Pular para o conteúdo principal

Melissa mergulha na internet para ficar mais perto do público jovem

Estima-se que o Brasil tenha 700 mil "blogueiros" com idade entre 15 e 26 anos. Foi deste universo virtual que a Melissa (Grendene) pinçou quatro jovens para serem as embaixadoras da marca. As garotas têm a função de divulgar o novo conceito "create yourself", além de ajudar a customizar coleções e criar uma campanha publicitária, cuja estréia está marcada para março. A estratégia está em linha com tendências globais, como a de que o próprio jovem é referência para o jovem e a propaganda colaborativa, aquela na qual o público participa de forma ativa da comunicação.

"Queremos ter a consumidora fazendo parte da marca não mais como uma figura passiva. Inauguramos uma fase em que cada uma pode fazer a diferença", diz o gerente nacional de Melissa, Paulo Pedó Filho. Inspirada na filosofia "do it yourself", do movimento punk, a Melissa desenvolveu o conceito "create yourself" para se aproximar das jovens de forma mais real, usando a linguagem deste público e sua grande ferramenta de comunicação, a web.

"Este é o principal canal do target de Melissa. O desafio foi procurar uma forma de usá-lo não apenas como meio, mas como nascedouro de uma idéia que ficasse verdadeira", afirma a diretora de contas da Borg-hierh/Lowe, Zazá Nalde. A partir daí, foi dado um mergulho no universo virtual para a escolha das quatro jovens que representariam a marca. Todas mantêm um fotoblog, que será usado para gerar conteúdo sobre Melissa.

"A intenção é consolidar a marca neste público. O relacionamento é mais importante que uma simples campanha", comenta Pedó Filho. As novas embaixadoras, chamadas na internet de Mari Moon, Ímpar, Lolly e Maluka, representam várias regiões do Brasil. "A internet está longe de ser usada apenas no eixo Rio-São Paulo", conta Zazá, ao acrescentar que as meninas são de São Paulo, Rio, Olinda e Pomerode (SC). "Além disso, elas deveriam ter diversos perfis - do mais ousado até o básico - para que Melissa pudesse falar mais de perto com suas consumidoras", completa.

O público-alvo, aliás, é formado por mulheres de 14 a 25 anos, mas as mais velhas também têm interesse pelos produtos. "Existe uma relação emocional com a marca", diz Paulo Pedó Filho. Neste ano, a expectativa é de que as vendas cresçam 10% ante 2006.

Melissa atua no mercado nacional há quase três décadas. Nos últimos oito anos, entretanto, passou por um processo de reposicionamento. A marca imprimiu um tom de moda aos produtos e fixou parcerias com estilistas como Alexandre Herchcovitch, Isabela Capeto, Marcelo Sommer, os irmãos Campana, entre outros.

Paralelamente, os preços foram aumentados e a distribuição passou a ser direcionada para lojas de moda, tanto no Brasil, quanto no exterior. A comunicação deixou de ser focada na mídia de massa para se direcionar a segmentação e ao conteúdo.

A próxima campanha publicitária, aliás, começa a ser veiculada em março para apresentar a coleção de inverno. Os anúncios serão feitos pelas "blogueiras", com orientação da agência. Antes de março, o "create yourself" será divulgado na internet, nos fotologs das meninas, no site da Melissa, e também no YouTube e Orkut, do Google.

As embaixadoras passam por uma imersão em São Paulo para ampliar conhecimento e gerar conteúdo, sobre moda, gastronomia, arte e tecnologia. A partir do momento em que começou a postar informações sobre Melissa, o acesso do fotoblog de Mari Moon saltou de 70 mil por semana para 140 mil.

Fonte: Por Camila Teich, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 6

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç