Pesquisa realizada pela Market Analysis, em parceria com o Instituto Akatu, analisou o comportamento dos consumidores e sua preocupação com a certificação ambiental na hora da compra. O estudo ouviu moradores de 11 cidades das cinco regiões do país.
O resultado revelou as ações efetivas da população no que diz respeito à proteção ambiental, e não apenas a opinião sobre o tema. Entre os consumidores considerados ‘mais conscientes’, 22% afirmam verificar se o produto apresenta certificação ambiental antes de comprar. Já entre a população em geral, esse número cai para 12%.
”Durante as entrevistas, muitos consumidores afirmaram que ao comprar produtos de origem florestal, verificam se estes possuem certificação que garanta que a extração não causou danos ao meio ambiente”, aponta Fabián Echegaray, diretor geral da Market Analysis.
O estudo também levantou quais os certificados mais conhecidos pela população, em primeiro lugar, com 65% dos votos, ficou a marca que identifica os produtos reciclados. Entre os mais citados ficaram o ISO 9001, o selo da Fundação Abrinq e o ISO 14001.
“Um sistema estruturado, baseado nas certificações de sistemas como a ISO 14001, possibilita a uma organização acompanhar e assegurar sua conformidade com requisitos de legislação ambiental cada vez mais complexos, otimizando o uso de seus recursos e minimizando seu impacto sobre o meio-ambiente”, afirma Marco Roque, diretor-geral da UL para a América Latina. ”Esta certificação permite uma análise criteriosa, cuja finalidade é reduzir o desperdício de materiais, energia e custos inerentes”, explica.
A pesquisa aponta ainda que, quanto maior o grau de consciência do consumidor, maior sua disposição em mobilizar outros cidadãos a comprar produtos de empresas que têm atitudes conscientes. “É possível notar uma mudança comportamental no Brasil, com pessoas socialmente responsáveis e realmente engajadas, porém, é um processo lento e cultural. Os brasileiros não costumam punir as companhias que não aderem a esses valores”, finaliza Echegaray.
Fonte: www.consumidormoderno.com.br
O resultado revelou as ações efetivas da população no que diz respeito à proteção ambiental, e não apenas a opinião sobre o tema. Entre os consumidores considerados ‘mais conscientes’, 22% afirmam verificar se o produto apresenta certificação ambiental antes de comprar. Já entre a população em geral, esse número cai para 12%.
”Durante as entrevistas, muitos consumidores afirmaram que ao comprar produtos de origem florestal, verificam se estes possuem certificação que garanta que a extração não causou danos ao meio ambiente”, aponta Fabián Echegaray, diretor geral da Market Analysis.
O estudo também levantou quais os certificados mais conhecidos pela população, em primeiro lugar, com 65% dos votos, ficou a marca que identifica os produtos reciclados. Entre os mais citados ficaram o ISO 9001, o selo da Fundação Abrinq e o ISO 14001.
“Um sistema estruturado, baseado nas certificações de sistemas como a ISO 14001, possibilita a uma organização acompanhar e assegurar sua conformidade com requisitos de legislação ambiental cada vez mais complexos, otimizando o uso de seus recursos e minimizando seu impacto sobre o meio-ambiente”, afirma Marco Roque, diretor-geral da UL para a América Latina. ”Esta certificação permite uma análise criteriosa, cuja finalidade é reduzir o desperdício de materiais, energia e custos inerentes”, explica.
A pesquisa aponta ainda que, quanto maior o grau de consciência do consumidor, maior sua disposição em mobilizar outros cidadãos a comprar produtos de empresas que têm atitudes conscientes. “É possível notar uma mudança comportamental no Brasil, com pessoas socialmente responsáveis e realmente engajadas, porém, é um processo lento e cultural. Os brasileiros não costumam punir as companhias que não aderem a esses valores”, finaliza Echegaray.
Fonte: www.consumidormoderno.com.br
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