Além de ser um símbolo da moda brasileira, a São Paulo Fashion Week (SPFW) consolidou-se como uma plataforma de marketing. Seu público formador de opinião, atento às tendências, e à visibilidade provocada pelo evento sempre foram chamarizes para marcas de diversos segmentos, de cosmético a instituições financeiras. Desta vez, entretanto, empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável, e que até então não tinham participado da semana de moda, também foram atraídas pelo glamour e, claro, pelos resultados do evento.
Este é o caso de companhias como a Tetra Pak e Banco Real, as quais deram seus primeiros passos na SPFW e podem fincar o pé perto das passarelas. Neste ano, os investimentos na semana da moda, que começa hoje e vai até o dia 29, somam R$ 5,5 milhões. Natura, Banco Real, Fiat, Melissa (Grendene) e Motorola são os patrocinadores masters desta edição.
A fabricante de celulares, aliás, participa há seis edições consecutivas do evento. "Investimos em moda como plataforma de design", afirma a gerente de marketing da Motorola, Andreia Vasconcelos. Cerca de 40% da verba de marketing da empresa têm como destino a moda e o design. "E a São Paulo Fashion Week é o principal pilar dessas categorias", completa a executiva. Suas ações na semana de moda estão em linha com a estratégia de associar a marca às tendências. Nesta edição, inclusive, a Motorola desenvolve um hiperblog, o Moto-à-Porter, no qual a marca vai noticiar os principais fatos do evento. O conteúdo será gerado por bloggers internacionais e brasileiros. "A intenção é promover a interatividade e levar a SPFW para fora das paredes da Bienal", diz Andreia, ao acrescentar que as informações podem ser recebidas pelo celular.
Para esta edição, a marca também lança o projeto Guerrilla Paper, uma iniciativa global que começa em São Paulo e pretende customizar as ruas com imagens e ilustrações criadas pelo designer norte-americano Josh Davis. "Trata-se de um projeto que vai levar a arte para cantos esquecidos de São Paulo", conta. A iniciativa não faz referência à marca Motorola e, segundo Andreia, está em conformidade com a lei do projeto Cidade Limpa. Para a executiva de marketing, o patrocínio da SPFW é estratégico. "A marca fica em contato com quem respira inovação, um público que procura produtos diferenciados", comenta a gerente da Motorola.
A possibilidade de estreitar o relacionamento com os freqüentadores da semana da moda também é um dos atrativos para a Natura. A empresa, que participa pela sétima vez do evento, aproveita ainda para exercitar sua identidade, segundo o diretor de marca da Natura, Eduardo Costa. "Valorizar a moda nacional é nosso papel como empresa brasileira", avalia o executivo.
Esta edição, aliás, está em sintonia com um dos grandes "mantras" da Natura: o desenvolvimento sustentável. A proposta, diz Costa, é levar a identidade da marca - materializada por produtos - e estimular uma reflexão sobre os hábitos de consumo. "O espaço na São Paulo Fashion Week torna concreto o conceito da Natura para o público, sem esquecer da identidade da marca", afirma a diretora artística da Banco de Eventos, empresa responsável pelo lounge da companhia, Fernanda Abujamra. Ela acrescenta que todo o ambiente foi criado com material reciclável e madeira certificada.
Convidada por Paulo Borges, o diretor artístico da SPFW, a Tetra Pak faz sua estréia na semana de moda. "Houve uma grande sinergia entre o tema e o trabalho que a Tetra Pak realiza na área ambiental. Quando Paulo Borges nos procurou, logo encontramos uma série de possibilidades para colocar o tema em pauta e, ao mesmo tempo, conscientizar", informa a diretora de comunicação da empresa, Elisa Prado. A meta, afirma a executiva, é estimular um estilo de vida mais saudável, reforçar o conceito de coletividade, além de incentivar a conscientização para a preservação do planeta.
Entre as iniciativas para a SPFW está o desenvolvimento de embalagens customizadas para bebidas. "Elas são conceituais, com layouts diferenciados, e que trazem os temas ‘Ande Mais’, ‘Neutralize-se’, ‘Renove o Ciclo’, ‘Plante’, e ‘Inicie um Movimento’", diz Elisa, sem revelar números.
Esta edição marca também a entrada do Banco Real como patrocinador master do evento. A instituição financeira destinou R$ 2 milhões para a iniciativa. O plano de marketing envolveu a criação de um vídeo para ser exibido antes dos desfiles. Assinado pela Talent, a ação está em linha com a comunicação adotada no final do ano passado e que ressalta a sustentabilidade e a interdependência. Neste caso, claro, o material vai ao encontro do segmento da moda e pode, inclusive, ser veiculado na TV. "A moda é mais do que o que a gente veste, é uma cultura e uma forma de expressão", avalia Fernanda, do Banco de Eventos, ao acrescentar que quando uma marca se associa a um evento, como a SPFW, adota esse posicionamento também.
Fonte: Por Camila Teich, in www.gazetamercantil.com.br
Este é o caso de companhias como a Tetra Pak e Banco Real, as quais deram seus primeiros passos na SPFW e podem fincar o pé perto das passarelas. Neste ano, os investimentos na semana da moda, que começa hoje e vai até o dia 29, somam R$ 5,5 milhões. Natura, Banco Real, Fiat, Melissa (Grendene) e Motorola são os patrocinadores masters desta edição.
A fabricante de celulares, aliás, participa há seis edições consecutivas do evento. "Investimos em moda como plataforma de design", afirma a gerente de marketing da Motorola, Andreia Vasconcelos. Cerca de 40% da verba de marketing da empresa têm como destino a moda e o design. "E a São Paulo Fashion Week é o principal pilar dessas categorias", completa a executiva. Suas ações na semana de moda estão em linha com a estratégia de associar a marca às tendências. Nesta edição, inclusive, a Motorola desenvolve um hiperblog, o Moto-à-Porter, no qual a marca vai noticiar os principais fatos do evento. O conteúdo será gerado por bloggers internacionais e brasileiros. "A intenção é promover a interatividade e levar a SPFW para fora das paredes da Bienal", diz Andreia, ao acrescentar que as informações podem ser recebidas pelo celular.
Para esta edição, a marca também lança o projeto Guerrilla Paper, uma iniciativa global que começa em São Paulo e pretende customizar as ruas com imagens e ilustrações criadas pelo designer norte-americano Josh Davis. "Trata-se de um projeto que vai levar a arte para cantos esquecidos de São Paulo", conta. A iniciativa não faz referência à marca Motorola e, segundo Andreia, está em conformidade com a lei do projeto Cidade Limpa. Para a executiva de marketing, o patrocínio da SPFW é estratégico. "A marca fica em contato com quem respira inovação, um público que procura produtos diferenciados", comenta a gerente da Motorola.
A possibilidade de estreitar o relacionamento com os freqüentadores da semana da moda também é um dos atrativos para a Natura. A empresa, que participa pela sétima vez do evento, aproveita ainda para exercitar sua identidade, segundo o diretor de marca da Natura, Eduardo Costa. "Valorizar a moda nacional é nosso papel como empresa brasileira", avalia o executivo.
Esta edição, aliás, está em sintonia com um dos grandes "mantras" da Natura: o desenvolvimento sustentável. A proposta, diz Costa, é levar a identidade da marca - materializada por produtos - e estimular uma reflexão sobre os hábitos de consumo. "O espaço na São Paulo Fashion Week torna concreto o conceito da Natura para o público, sem esquecer da identidade da marca", afirma a diretora artística da Banco de Eventos, empresa responsável pelo lounge da companhia, Fernanda Abujamra. Ela acrescenta que todo o ambiente foi criado com material reciclável e madeira certificada.
Convidada por Paulo Borges, o diretor artístico da SPFW, a Tetra Pak faz sua estréia na semana de moda. "Houve uma grande sinergia entre o tema e o trabalho que a Tetra Pak realiza na área ambiental. Quando Paulo Borges nos procurou, logo encontramos uma série de possibilidades para colocar o tema em pauta e, ao mesmo tempo, conscientizar", informa a diretora de comunicação da empresa, Elisa Prado. A meta, afirma a executiva, é estimular um estilo de vida mais saudável, reforçar o conceito de coletividade, além de incentivar a conscientização para a preservação do planeta.
Entre as iniciativas para a SPFW está o desenvolvimento de embalagens customizadas para bebidas. "Elas são conceituais, com layouts diferenciados, e que trazem os temas ‘Ande Mais’, ‘Neutralize-se’, ‘Renove o Ciclo’, ‘Plante’, e ‘Inicie um Movimento’", diz Elisa, sem revelar números.
Esta edição marca também a entrada do Banco Real como patrocinador master do evento. A instituição financeira destinou R$ 2 milhões para a iniciativa. O plano de marketing envolveu a criação de um vídeo para ser exibido antes dos desfiles. Assinado pela Talent, a ação está em linha com a comunicação adotada no final do ano passado e que ressalta a sustentabilidade e a interdependência. Neste caso, claro, o material vai ao encontro do segmento da moda e pode, inclusive, ser veiculado na TV. "A moda é mais do que o que a gente veste, é uma cultura e uma forma de expressão", avalia Fernanda, do Banco de Eventos, ao acrescentar que quando uma marca se associa a um evento, como a SPFW, adota esse posicionamento também.
Fonte: Por Camila Teich, in www.gazetamercantil.com.br
Comentários
Havia colocado o site da Gazeta Mercantil no final da postagem (www.gazetamercantil.com.br), mas acredito que, como o jornal deixou de existir, o site foi retirado do ar.
Espero ter atendido sua solicitação.