Pular para o conteúdo principal

Sustentáveis pelo lucro

Atualmente há uma tendência a um maior controle sobre as corporações. A estrutura de governança corporativa no capitalismo atual aparentemente está mudando com a inclusão direta e indireta dos consumidores, que passam a agir como eleitores, em seus atos de compra e em movimentos sociais. As corporações então se veem constrangidas, mais do que no passado, pela lei e pela mudança de valores de consumidores e gestores. Não se tornaram mais responsáveis ou boazinhas, continuam buscando o lucro, só que agora em um ambiente político, social e institucional muito mais crítico. As empresas se importam com sua sustentabilidade financeira, porém, a própria lógica do capitalismo, a busca do lucro, tão ingenuamente criticada por ambientalistas e críticos de esquerda, transformará o risco em oportunidade, na medida em que as corporações introduzirem em suas estratégias competitivas a agregação de valor social e ambiental ao consumidor. A corporação do século 21 vai criar, pela lógica da busca do lucro, os mecanismos do próprio controle, como um psicopata ciente da necessidade do uso de sua medicação. No futuro, a bondade será lucrativa. Leia e comente o artigo do economista Marcos Fernandes Gonçalves da Silva.





Prêmio Nobel de Economia de 1998, Amartya Sen produziu dois interessantes artigos, um mais recente, e outro, de 2004, que tratam de duas questões que, a meu ver, estão relacionadas: como combinar competição, iniciativa privada, busca do lucro, enfim, capitalismo, com responsabilidade social e ambiental? No primeiro artigo, o mais recente, o tema é a crise de 2008; no segundo, o problema da sustentabilidade em geral. Eles conseguem nos dar algumas pistas para não somente desmitificar a questão da sustentabilidade mas também construir uma visão realista sobre o tema. Particularmente, prefiro o termo sustentabilidade, em vez de responsabilidade social e ambiental. Qual a justificativa para isso? O objetivo deste artigo é exatamente demonstrar não somente a conveniência mas também a razoabilidade de se usar o primeiro termo.

Basicamente, Sen argumenta que a crise de 2008 mostra como devemos voltar às bases do capitalismo, aos seus fundamentos morais, sem perder de vista as virtudes da competição empresarial e da economia de mercado. Nas minhas palavras, não nas dele, a sustentabilidade da economia de mercado e das corporações depende de regulação, da lei, de valores morais e de regras de conduta que visem o bem comum.

A principal instituição do capitalismo é a corporação. Na verdade, quando falamos de corporações levamos em consideração grandes empresas de capital aberto, que possuem, em geral, atuação internacional e operam em ambientes extremamente competitivos e oligopolizados. As empresas, porém, nem sempre se organizaram dessa forma. A estrutura de governança corporativa no capitalismo clássico, aquele que podemos delimitar temporalmente entre o final do século 18 e meados do 19, pressupunha, em geral, empresas com controle familiar do capital, havendo coincidência entre a figura do dono e do gestor. A estrutura de governança não envolve somente esse aspecto mas também, como a sociedade organizada na forma de consumidores, comunidades e acionistas, controla, direta ou indiretamente, as corporações.

CAPITALISMO SELVAGEM - No contexto da formação da economia de mercado, simplesmente não havia nenhuma preocupação com consumidores, trabalhadores, comunidade e meio ambiente. Podemos chamar esse primórdio do capitalismo de “selvagem”. Foi esse sistema que Karl Marx criticou ferozmente. Mas Marx viria a errar, pois o capitalismo mudaria, assim como as empresas.

Ao longo da segunda metade do século 19, as empresas, nas economias que se desenvolviam rapidamente, começaram a abrir cada vez mais seu capital. Nesse momento, acionistas passam a possuir ações, enquanto a gestão fica a cargo de administradores profissionais. Uma barreira, que impedia um controle mais eficiente, porém complexo, das empresas, é rompida.

