Um elemento fundamental para que uma companhia tenha uma gestão de planejamento estratégico de sucesso é o alinhamento. Segundo Robert Kaplan, criador do Balanced Scorecard, ferramenta estratégica imprescindível, é essencial que todos os funcionários da empresa estejam a par do planejamento realizado pela companhia, a fim de que possam contribuir da melhor forma para que as metas sejam atingidas.
Em palestra no ExpoManagement 2006, Kaplan alertou para o fato de que apenas 54% das empresas têm um processo formal de execução de estratégia. Segundo ele, é necessária, antes de tudo, a elaboração de um mapa estratégico que defina as diretrizes que a empresa terá de tomar a partir do momento em que elabora um planejamento estratégico para o período subseqüente.
Antes de sentar com seus funcionários especializados para traçar o planejamento estratégico, Kaplan alerta para o fato de que é necessário pensar sempre em tirar o máximo de produtividade de seus processos mais dispendiosos. “Cerca de 80% dos gastos de uma empresa são concentrados em 20% da produção. É importante, portanto, saber usar ao máximo esses recursos em prol da empresa”, disse.
O palestrante ainda listou os elementos mais importantes para que uma estratégia seja bem fundamentada. São eles:
- O que a estratégia busca alcançar?
- Indicadores – aferição de sucesso e fracasso em diferentes pontos;
- Metas: buscar desempenho e melhoria;
- Programação para atingir essas metas.
O elemento-chave para que uma companhia tenha sucesso em seu planejamento estratégico é criar um sistema de alinhamento de todos os seus funcionários em torno desse mesmo objetivo. “Quando o funcionário sabe a razão de estar fazendo o que lhe foi incumbido, o realiza de forma mais consciente e satisfeita, pois se sente parte do processo”, explicou.
De acordo com Kaplan, nada acontece de funcional dentro de uma companhia a menos que o seu pessoal esteja alinhado para passar a mensagem da empresa. É nesse momento que entra a gestão de ativos intangíveis, ou seja, as pessoas, o sistema e a cultura da companhia.
“A estratégia deve estar em toda parte numa empresa, desde a Internet, a Intranet, até mesmo no wallpaper dos computadores, para que todos se sintam imbuídos do mesmo objetivo”, disse Kaplan.
Nada disso adianta, porém, se a companhia não souber valorizar o cliente. “O cliente gosta de se sentir especial, bem tratado e importante”, garantiu. “Somente assim conseguimos agregar mais valor e garantir fidelidade”, explicou Kaplan.
O palestrante trouxe aos congressistas o exemplo da companhia aérea alemã Luftansa. Kaplan revelou que uma estratégia direcionada aos passageiros de primeira classe, que contava com translado especial e sala de espera diferenciada, aumentou em quase 100% a participação da empresa nesse segmento.
“A grande chave do sucesso junto aos clientes atualmente não é mais vender caixas, mas sim soluções”, sentenciou. “Ao fazê-lo, as companhias criam um diferencial no mercado que suas concorrentes não têm”, disse.
Kaplan concluiu reforçando novamente a idéia de que o alinhamento entre os funcionários é essencial também nesse ponto. “Com o funcionário inteirado sobre quais são os objetivos da empresa, ele saberá que é mais importante vender uma idéia adequada à necessidade especial de cada cliente do que apenas listar as características de seus produtos”, finalizou.
Fonte: www.hsm.com.br
Em palestra no ExpoManagement 2006, Kaplan alertou para o fato de que apenas 54% das empresas têm um processo formal de execução de estratégia. Segundo ele, é necessária, antes de tudo, a elaboração de um mapa estratégico que defina as diretrizes que a empresa terá de tomar a partir do momento em que elabora um planejamento estratégico para o período subseqüente.
Antes de sentar com seus funcionários especializados para traçar o planejamento estratégico, Kaplan alerta para o fato de que é necessário pensar sempre em tirar o máximo de produtividade de seus processos mais dispendiosos. “Cerca de 80% dos gastos de uma empresa são concentrados em 20% da produção. É importante, portanto, saber usar ao máximo esses recursos em prol da empresa”, disse.
O palestrante ainda listou os elementos mais importantes para que uma estratégia seja bem fundamentada. São eles:
- O que a estratégia busca alcançar?
- Indicadores – aferição de sucesso e fracasso em diferentes pontos;
- Metas: buscar desempenho e melhoria;
- Programação para atingir essas metas.
O elemento-chave para que uma companhia tenha sucesso em seu planejamento estratégico é criar um sistema de alinhamento de todos os seus funcionários em torno desse mesmo objetivo. “Quando o funcionário sabe a razão de estar fazendo o que lhe foi incumbido, o realiza de forma mais consciente e satisfeita, pois se sente parte do processo”, explicou.
De acordo com Kaplan, nada acontece de funcional dentro de uma companhia a menos que o seu pessoal esteja alinhado para passar a mensagem da empresa. É nesse momento que entra a gestão de ativos intangíveis, ou seja, as pessoas, o sistema e a cultura da companhia.
“A estratégia deve estar em toda parte numa empresa, desde a Internet, a Intranet, até mesmo no wallpaper dos computadores, para que todos se sintam imbuídos do mesmo objetivo”, disse Kaplan.
Nada disso adianta, porém, se a companhia não souber valorizar o cliente. “O cliente gosta de se sentir especial, bem tratado e importante”, garantiu. “Somente assim conseguimos agregar mais valor e garantir fidelidade”, explicou Kaplan.
O palestrante trouxe aos congressistas o exemplo da companhia aérea alemã Luftansa. Kaplan revelou que uma estratégia direcionada aos passageiros de primeira classe, que contava com translado especial e sala de espera diferenciada, aumentou em quase 100% a participação da empresa nesse segmento.
“A grande chave do sucesso junto aos clientes atualmente não é mais vender caixas, mas sim soluções”, sentenciou. “Ao fazê-lo, as companhias criam um diferencial no mercado que suas concorrentes não têm”, disse.
Kaplan concluiu reforçando novamente a idéia de que o alinhamento entre os funcionários é essencial também nesse ponto. “Com o funcionário inteirado sobre quais são os objetivos da empresa, ele saberá que é mais importante vender uma idéia adequada à necessidade especial de cada cliente do que apenas listar as características de seus produtos”, finalizou.
Fonte: www.hsm.com.br
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