Passei minha infância ouvindo ditados populares. Quem é caipira sabe o reflexo que isso tem na vida da gente. Um apego danado a estas frases feitas que tão bem resumem a sabedoria do povo. Os gurus do marketing que me perdoem, mas acho que elas são imbatíveis e na maioria das vezes ajudam mais que os tantos manuais da vida empresarial que existem por aí.
Outro dia recebi, via email, uma consulta a respeito da pesquisa em comunicação corporativa. Foi quando resolvi misturar alhos com bugalhos e selecionar alguns ditados para esclarecer minha opinião.
2. Onde há fumaça, há fogo.
As corporações emitem sinais para clientes internos e externos, através de diferentes ferramentas: propaganda, relações com a imprensa, eventos, comunicação interna, programas culturais e sociais.
O mercado retribui a mensagem das mais diversas formas. Se repentinamente a mídia muda de comportamento em relação à empresa, é preciso identificar a razão. Se as queixas no SAC aumentam, é necessário estudar os motivos. Se há uma crise causada pela empresa, há que se verificar o seu impacto na imagem da corporação.
Muitas aplicações da pesquisa corporativa auxiliam os profissionais na tomada de decisão. Fique atento aos sinais de fumaça!
* este material foi escrito pela relações públicas Suzel Figueiredo, pesquisadora pós-graduada em Pesquisa de Mercado, Mídia e Opinião/ESPM-SP e mestranda em Ciências da Comunicação/ECA-USP. Ela é diretora da Ideafix Estudos Institucionais e coordenadora do Instituto Aberje de Pesquisas. Contatos pelo suzel.figueiredo@ideafix.com.br .
** esta é uma postagem em rede, então, pra continuar sua leitura, leia a terceira parte no blog Ser.RP. Veja que este post tem o segundo dito popular: o primeiro você encontra no blog O Cappuccino.
Outro dia recebi, via email, uma consulta a respeito da pesquisa em comunicação corporativa. Foi quando resolvi misturar alhos com bugalhos e selecionar alguns ditados para esclarecer minha opinião.
2. Onde há fumaça, há fogo.
As corporações emitem sinais para clientes internos e externos, através de diferentes ferramentas: propaganda, relações com a imprensa, eventos, comunicação interna, programas culturais e sociais.
O mercado retribui a mensagem das mais diversas formas. Se repentinamente a mídia muda de comportamento em relação à empresa, é preciso identificar a razão. Se as queixas no SAC aumentam, é necessário estudar os motivos. Se há uma crise causada pela empresa, há que se verificar o seu impacto na imagem da corporação.
Muitas aplicações da pesquisa corporativa auxiliam os profissionais na tomada de decisão. Fique atento aos sinais de fumaça!
* este material foi escrito pela relações públicas Suzel Figueiredo, pesquisadora pós-graduada em Pesquisa de Mercado, Mídia e Opinião/ESPM-SP e mestranda em Ciências da Comunicação/ECA-USP. Ela é diretora da Ideafix Estudos Institucionais e coordenadora do Instituto Aberje de Pesquisas. Contatos pelo suzel.figueiredo@ideafix.com.br .
** esta é uma postagem em rede, então, pra continuar sua leitura, leia a terceira parte no blog Ser.RP. Veja que este post tem o segundo dito popular: o primeiro você encontra no blog O Cappuccino.
Comentários
MATEUS
Agora tô indo para o quarto Post!!
Juliano Melo.