Pular para o conteúdo principal

Branding e capitalismo financeiro

Transcrevo a íntegra do artigo "Branding e capitalismo financeiro", escrito por Ricardo Guimarães, Presidente da Thymus Branding, e publicado no site da revista Meio & Mensagem. Vale a pena conferir o que o autor descreve sobre Branding como uma filosofia de gestão dos ativos tangíveis e intangíveis de uma organização.


"A conciliação entre metas de curto e longo prazos, entre ganhos financeiros imediatistas e relacionamentos duradouros parece estar corroendo por dentro os modelos de gestão e os modelos mentais que nos trouxeram com relativa tranqüilidade até o início do Século 21.

Martin Wolf, colunista do Financial Times, no artigo “Uma nova revolução capitalista”, publicado pelo Valor de 28/06, descreve o fato:

“Grande parte do cenário institucional de duas décadas atrás — elites empresariais nacionais independentes umas das outras, controle gerencial estável sobre as companhias e relacionamentos de longo prazo com instituições financeiras — está desaparecendo da história econômica. O que temos, em vez disso, é o triunfo do mundial sobre o nacional, do especulador sobre o administrador e do financista sobre o produtor. Estamos testemunhando a transformação do capitalismo gerencial de meados do Século 20 em um capitalismo financeiro mundial.”

Por trás dessa transição, três fatos fundamentadores, segundo o mesmo Wolf: a globalização da atividade econômica, a liberalização e o progresso da tecnologia da computação e da comunicação. O resto é coadjuvante ou conseqüência.

Não por acaso, esses três fatos também fundamentam o surgimento da demanda do Branding como uma filosofia de gestão dos ativos tangíveis e intangíveis de uma organização. Isto é, a busca pelo instrumental do Branding é uma reação dos empreendedores/gestores que, sentindo-se ameaçados pela volatilidade do mercado de capitais e pela pressão por ganhos imediatistas, se perguntam onde está o valor do que eles estão de fato criando.

Sem dúvida, o Branding pode ajudar ao incluir no foco da gestão dos resultados correntes as garantias de resultados futuros, capacitando a empresa a monitorar seus intangíveis com mais método e disciplina.

Enquanto isso, aqui e ali surgem protestos sobre a “atenção excessiva aos resultados de curto prazo que prejudica a economia e favorece os fundos agressivos e as firmas de participações em empresas” como disse recentemente William Donaldson, ex-presidente da Securities Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos, em nome de um grupo de representantes da Shell, da Chevron e da Pfizer, além do Goldman Sachs e do Morgan Stanley.

Pelo que li sobre o assunto, os protestos procedem, mas pouco conseguirão mudar a volátil realidade do novo capitalismo financeiro.

Estamos, sim, entrando em nova etapa da civilização em que a velocidade, a leveza, o provisório (a vida em beta), o imediatismo marcarão a nova dinâmica de criação e gestão de valor na sociedade e nos mercados. Independentemente de ser bom ou ruim — eu acho bom —, essa é a realidade.

Como se trata de um momento de transição — do capitalismo gerencial para o capitalismo financeiro—, as coisas não funcionam mais como funcionavam nem funcionam ainda como vão funcionar. É, sem dúvida, uma fase perigosa, porque muitos gestores estão usando instrumentos antigos para lidar com a nova realidade, o que poderá resultar em uma ineficiência vital para a empresa.

E, pior, profissionais e freqüentadores do mercado de capitais, imaturos e inconseqüentes, deslumbrados com as possibilidades do jogo da nova realidade, cheios de informações e tecnologia mas carentes de visão e propósito, podem quebrar o brinquedo novo e causar à economia e à sociedade estragos como aqueles que sempre acontecem quando ocorre um grande descompasso entre a realidade material dos mortais empreendedores/consumidores e a realidade virtual do mercado financeiro.

Não acredito que a volatilidade seja ruim em si. Ela é apenas uma dinâmica mais complexa e veloz para a qual nossos modelos mental e de gestão não foram preparados, daí a necessidade de cautela e humildade na transição.

Acredito na evolução do capitalismo — do capitalismo gerencial e de mercado para o capitalismo financeiro mundial. Identifico por trás dessa história a crescente interdependência entre as variáveis do cenário determinando as crescentes complexidade, incontrolabilidade e imprevisibilidade do futuro.

É um quadro desafiador porque demanda uma mudança para uma mentalidade que seja capaz de integrar uma visão de longo prazo no resultado de curto.

Só entendendo que viagem é essa poderemos nos equipar melhor, pessoal e organizacionalmente, para usufruir do viajar de curto em curto, seja qual for o destino que essa aventura nos reserva no longo.

O Branding diz que o gerenciamento da marca é diferente do gerenciamento da empresa porque, enquanto essa se pauta em resultados segundo o ano fiscal, que é uma ficção criada para disciplinar a gestão, a marca se pauta na vida real onde o valor e a atratividade da marca se materializam a cada experiência, a cada dia, a cada consumo, a cada emprego, a cada contrato; e nunca fecha para balanço. Afinal, as pessoas não encerram o trimestre nem o ano fiscal. Isto é, na vida real não existe longo prazo, só o curtíssimo, em uma conquista dia a dia, hora a hora, vez a vez.

O Branding vem capacitar a gestão para essa realidade de curtos, por isso resulta em valor consistente no mercado de capitais, seja ele pautado pelo curto ou pelo longo.

É uma boa dica para nós, contemporâneos do Século 21, que não teremos a opção de não integrar os objetivos do longo no resultado de curto prazo".


Fonte: Por Ricardo Guimarães, in www.meioemensagem.com.br

Comentários

Marcia Ceschini disse…
oi Fábio, gostei desse assunto e do debaixo..só faltou o link para o blog indicado ;)
E vc já seu sobre CIP (Comunicação de Interesse Público)? casa bem com o assunto abordado no texto sobre RP. Tem um post no meu blog.
Abraços e boa semana.
:*

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç