Pular para o conteúdo principal

Perfil das mães nordestinas

Mais da metade das mulheres nordestinas (55%) são mães. Diante dessa realidade, o IBOPE Mídia desenvolveu um estudo para traçar o perfil das “Mães Contemporâneas do Nordeste”. Essas mulheres convivem com uma exaustiva jornada de ser mãe, profissional bem-sucedida e dona de casa. A análise é baseada em diversos estudos regulares do IBOPE Mídia, além de uma pesquisa especial sobre as Mães Contemporâneas, que ouviu as mulheres de 10 anos ou mais das nove principais regiões metropolitanas do Brasil (Recife, Fortaleza, Salvador, Belo Horizonte, Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba) e interior das regiões Sul e Sudeste.

Das mulheres nordestinas pertencentes às classes DE, 63% têm filhos, enquanto nas classes AB, 45% são mães. A idade média das mães no Brasil é de 38 anos; no caso das mães nordestinas é de 36 anos. Na região, 61% das mães têm até 24 anos. No Brasil inteiro, este percentual cai para 47% .

Praticamente metade das mães nordestinas não vive com companheiros e não é casada. A maior parte dessas mulheres é chefe de família; 52% delas dedicam-se a atividades profissionais. Destas, 39% estão no setor informal de trabalho, 34% são autônomas, 10% são donas do próprio negócio. Entre as mães que não trabalham, 28% estão desempregadas.

Do total das mães nordestinas, 80% consideram difícil conciliar trabalho, maternidade e casamento. Para as mães que trabalham, ter uma ocupação significa realização pessoal (90%), independência (83%) e proporciona o contato com pessoas diferentes (86%). Porém, 59% das mães nordestinas gostariam de se dedicar somente aos filhos. Na média nacional, este índice cai para 55%.

Lar doce lar
Para a maior parte das mães brasileiras, a casa é considerada o melhor lugar do mundo. Em geral, elas preferem passar uma noite calma em casa a sair, têm prazer em receber os amigos e não abrem mão do conforto. A cozinha é parte fundamental do dia-a-dia. Para elas, o ato de cozinhar é fascinante e transcende a alimentação.

As mães nordestinas que não trabalham rejeitam menos as tarefas domésticas do que as que trabalham fora, mas ambas concordam que cuidar da casa e dos filhos cansa mais do que trabalhar fora (85%). Os homens de Recife se destacam na divisão das tarefas domésticas em relação à média brasileira. Por conta disso, 71% das mulheres dessa cidade concordam que podem contar com seus parceiros em qualquer situação.

A grande família

No Nordeste, a média de moradores por domicílio é de quatro pessoas. As gestações de 56% das mães do Brasil foram planejadas. Na região do nordeste, as mães de Salvador são as mais planejadas (59%) e as de Recife, menos (51%).

Em 16% dos lares há a presença de ajudantes domésticas. Desse total, 53% são mensalistas. Dentre as mães nordestinas que trabalham, esse número sobe para 72%, ante 64% do Brasil.

Ao contrário do que acontece no Brasil, a sensação de felicidade ao aproveitar o tempo com a família é maior entre as mães nordestinas que trabalham do que entre aquelas que não trabalham.

Mesmo com tantas atribuições e responsabilidades, quase todas as mães nordestinas se consideram felizes (92%). Ainda assim, grande parte delas gostaria de mudar de vida (82%), desejo acentuado entre as mães de Recife (89%). As mães nordestinas são mais satisfeitas com a sua aparência (82%), frente à média de 76% dos demais estados brasileiros.

Um outro aspecto importante identificado pelo estudo foi que as mães nordestinas que trabalham estão muito mais atentas aos cuidados estéticos, desde sua forma física até o preparo de refeições saudáveis, do que a média nacional. Por exemplo, 81% dessas nordestinas usam maquiagem, enquanto que nos demais estados brasileiros este índice cai para 54%. O mesmo acontece quando se considera o uso de esmalte (79% das nordestinas contra 56% da média nacional) e perfume (88% no Nordeste contra 78% nos demais estados brasileiros).

Hora das compras

Nas compras, as mulheres de forma geral são impulsivas. A maioria gosta de variar as marcas, trocam idéias com amigos sobre as compras e valorizam produtos de higiene pessoal. Para as mães do Nordeste, o preço é um fator determinante; elas fazem pesquisas antes de comprar e lêem os rótulos dos produtos.

As mães que trabalham do nordeste fazem planejamento e preferem pagar a prazo. Nem sempre se interessam pelas marcas dos produtos, mas são fiéis às marcas que gostam, além de dar importância a produtos que facilitem o dia-a-dia. Além disto, os filhos influenciam nas compras da casa.

Já as mães que não trabalham sentem prazer em comprar. Elas pedem opinião de outras pessoas e confiam na imagem que a propaganda passa dos produtos. Preferem as marcas divertidas e experimentam as novas.

“Neste levantamento, o aspecto que mais nos surpreendeu foi a satisfação das mães nordestinas com a vida de maneira geral. Em relação às mães do Brasil, as mães nordestinas se consideram mais felizes e estão mais satisfeitas, tanto com a aparência quanto com a sua vida sexual. Porém, conciliar maternidade, trabalho e casamento é um desafio diário para a grande marioria delas”, concluiu Dora Câmara, diretora comercial do IBOPE Mídia.


Fonte: Ketchum Estratégia, Assessoria de Imprensa do Grupo IBOPE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç