O Google já possui a marca mais valiosa do mundo, segundo a pesquisa anual Brandz Top 100 Most Powerful Brands divulgada hoje pela consultoria Millward Brown em cooperação com o jornal britânico Financial Times. O valor da marca Google alcança 66,43 bilhões de dólares, com um crescimento de 77% sobre o resultado obtido na mesma pesquisa do ano passado. Somente três outras empresas da lista tiveram crescimento maior: as varejistas Target (88%), Best Buy (113%) e Mark & Spencer (192%). Com o forte crescimento, o Google conseguiu superar líderes da última lista como General Electric (61,88 bilhões de dólares), Microsoft (54,95 bilhões) e Coca-Cola (44,13 bilhões).
No total, as 100 marcas mais valiosas incluídas na pesquisa passaram a valer 1,6 trilhão de dólares em 2007, contra 1,44 trilhão de dólares na pesquisa do ano passado. O levantamento leva em consideração diversos fatores para estabelecer o valor da marca. A consultoria destaca a capacidade da empresa de oferecer produtos ao gosto dos consumidores dos chamados BRICs (grupo de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia e China). No caso de empresas de tecnologia, a Millward Brown informou que as empresas que conseguiram agregar mais valor são aquelas aptas a oferecer produtos convergentes em várias mídias.
Outro tópico que cada vez mais influencia o valor das empresas são as ações de responsabilidade social. Entre companhias que sabidamente contribuem para o aquecimento global, como petrolíferas ou montadoras, por exemplo, a divulgação de ações ou prioridades futuras para combater o problema climático ajuda as empresas a conquistarem a admiração dos consumidores. Já entre empresas de fast food, a consultoria considera importante a divulgação de medidas para tornar seus produtos mais saudáveis.
A pesquisa entrevistou mais de 1 milhão de consumidores e inclui 39 mil marcas de todo o mundo. Apesar da maioria das empresas incluídas no estudo estarem presentes no Brasil, nenhuma delas tem capital nacional.
Fonte: http://portalexame.abril.com.br
No total, as 100 marcas mais valiosas incluídas na pesquisa passaram a valer 1,6 trilhão de dólares em 2007, contra 1,44 trilhão de dólares na pesquisa do ano passado. O levantamento leva em consideração diversos fatores para estabelecer o valor da marca. A consultoria destaca a capacidade da empresa de oferecer produtos ao gosto dos consumidores dos chamados BRICs (grupo de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia e China). No caso de empresas de tecnologia, a Millward Brown informou que as empresas que conseguiram agregar mais valor são aquelas aptas a oferecer produtos convergentes em várias mídias.
Outro tópico que cada vez mais influencia o valor das empresas são as ações de responsabilidade social. Entre companhias que sabidamente contribuem para o aquecimento global, como petrolíferas ou montadoras, por exemplo, a divulgação de ações ou prioridades futuras para combater o problema climático ajuda as empresas a conquistarem a admiração dos consumidores. Já entre empresas de fast food, a consultoria considera importante a divulgação de medidas para tornar seus produtos mais saudáveis.
A pesquisa entrevistou mais de 1 milhão de consumidores e inclui 39 mil marcas de todo o mundo. Apesar da maioria das empresas incluídas no estudo estarem presentes no Brasil, nenhuma delas tem capital nacional.
Fonte: http://portalexame.abril.com.br
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