Pular para o conteúdo principal

Relacionamento: uma questão de "química"

Problemas de relacionamento são o estopim para 10% dos desligamentos de executivos. Quando usou sua ciência na composição da dinamite, na segunda metade do século XIX, o químico sueco Alfred Nobel não suspeitava da estreita analogia entre o seu invento e o potencial explosivo que algumas relações de trabalho ganhariam, mais de um século depois. Hoje, as diferenças entre estilos e as dificuldades de relacionamento profissionais podem ser tão destrutivas a uma carreira quanto o TNT. Quando não administrada, a falta de química no ambiente de trabalho pode virar nitroglicerina pura, com potencial explosivo para detonar uma trajetória profissional.

Uma prova de que o problema vem se acentuando nos últimos anos consta em pesquisa da DBM Consultoria. Segundo o estudo, a "química" - entendida como os problemas de relacionamento na equipe - aparece como terceiro maior fator para o desligamento de gerentes, superintendentes, diretores, vice-presidentes e presidentes de companhias dos mais diversos portes no Brasil.

À frente da química, apenas os processos de reestruturação, fusões e aquisições (responsáveis por 54%) e de redução de quadro (16% do total). "As pessoas tratam como normais os desligamentos motivados por ausência de química, mas trata-se de um custo muito elevado, tanto para as empresas quanto para os profissionais perderem seus laços por conta de um item que poderia ser gerenciado", avalia o presidente da DBM Brasil e América Latina, Marcelo Cardoso.

Segundo ele, as empresas precisam buscar soluções rápidas para o problema, sob pena de sofrerem prejuízos, entre eles a perda de bons profissionais. "As migrações causadas por reestruturações, fusões ou necessidade de corte são muitas vezes motivadas por fatores externos, que não podem ser administrados pela companhia. Mas, no caso da química, há possibilidade de monitorar melhor o relacionamento entre executivos e time para evitar perdas desnecessárias de talentos", afirma o consultor.

Conforme o headhunter Robert Wong, sócio-diretor da P&L e Robert Wong Consultores Associados, da mesma forma que as empresas saem perdendo, os profissionais também correm o risco de que a falta de química culmine de maneira negativa para eles mesmos. "Quando há química positiva, a situação pode ser boa para todos. Mas quando não há, isso pode ou não prejudicar o trabalho."
Na opinião do consultor, o comportamento do profissional diante da falta de compatibilidade será determinante para o desfecho da situação. "Dependerá da atitude tomada. Se for positiva, cria-se uma oportunidade de melhoria. Se for negativa, cria-se um problema", assegura.

Segundo Wong, quando detectar a falta de química, especialmente, com um superior hierárquico, o profissional deve tentar minimizar a situação. Para isso, precisará de habilidades como auto-estima e auto-crítica. "Temos uma série de inseguranças, como a vontade de querer agradar o chefe. Precisamos de auto-validação. Não trabalhamos para o chefe. Trabalhamos para a empresa, para o cliente, para a obtenção de resultados."

Por esta ótica, explica o consultor, a dedicação ainda maior ao cumprimento das tarefas pode ser positiva, transformando o limão da falta de compatibilidade em uma limonada - o melhor desempenho profissional. "É preciso focar no resultado. Não posso controlar a variação do dólar, a flutuação do câmbio. Só posso cuidar das minhas atitudes. Fazendo isso, posso aproveitar bem as oportunidades profissionais."
Apontar a química como fator para algum possível insucesso, segundo o consultor, é como culpar o outro pelo problema. "Se a gente deixar que isso nos afete, isso vai nos afetar. E aí cai na situação que, eventualmente, o chefe pode querer: a gente deixa de ser comprometido, não se mostra tão interessado e dá razões para uma possível demissão."

A consultora sênior da Carrer Center, Mara Turolla, afirma que a incompatibilidade com os superiores é das situações mais determinantes para a saída dos profissionais. "As pessoas entram por causa da empresa e saem por causa do chefe. Mas se o chefe é bom, mesmo quando não satisfeitas com a empresa, elas podem até continuar."

Segundo ela, para evitar futuros problemas com a química, depois de participar de uma entrevista de emprego, o profissional deve avaliar bem se aceita ou não o cargo, com base no que conseguiu perceber durante o primeiro contato. "O processo de seleção é meio artificial, com os dois lados tentando mostrar o seu melhor. Esse intangível deve ser analisado desde o começo. Se o estilo da empresa ou do chefe for muito diferente, o profissional deve pensar muito bem se vale a pena aceitar o trabalho"

Mas a química não pode ser apenas um fator de desligamento. Ao contrário. Pode resultar em parcerias duradouras e produtivas. Quando atuava na Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró-Genéricos), a executiva Vera Valente levou algum tempo até encontrar a profissional que buscava para ocupar um cargo técnico, cujas atribuições interferiam diretamente em seu posto de diretora executiva. A dificuldade persistiu até a seleção de Katherine Ruas para a função.
Segundo Vera, a consistência e a firmeza de Katherine nas respostas foram fundamentais para a escolha. "Tem essa coisa do primeiro contato, de ver como a pessoa olha no seu olho. Foi um pouco de ‘olho no olho’ e de confiar no que ela estava falando. Uma coisa é o que está no currículo, outra é quando começa o trabalho. Mas geralmente essa primeira impressão se confirma comigo."

E a executiva, que em fevereiro assumiu a presidência da Prevsaúde, garante não ter se enganado. Há cerca de um mês, com a saída de Katherine da Pró-Genéricos, contratou a fiel escudeira como gerente de relacionamento com a rede de farmácias. "Temos uma boa forma de trabalhar juntas. Preciso de uma pessoa em que possa confiar e que arregace as mangas comigo, faça tudo bem alinhado e dentro do mesmo foco. Se a pessoa for só técnica, não adianta. Precisa transformar o conhecimento em ação."

Na opinião de Cardoso, da DBM, a diferença de perfis, bastante comum nas corporações atuais, pode ser um fator positivo, evidentemente, quando bem gerenciada. "Realmente, é um luxo caríssimo deixar que a química seja uma barreira para a formação de melhores times. É da diferença entre os perfis dos integrantes de um time que nasce um grupo capaz de dar resultados sustentáveis", reflete.

Estudo complementar da DBM apontou a valorização crescente no mercado de profissionais com competências como a aptidão para estabelecer relações adultas e saudáveis e a capacidade de persuasão e criação de elos psicológicos com os times. Conforme o levantamento, profissionais que conquistam um novo trabalho de forma mais rápida são os que mostram habilidades como extroversão, independência, capacidade de resolução, de controle e de adaptação. "Muitas companhias já vêm sentindo a iminência de um ‘apagão de talentos’ e, por isso, começam a atuar para minimizar o problema de relacionamento", afirma Cardoso.

Kicker: É desperdício deixar que as dificuldadesde relacionamento sejam uma barreira à formação dos melhores times, aponta consultor
Kicker2: Se a atitude diante do conflito for positiva, criam-se oportunidadesde melhoria. Mas se for negativa, criam-se problemas


Fonte: Por Marcelo Monteiro, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 9

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç