Uma pesquisa feita em São Paulo revela que o consumidor está mais atento com as compras de supermercado. Segundo levantamento da Associação Paulista de Supermercados (Apas), o cliente tem prestado mais atenção às diferenças de preço. Com isso, consegue economizar e usar o que sobra do orçamento para outras finalidades.
Entre as mudanças de hábito, a pesquisa aponta que o consumidor vai com mais freqüência ao supermercado, mas gasta menos em cada compra. Como nos últimos dez anos a quantidade de lojas dobrou, a concorrência está ajudando e educando os compradores: 69% fazem comparação de preços, 47% pesquisam em supermercados diferentes e 50% trocam de marca em nome da economia.
Os clientes também estão ficando mais exigentes. Entre os pesquisados, 74% disseram que querem lojas mais limpas e organizadas e 61% descartam as lojas onde o atendimento é lento. As frutas e verduras também devem estar frescos: 71% só compram se os produtos estiverem em boas condições.
Para o bolso do consumidor, a notícia também é boa. Segundo o levantamento, de 2005 para 2006 a renda média aumentou 4% e os gastos no supermercado diminuíram 1% - ou seja, o bolso do consumidor não fica mais tão vazio depois de passar pelos caixas.
Para os hipermercados, a queda nas vendas foi ainda maia acentuada: 3,2% em relação a 2005. "Os hipermercados são os que mais perderam compradores nos últimos anos", disse Martinho Paiva, vice-presidente de comunicação da Apas. "Nas décadas de 1980 e 1990, os consumidores faziam compras de abastecimento. Hoje, eles fazem compras de reposição e preferem lojas menores", ressalta.
Segundo a pesquisa da Apas, em 2006 o consumidor foi 15 vezes por mês aos pontos de vendas, incluindo hipermercados, supermercados e mercados. Paiva afirmou que a falta de tempo do consumidor também contribui para que ele busque lojas menores.
Fonte: http://g1.globo.com
Entre as mudanças de hábito, a pesquisa aponta que o consumidor vai com mais freqüência ao supermercado, mas gasta menos em cada compra. Como nos últimos dez anos a quantidade de lojas dobrou, a concorrência está ajudando e educando os compradores: 69% fazem comparação de preços, 47% pesquisam em supermercados diferentes e 50% trocam de marca em nome da economia.
Os clientes também estão ficando mais exigentes. Entre os pesquisados, 74% disseram que querem lojas mais limpas e organizadas e 61% descartam as lojas onde o atendimento é lento. As frutas e verduras também devem estar frescos: 71% só compram se os produtos estiverem em boas condições.
Para o bolso do consumidor, a notícia também é boa. Segundo o levantamento, de 2005 para 2006 a renda média aumentou 4% e os gastos no supermercado diminuíram 1% - ou seja, o bolso do consumidor não fica mais tão vazio depois de passar pelos caixas.
Para os hipermercados, a queda nas vendas foi ainda maia acentuada: 3,2% em relação a 2005. "Os hipermercados são os que mais perderam compradores nos últimos anos", disse Martinho Paiva, vice-presidente de comunicação da Apas. "Nas décadas de 1980 e 1990, os consumidores faziam compras de abastecimento. Hoje, eles fazem compras de reposição e preferem lojas menores", ressalta.
Segundo a pesquisa da Apas, em 2006 o consumidor foi 15 vezes por mês aos pontos de vendas, incluindo hipermercados, supermercados e mercados. Paiva afirmou que a falta de tempo do consumidor também contribui para que ele busque lojas menores.
Fonte: http://g1.globo.com
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