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10º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa

A partir de hoje passo a transcrever alguns dos trechos mais importantes das principais palestras apresentadas durante o 10º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, realizado em São Paulo, nos dias 16, 17 e 18 de maio. A idéia é situar os leitores do Gecorp sobre o que de mais atual vem sendo discutido no campo da comunicação empresarial no Brasil e no mundo.

A importância da comunicação na formação de líderes
A primeira palestra do evento foi proferida pelo presidente da África Propaganda, Nizan Guinaes, apresentando o tema “A importância da comunicação na formação de líderes”. O publicitário indicou as dificuldades de realizar idéias além do tradicional e sugeriu mudanças de pensamento, pois, no mercado, existem tarefas simples, porém ignoradas. Ele observou que nos diversos segmentos da comunicação, existe a tendência a se permanecer no universo interior da empresa, o que pode inviabilizar ângulos diferentes e a busca de novos parceiros e de idéias inovadoras. “Existe a necessidade de pensar fora do universo da empresa, pois há oportunidades imensas nessas áreas da comunicação”, destacou Nizan.

Ao destacar que o mundo é feito de mudanças, Guanaes sugeriu aos empresários acompanharem não apenas o mercado de seu ramo de atuação, mas que busquem ampliar seu conhecimento. “Existem dificuldades de buscar novos ângulos da informação. Se as indústrias trabalharem juntas, aprenderão muito com isso. Seria algo como caminhar contra o vento. É impossível não se comunicar, pois quem não conversa também se comunica”.


Sustentabilidade: Corpo, Alma e Voz da Comunicação na Alcoa
O tema da segunda palestra do Congresso foi “Sustentabilidade: Corpo, Alma e Voz da Comunicação na Alcoa”, apresentada pela diretora global de Sustentabilidade da empresa, a australiana Anita Roper, moderada pela diretora de Comunicação Corporativa da Volkswagen do Brasil, Junia Nogueira de Sá.

Anita Roper disse que o tema representa a “nova fronteira da Comunicação da Alcoa” e que a divisão em alma, corpo e voz tem em mente humanizar este processo. Assim, a alma significa a visão e os valores da empresa; o corpo, seu DNA; e a voz, a sua evolução. Para uma mineradora, que emprega 130 mil pessoas em 450 comunidades de 43 países, é um projeto bastante abrangente. “Temos um impacto positivo e outro negativo onde trabalhamos. O lado negativo também é preciso ser reconhecido e trabalhado”, disse.

Dentre os projetos de apoio à Comunidade da Alcoa, Anita destacou a parceria mantida com o Governo do Estado do Maranhão. A empresa mantém a única escola secundária da região da Ilha de São Luiz onde está instalada, beneficiando oito comunidades vizinhas, com 1.836 alunos. Outra iniciativa na capital é um Parque Ambiental, criado em 1996, com área de 1.800 hectares, vizinho à fábrica.

Roper lembrou que o compromisso assumido em 1990, de reduzir em 25% a emissão de gases causadores do efeito estufa, com prazo até 2010, foi cumprido já em 2003. Mais que isso, o uso de biodiesel em veículos e equipamentos é cada vez maior, minimizando o impacto de gases tóxicos na atmosfera.

A Junia Nogueira de Sá coube frisar a oportunidade do Congresso “ter-se firmado pela reciclagem dos nossos conhecimentos e pela oportunidade de relacionamentos. Sustentabilidade é uma coisa que a gente está começando a reconhecer e a discutir agora”, afirmou.


Comunicação corporativa em ambiente digital
Outra palestra interessante foi “Comunicação corporativa em ambiente digital”, que superou todas as expectativas do público. Kiki Moretti, Sócia-Diretora da In Press Porter Novelli, junto com a responsável pelo processo criativo da empresa, Valéria Miranda, iniciou a palestra com a apresentação de um vídeo de produção da TV1 sobre Rafinha, um jovem personagem totalmente integrado na nova era da facilidade tecnológica através da Internet. “Antigamente, a produção de conteúdo era feita somente pelos jornalistas. Hoje, tudo mudou, pois todos fazem seus blogs e geram conteúdos”, disse Kiki.

Ela explicou que com essa alteração, a maneira e a forma de se comunicar e divulgar uma notícia e produto também mudaram. “Assim, nós, profissionais de comunicação, precisamos estar antenados com as novas estratégias para atingir o público-alvo das empresas que representamos”, afirmou.

No Brasil, há 15 milhões de pessoas conectadas na Internet residencial. Em relação ao ano passado, é um aumento de 18%, sendo que a média global é de 10% de aumento. Moretti reforçou o discurso de que, para alcançar os objetivos de comunicação nesse universo da Internet sem fronteiras, é preciso manter um bom monitoramento, ter uma ação correta, talvez com as mesmas ferramentas, contudo com uma atualização na velocidade e um excelente relacionamento.

A executiva disse ainda que bastante estratégia e a mensuração de resultados continuam tendo muita valia nos processos de comunicação. Entre as novas ferramentas e veículos de comunicação na Internet, Valéria apresentou uma nova formatação do tradicional release. Agora ele vem com espaço inferior destinado para comentários e link com o site da empresa ou com a fonte da informação.

As tradicionais salas de imprensa na Internet precisam estar em constante atualização e ser muito dinâmicas. “Webcast, blogs, Second Life, personagens eletrônicos e intranet colaborativa são ferramentas que possuem diversas variáveis de aplicação para muitos públicos. Portanto, vale a pena analisar com atenção esses novos nichos da Internet para que a divulgação das empresas e serviços tenha uma excelente eficiência na era da Web 2.0”, finalizou Valéria.


Fonte: www.jornaldacomunicacao.com.br

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