A partir de hoje e durante todo o fim de semana estarei postando breve resumo das palestras realizadas no III Fórum de Marketing de Curitiba, realizado nos dias 15 e 16 de agosto na capital paranaense. Fique atento e confira o que de melhor aconteceu no evento. Abaixo a síntese da palestra ministrada por Rosana Dias, diretora de Comunicação da Embraer. Confira:
Para Rosana Dias, diretora de Comunicação Externa da Embraer, o segredo da eficiência da comunicação corporativa em qualquer empresa é a integração e a equiparação entre os diferentes setores da empresa.
“Cada setor é responsável por um determinado assunto e dentro do conjunto de uma empresa, eles devem trabalhar integrados, como parceiros, jamais como competidores”, destaca a executiva, que comanda a área de Comunicação Externa de uma das poucas multinacionais brasileiras que direciona a política para o restante das suas unidades no mundo distribuídas nos Estados Unidos, Europa e Ásia.
O gerenciamento de crises foi o tema predominante da palestra. Durante sua apresentação, e após, enquanto respondia às perguntas da platéia, Rosana Dias destacou a importância das empresas manterem departamentos de comunicação ativos, atentos e à disposição da imprensa, principalmente nos momentos de crise.
”Mesmo que não haja uma resposta oficial, mesmo que não seja possível divulgar uma informação, é importante que os jornalistas tenham contato com o departamento de comunicação da empresa. É importante que o canal de comunicação esteja aberto porque quando o assunto é delicado, é sempre melhor dar uma resposta, mesmo que ela seja curta ou padronizada. Nestas situações, fugir não é uma boa opção”.
A mediação da sessão de perguntas foi mediada pela jornalista Sonia Marques, Gerente de Comunicação do Grupo Positivo, além de André Caldeira, idealizador do evento e atualmente vice-presidente de Tecnologia Educacional da Positivo Informática.
Fonte: III Fórum de Marketing de Curitiba
Para Rosana Dias, diretora de Comunicação Externa da Embraer, o segredo da eficiência da comunicação corporativa em qualquer empresa é a integração e a equiparação entre os diferentes setores da empresa.
“Cada setor é responsável por um determinado assunto e dentro do conjunto de uma empresa, eles devem trabalhar integrados, como parceiros, jamais como competidores”, destaca a executiva, que comanda a área de Comunicação Externa de uma das poucas multinacionais brasileiras que direciona a política para o restante das suas unidades no mundo distribuídas nos Estados Unidos, Europa e Ásia.
O gerenciamento de crises foi o tema predominante da palestra. Durante sua apresentação, e após, enquanto respondia às perguntas da platéia, Rosana Dias destacou a importância das empresas manterem departamentos de comunicação ativos, atentos e à disposição da imprensa, principalmente nos momentos de crise.
”Mesmo que não haja uma resposta oficial, mesmo que não seja possível divulgar uma informação, é importante que os jornalistas tenham contato com o departamento de comunicação da empresa. É importante que o canal de comunicação esteja aberto porque quando o assunto é delicado, é sempre melhor dar uma resposta, mesmo que ela seja curta ou padronizada. Nestas situações, fugir não é uma boa opção”.
A mediação da sessão de perguntas foi mediada pela jornalista Sonia Marques, Gerente de Comunicação do Grupo Positivo, além de André Caldeira, idealizador do evento e atualmente vice-presidente de Tecnologia Educacional da Positivo Informática.
Fonte: III Fórum de Marketing de Curitiba
Comentários