Pular para o conteúdo principal

Randall: interatividade é a palavra de ordem

Randall Rothenberg, CEO do Interactive Advertising Bureau (IAB), abriu o segundo dia de palestras do Marketing Show 2007 detalhando o comportamento do consumidor, as necessidades dos marqueteiros, as inovações publicitárias e o comportamento das empresas de mídia diante das novas formas de comunicação digital e da interatividade.

"O futuro da publicidade e do marketing já está acontecendo e é vital que mídias e empresas se adaptem agora para esse futuro", disse o CEO.

Segundo dados do IAB, os consumidores americanos cada vez mais consomem a mídia digital, ultrapassando a televisão, principalmente os jovens. "E eles são o futuro do mercado consumidor", comentou.

Na era da interatividade, o meio é a mensagem. 35% dos jogos de PC são feitos on-line, 28% da leitura de jornais é feita on-line, 15% da leitura de revistas é feita on-line e 12% da escuta de músicas é feita on-line.

De acordo com a pesquisa do IAB, o conteúdo gerado pelo usuário é o grande motor da fragmentação de mídia. 92% da juventude on-line, entre 13 e 21 anos, visualiza o conteúdo gerado por usuários, 35% de todos os usuários da internet colocaram conteúdo, seja em blogs, próprias páginas ou compartilhamento de foto e vídeo.

"Isso significa que criamos uma mídia fragmentada onde o talento de conseguir audiência é mais importante do que ter conteúdo e possuir uma rede para distribuí-lo. E o desafio para empresas e para marqueteiros é saber como navegar nesses novos espaços de mídia", falou o executivo.

O que atrai o consumidor à mídia digital é a oportunidade de controlar o ambiente, principalmente sobre a publicidade.

Nos Estados Unidos, 55% dos donos e usuários de Tivo ou DVR disseram que o dispositivo teve grande impacto positivo na vida. E 92% dos donos de DVR disseram que pulam os comerciais.

A mesma pesquisa revela que 70% dos consumidores gostam de produtos que bloqueiam a publicidade e 55% pagariam mais para receber um marketing mais personalizado. "Essa é realmente a mensagem que deve ser ouvida. Não é que odeiem a publicidade, eles só gostam dela quando é diretamente relevante às necessidades do momento", comentou.

Antes a publicidade era só mídia de venda, cujo conteúdo era empurrado para o consumidor, não importando o interesse, o momento de vida e o comportamento dele. Hoje, as pessoas já não aceitam e não gostam de ser "assaltadas" pela comunicação que não é de sua escolha.

Porém, muitos segmentos da indústria e do varejo ainda não entenderam essa mudança de comportamento. Por exemplo, nos Estados Unidos mais de 1/5 das decisões de compra de carro são influenciadas pela internet, mas somente 2% das empresas automotivas gastam com publicidade on-line.

A maioria das empresas desse setor tem décadas de confiança na mídia tradicional. Para Rothenberg, por mais difícil que seja mudar a direção do barco, é impossível ignorarem essa nova realidade.

Diante desse novo cenário, as principais lacunas que os marqueteiros vêem são análises do ROI, insights do consumidor para melhorar negócios e produtos, e mídia e envio de mensagens, "um reflexo da complexidade de mídia, a partir do crescimento da internet, da tv digital e de outras mídias digitais", comentou.

De acordo com Randall um novo tipo de liderança de marketing está ascendendo, partindo do tático para o estratégico.

No plano estratégico, surge o Super-CMO, que direciona a estratégia, o desenvolvimento comercial e as inovações da marca, impulsiona a agenda de capacidade de marketing e o ROI, e alinha as unidades de negócio com a agenda da empresa.

Partindo para algo mais tático, aparece o consultor-chefe de marketing, cuja tarefa é comandar o marketing corporativo, alinhar o marketing das divisões com o marketing corporativo e coordenar as melhores práticas.

A última nova figura é o czar dos serviços de marketing. Totalmente no plano tático, ele comanda um pequeno staff corporativo, gerenciar os serviços centralizados e coordena as relações com fornecedores.

Os Super-CMO´s e suas equipes também combinam capacidades de novas maneiras diante do novo cenário de marketing. Algumas chegam a criar agências dentro da própria empresa.

Toda essa movimentação, na verdade, trata de quatro novos rumos para o marketing: busca de envolvimento maior de duas vias, para captar a atenção do consumidor e aumentar a relevância; criar métricas comerciais para vincular os gastos com mídia à venda de produtos; investir na corrida por insights do cliente para aumentar a eficácia do envio de mensagens e do mix de gastos; agir para impulsionar a eficácia e rendimento.

No campo da publicidade, a campanha 360º será regra, e com ampla participação da mídia alternativa. "Há mais e mais interesse em usar esse tipo de campanha sem utilizar a televisão, customizando de acordo com os valores e perfil do consumidor".

Além da publicidade e da internet, esse novo cenário que privilegia a interatividade abre fronteiras para que marqueteiros façam experiências com novas mídias nos pontos de venda.

Nas agências, segundo Randall, a revolução ocorre com a criação de novas capacidades para atender as necessidades dos marqueteiros. Nesse caminho, elas criam serviços de consultoria, integram mídia tradicional e abaixo da linha, desenvolvem novas fontes de obter insights do consumidor e criam novas métricas de envolvimento.


Fonte: Por Tatiana Alcalde, in www.consumidormoderno.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç