por aqui ainda a moda do presidente-blogueiro – como Randy Basseler, da Boeing e Jonathan Schwartz, da Sun, que mantêm seu próprio blog.

“As empresas brasileiras perceberam que o boca-a-boca da rede pode tanto ajudar ou atrapalhar os negócios”, diz Alessandro Lima, fundador da E-life e mentor de um serviço inédito no Brasil, o ranking das marcas mais populares na internet. Lima desenvolveu um sistema que rastreia em blogs, sites pessoais e fóruns citações de nomes de produtos – de carros a bancos – e fornece essas informações para as empresas.

A classificação feita pela E-life é mensal e usa dois critérios. Para achar as populares, o sistema simplesmente conta quantas vezes uma marca é citada. Mas Lima também classifica os produtos por ordem de relevância – que leva em consideração quantos links – de outras comunidades e sites - apontam para o endereço eletrônico onde a marca foi citada.

“Os rankings mostram o desempenho das marcas entre a população com acesso à internet”, diz Lima. O potencial consumidor desse grupo não é desprezível. Segundo o IbopeNetRatings, o Brasil tem hoje 32 milhões de usuários de internet – e cerca de 40% dos que acessam a web em casa são leitores de blogs. O número de blogs na rede, por sua vez, dobra de tamanho a cada 5 meses e meio e um blog é criado a cada segundo, segundo o site Technorati, especializado em buscas de blogs. “A opinião espontânea desse grupo vale ouro para as empresas”, diz ele. "Hoje, 6% de todo boca-a-boca acontece na internet."

Saiba como as empresas estão usando o boca-a-boca na rede para propagandear seus produtos e conheça casos de empresas, como o Wal-Mart, que se deram mal ao criar blogs falsos para estimular o burburinho eletrônico.

O E-life, no entanto, não mostra se as menções às marcas são positivas ou negativas. É por isso que Lima também presta um outro tipo de serviço para as empresas: o rastreamento em blogs e comunidades do Orkut. “Meus clientes querem saber tudo o que é dito, de bom e de ruim, sobre eles”, diz. Formada por grandes companhias como Wal-Mart, Bradesco e O Boticário, a clientela de Lima cresceu 50% nos último ano. Nestes casos, o monitoramento extrapola as menções aos produtos e marcas.

Confira o ranking das marcas mais populares na web.

Fonte: http://g1.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç