Pular para o conteúdo principal

Responsabilidade sócio-ambiental e motivação da equipe

Deixar o funcionário motivado e ainda estimulá-lo a ajudar não apenas a preservar o meio ambiente, mas também a construir uma sociedade mais igual. Estes são desafios que a D/Araújo Comunicação se propõe a superar diariamente. Todos os funcionários participam de sessões de massoterapia e auxiliam, por meio de uma parceria com a Fundação Irmão Joaquim, cerca de 1.200 crianças com a reciclagem do papel utilizado na empresa. Além disso, a agência oferece lanche da tarde e realiza reuniões internas de estímulo ao conhecimento.

Preocupada com a qualidade de vida de seus profissionais e com o intuito de manter um ambiente harmonioso dentro da empresa, a D/Araújo disponibiliza serviço de massoterapia a todos os seus quarenta funcionários. Desde março, a equipe recebe atendimento na própria agência por uma profissional com 18 anos de experiência. A massoterapeuta Adriana Mayeves de Oliveira, que possui formação em fisiologia e anatomia, explica que a função da massagem é aliviar a tensão. “Ela também possui função terapêutica, melhorando problemas como insônia, torcicolo, má circulação e ainda age preventivamente contra lesões por esforço repetitivo”, explica. Música relaxante, óleo e essências estão entre os recursos para estimular os sentidos e potencializar os efeitos da massagem.

Ubiratan Andrade, diretor administrativo-financeiro da D/Araújo, afirma que já foi possível perceber melhora em relação ao bem-estar individual e no relacionamento entre os colegas. “As atividades do dia-a-dia ficam mais leves. Isto faz um bem enorme para o ambiente de trabalho e, além de tudo, reduz as chances de afastamento por doenças causadas por estresse”, afirma.

A massoterapia é apenas um dos investimentos que a D/Araújo fez para melhorar o ambiente corporativo. Daniel Araújo, presidente da agência, decidiu apostar também no Feng Shui, a técnica oriental de harmonização de ambientes. “Encomendamos um estudo com uma profissional e detectamos algumas áreas que precisavam ser melhoradas. Fizemos algumas modificações, como aplicações de cristais em pontos estratégicos, e estamos notando a diferença. A equipe está com mais harmonia e energia e os resultados já começam a aparecer”, comemora Araújo.

A preocupação com o bem-estar da equipe estende-se também ao lanche da tarde, uma iniciativa rara em empresas de qualquer área de atuação. Oferecida há pelo menos cinco anos pela agência, a refeição é um momento de descontração e também de confraternização da equipe. “Entre 15h30 e 18h, nossos profissionais têm liberdade para fazer uma pausa para o lanche e retornar às atividades muito mais dispostos”, explica Juliana Bortoluzzi, gerente administrativa.

O cuidado com os funcionários inclui atividades de estímulo ao conhecimento e troca de informações. Desde agosto de 2005, periodicamente, a agência promove a Sessão Pipoca, uma reunião interna que traz temas pertinentes aos negócios da agência e de seus clientes. “Já abordamos muitos assuntos relacionados a inovações do mercado publicitário mundial tanto quanto curiosidades e notícias sobre os segmentos que atendemos”, explica Michelle Araújo, gerente do Centro de Informações da agência. “O objetivo é manter a equipe atualizada e gerar novas idéias”.

Responsabilidade sócio-ambiental - Outra questão importante relacionada à responsabilidade sócio-ambiental da empresa é o destino do lixo produzido internamente. A equipe da D/Araújo realiza a separação do lixo – revistas, jornais, papelaria - e doa para a Fundação Irmão Joaquim, que atende cerca de 1.200 crianças carentes de Florianópolis. “As doações de papel realizadas pelas empresas, além de ajudar na preservação do meio ambiente, fazem com que as crianças que atendemos tenham cinco refeições diárias, acompanhamento educacional e um futuro mais promissor”, explica Eliane Teixeira, auxiliar administrativa da Fundação.

Ubiratan Andrade acredita que o projeto de reciclagem, além de ajudar a Fundação, também conscientiza e cria uma cultura de reciclagem nos funcionários. “Abordamos o tema da reciclagem do lixo na Sessão Pipoca, com o objetivo de estimular nossa equipe a propagar este hábito em seus condomínios e redes de relacionamento”, afirma.

Além da doação, todo o material de expediente utilizado na agência é de papel reciclado. “Mudamos nossa papelaria e estamos muito satisfeitos em saber que dessa forma também contribuímos para a preservação do meio ambiente”, conclui Ubiratan.


Fonte: sapesc.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç