Fabricantes não querem assistir à queda do consumo no inverno e investem em sabores diferenciados. Não tem jeito. Chega o inverno e o consumo de sorvetes chega a cair até 55% no Brasil, diferentemente do que ocorre em outros mercados. Para evitar a debandada de consumidores as empresas investem em novos sabores e formatos. "Nesta época apostamos em sabores mais cremosos, com chocolate e leite", afirma o diretor de marketing da Kibon (Unilever), Alexandre Bouza.
Seguindo esse conceito, a Häagen-Dazs (General Mills) apresenta dois novos sabores para o inverno, o Black Forest Gâteau e o Vanilla Caramel Brownie. Para o lançamento foi investida uma verba de R$ 1,5 milhões, o que inclui anúncios em revistas, comerciais em TV aberta e fechada, além de um merchandising no programa "O Aprendiz", que vai ao ar pela Rede Record. Toda a campanha foi de responsabilidade da TBWABR e a verba total para 2007 é de R$ 4 milhões.
"O nosso objetivo em 2007 é crescer 50% no volume de vendas e o lançamento de novos sabores no inverno faz parte da estratégia da empresa para obter esse resultado", afirma o gerente de marketing da General Mills, Marcos Scaldelai.
Entre os lançamentos da Kibon para o inverno deste ano está a reedição de um clássico, o picolé Napolitano, que reúne os sabores nata, chocolate e morango. Essa mesma versão chega ao pote de dois litros, só que com um apelo festivo, o chocolate vira brigadeiro, o sabor nata transforma-se em beijinho e o morango, bicho de pé.
Além disso, o Magnum ganha a versão Praliné, com amêndoas e gianduia. Na linha Fruttare chega o Frutas Vermelhas a base de leite. A linha Chocolates foi feita especialmente para os consumidores "loucos" por chocolate. Para os "chocólatras", a empresa lança o Três Sabores, que reúne em um só pote os sabores chocolate ao leite, meio amargo e branco.
Com essas novidades, a Kibon tem como objetivo crescer 10% neste inverno, em relação ao mesmo período do ano passado. "No ano, nosso objetivo é ter um incremento de 7% em relação ao ano passado", afirma Bouza, da Kibon.
O mercado de sorvetes tem apresentado crescimento de 8% a 9% ao ano. Um dos trunfos da companhia está na presença em mais de 90 mil pontos-de-venda em todo o Brasil. Para promover os novos sabores serão realizadas diferentes ações nos pontos-de-venda. Segundo dados da AC Nielsen, a Kibon possui uma participação de 52% no mercado em valor e 41% em volume.
Já a Nestlé apostou na manutenção dos lançamentos de verão para o inverno. "Não desenvolvemos novos produtos especificamente para o inverno, mas optamos por manter em linha sabores que lançamentos em edição limitada e que fizeram muito sucesso nos últimos meses", comenta o gerente executivo da unidade de sorvete da Nestlé, Martin Paillot. Entre os sabores de sucesso estão os cones Charge e o picolé Alpino.
Segundo o executivo, a Nestlé chega ao inverno deste ano com 27 produtos a mais do que no ano passado. "Com isso, nossa perspectiva é ter um crescimento de 25% no volume de vendas em relação ao mesmo período do ano passado", conta Paillot.
Correndo por fora, a Sadia apresenta uma extensão da linha Miss Daisy, o Frozen Mousse nos sabores Chocolate com Raspas de Chocolate, Maracujá e Chocolate com Coco. "Trata-se de uma sobremesa pronta, que possui a consistência aerada, dos mousses feitos em casa", comenta o diretor de marketing da Sadia, Gilberto Sampaio. Desta vez, a empresa aposta na embalagem multiuso, um conceito já utilizado pelas de sorvetes.
Fonte: Por Sheila Horvath, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 6
Seguindo esse conceito, a Häagen-Dazs (General Mills) apresenta dois novos sabores para o inverno, o Black Forest Gâteau e o Vanilla Caramel Brownie. Para o lançamento foi investida uma verba de R$ 1,5 milhões, o que inclui anúncios em revistas, comerciais em TV aberta e fechada, além de um merchandising no programa "O Aprendiz", que vai ao ar pela Rede Record. Toda a campanha foi de responsabilidade da TBWABR e a verba total para 2007 é de R$ 4 milhões.
"O nosso objetivo em 2007 é crescer 50% no volume de vendas e o lançamento de novos sabores no inverno faz parte da estratégia da empresa para obter esse resultado", afirma o gerente de marketing da General Mills, Marcos Scaldelai.
Entre os lançamentos da Kibon para o inverno deste ano está a reedição de um clássico, o picolé Napolitano, que reúne os sabores nata, chocolate e morango. Essa mesma versão chega ao pote de dois litros, só que com um apelo festivo, o chocolate vira brigadeiro, o sabor nata transforma-se em beijinho e o morango, bicho de pé.
Além disso, o Magnum ganha a versão Praliné, com amêndoas e gianduia. Na linha Fruttare chega o Frutas Vermelhas a base de leite. A linha Chocolates foi feita especialmente para os consumidores "loucos" por chocolate. Para os "chocólatras", a empresa lança o Três Sabores, que reúne em um só pote os sabores chocolate ao leite, meio amargo e branco.
Com essas novidades, a Kibon tem como objetivo crescer 10% neste inverno, em relação ao mesmo período do ano passado. "No ano, nosso objetivo é ter um incremento de 7% em relação ao ano passado", afirma Bouza, da Kibon.
O mercado de sorvetes tem apresentado crescimento de 8% a 9% ao ano. Um dos trunfos da companhia está na presença em mais de 90 mil pontos-de-venda em todo o Brasil. Para promover os novos sabores serão realizadas diferentes ações nos pontos-de-venda. Segundo dados da AC Nielsen, a Kibon possui uma participação de 52% no mercado em valor e 41% em volume.
Já a Nestlé apostou na manutenção dos lançamentos de verão para o inverno. "Não desenvolvemos novos produtos especificamente para o inverno, mas optamos por manter em linha sabores que lançamentos em edição limitada e que fizeram muito sucesso nos últimos meses", comenta o gerente executivo da unidade de sorvete da Nestlé, Martin Paillot. Entre os sabores de sucesso estão os cones Charge e o picolé Alpino.
Segundo o executivo, a Nestlé chega ao inverno deste ano com 27 produtos a mais do que no ano passado. "Com isso, nossa perspectiva é ter um crescimento de 25% no volume de vendas em relação ao mesmo período do ano passado", conta Paillot.
Correndo por fora, a Sadia apresenta uma extensão da linha Miss Daisy, o Frozen Mousse nos sabores Chocolate com Raspas de Chocolate, Maracujá e Chocolate com Coco. "Trata-se de uma sobremesa pronta, que possui a consistência aerada, dos mousses feitos em casa", comenta o diretor de marketing da Sadia, Gilberto Sampaio. Desta vez, a empresa aposta na embalagem multiuso, um conceito já utilizado pelas de sorvetes.
Fonte: Por Sheila Horvath, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 6
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