Até a década de 70, pouca coisa mudou e, entre os “participantes” da empresa, não se incluíam consumidores, trabalhadores e comunidades. Mas, a partir de então, algo de significativo aconteceu, capaz de mudar a face do capitalismo. Movimentos de esquerda, desiludidos com o chamado “socialismo real”, com o comunismo e com as falsas utopias marxistas, abraçam a causa do ambientalismo. O surgimento do partido verde na alemanha é um marco, bem como os movimentos ambientalistas organizados na sociedade civil. As corporações tiveram de se adaptar, inicialmente pela força da lei, ao controle indireto de suas ações e aos interesses organizados dos ambientalistas. Todavia, durante os anos 80 e 90, consumidores e comunidades começaram a exercer maior accountability sobre a ação das corporações.

Atualmente há uma tendência a um maior controle sobre as corporações. Controle esse que se amplifica na medida em que alguns grupos de acionistas se recusam a investir em empresas e setores considerados “moralmente pouco aceitáveis”, seja por causa dos danos ao meio ambiente, seja pela forma como tratam colaboradores, seja por questões políticas e sociais. A estrutura de governança corporativa no capitalismo atual aparentemente está mudando – sim, este processo mal começou, é gerúndio –, com a inclusão direta e indireta dos consumidores, que passam a agir como eleitores, em seus atos de compra e em movimentos sociais.

As corporações continuam as mesmas: buscam o lucro e devem fazê-lo. Contudo, elas se veem constrangidas, mais do que no passado, pela lei e pela mudança de valores de consumidores e gestores. Não se tornaram mais responsáveis ou boazinhas; não devem, a princípio, pensar em outra coisa senão o lucro. O que ocorre é que lidam agora com um ambiente político, social e institucional mais crítico.

Amartya Sen, no primeiro artigo citado, procura argumentar que a crise de 2008 abre espaço para uma discussão sobre os valores dentro do capitalismo e sobre as funções de uma economia de mercado que estão associadas à geração do maior bem-estar coletivo, com a minimização dos malefícios causados pela competição e pela busca do lucro. Passa a ser interesse dos acionistas, e do capitalismo, a sustentabilidade do sistema, no sentido amplo do termo. No segundo artigo citado por sen, o foco é outro – desenvolvimento e meio ambiente – mas está relacionado com o primeiro. O desenvolvimento é a busca de bem-estar máximo, minimizando-se os custos da competição e da busca sem fim do lucro – como a poluição e o aquecimento global. Mas o bem-estar das gerações futuras depende do que é feito no presente. Logo, passar males para as gerações futuras, como a degradação ambiental, é algo imoral. Portanto, as ações das corporações devem ser controladas, se as gerações atuais forem altruístas, para evitar danos futuros.

Este é o ponto: nada muda se a comunidade e os consumidores, bem como os acionistas, não desejarem! Não podemos compartilhar aqui a visão pouco útil, ingênua e, por vezes, cínica, segundo a qual as empresas se importam com “responsabilidade socioambiental”. As empresas se importam com sua sustentabilidade financeira e devem fazê-lo, já que precisam gerar benefícios aos donos do capital, os acionistas. Porém, se serve de consolo, a sustentabilidade das corporações, aparentemente, começa a depender de ações sustentáveis do ponto de vista social e ambiental, pois, do contrário, consumidores e até acionistas as penalizam.

A própria lógica do capitalismo, a busca do lucro, tão ingenuamente criticada por ambientalistas e críticos de esquerda, transformará o risco em oportunidade, na medida em que as corporações introduzirem em suas estratégias competitivas a agregação de valor social e ambiental ao consumidor. A corporação do século 21 – e isso nem marx percebeu – é tão astuta que cria, pela lógica da busca do lucro, os mecanismos do próprio controle, como um psicopata ciente da necessidade do uso de sua medicação.

É falso dizer que as corporações são responsáveis. Verdadeiro é afirmar que elas o são, um pouco a contragosto, no presente. Contudo, no futuro, serão muito responsáveis – e o serão com muita voracidade –, pois a bondade, para elas, será lucrativa. Um bom negócio, enfim.


Fonte: Por Marcos Fernandes Gonçalves da Silva - coordenador do centro de estudos dos processos de decisão da FGV-SP, in Época Negócios


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç