As diversas formas de obter melhoras na imagem empresarial, indicando diferenças de marca e reputação, além de instrumentos para medição de resultados, foram tema da palestra “A construção de índices de imagem e reputação – questões, alcances e limites”, que a diretora-presidente da CDN Estudos & Pesquisas, Cristina Panella, apresentou no 10º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa.
Difundir e fortalecer as marcas das empresas foram os pontos principais da palestra. Panella afirmou que não se pode ficar sujeito apenas às opções comuns oferecidas pelas agências de propaganda, “Através do marketing se obtém aumento de mercado e visibilidade em diversos elementos. Contudo, para criar uma reputação conceituada é necessário um relacionamento com o cliente, que inicie e resulte em juízo”.
Segundo ela, a reputação é criada através da história e relacionamento da empresa ou produto. Para avaliar esse conceito a FGV desenvolveu um ranking, o Índice Grau de Reputação. “Por meio dele, é possível classificar as práticas éticas da empresa com o meio ambiente, tratamento do consumidor, entre outras, indicando a imagem da empresa junto ao público”, afirmou Cristina. “Essa pesquisa ajuda na comunicação do diagnóstico da imagem, monitoramento e mensuração de resultados, em saber por quê a empresa tem seu valor e oferece a percepção de diferentes públicos sobre ela”. Para ela, as vantagens desse modelo são inúmeras, “mas principalmente evita a dispersão de medidas que caracteriza as pesquisas na área de imagem”.
Analisar a imagem da organização expressa na imprensa é um dos objetivos desse trabalho, pois “é muito mais fácil você criar a imagem de uma organização do que recuperá-la. Deve se preservar o bom nome de uma companhia” finalizou.
Fonte: Por Wilkner Anderson e Thais R. Croitor, in www.jornaldacomunicacao.com.br
Difundir e fortalecer as marcas das empresas foram os pontos principais da palestra. Panella afirmou que não se pode ficar sujeito apenas às opções comuns oferecidas pelas agências de propaganda, “Através do marketing se obtém aumento de mercado e visibilidade em diversos elementos. Contudo, para criar uma reputação conceituada é necessário um relacionamento com o cliente, que inicie e resulte em juízo”.
Segundo ela, a reputação é criada através da história e relacionamento da empresa ou produto. Para avaliar esse conceito a FGV desenvolveu um ranking, o Índice Grau de Reputação. “Por meio dele, é possível classificar as práticas éticas da empresa com o meio ambiente, tratamento do consumidor, entre outras, indicando a imagem da empresa junto ao público”, afirmou Cristina. “Essa pesquisa ajuda na comunicação do diagnóstico da imagem, monitoramento e mensuração de resultados, em saber por quê a empresa tem seu valor e oferece a percepção de diferentes públicos sobre ela”. Para ela, as vantagens desse modelo são inúmeras, “mas principalmente evita a dispersão de medidas que caracteriza as pesquisas na área de imagem”.
Analisar a imagem da organização expressa na imprensa é um dos objetivos desse trabalho, pois “é muito mais fácil você criar a imagem de uma organização do que recuperá-la. Deve se preservar o bom nome de uma companhia” finalizou.
Fonte: Por Wilkner Anderson e Thais R. Croitor, in www.jornaldacomunicacao.com.br
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