Pular para o conteúdo principal

Empresa familiar tem desempenho superior às companhias de capital aberto

Empresas familiares têm sua própria complexidade: além de lidar com questões relativas ao negócio, têm também de lidar com a questão da propriedade e com questões familiares. Essa complexidade dá a elas uma força tremenda — as famílias têm valores e se preocupam com as futuras gerações e com a sustentabilidade da empresa. A propriedade do negócio é de caráter independente e de longo prazo; além do mais, a empresa pode recorrer a modelos de negócios não convencionais. Por causa disso, as empresas familiares têm, muitas vezes, desempenho superior às companhias de capital aberto.

Contudo, os conflitos oriundos de três dimensões diferentes podem transformar essa complexidade em fraqueza interna. Isso acontece quando cada uma dessas dimensões se desloca em uma direção diferente, provocando tensões entre os membros da família podendo levar até mesmo ao colapso do negócio.

De que modo as famílias poderiam minimizar sua fraqueza interna e fortalecer seus pontos positivos? Compreendendo a complexidade desse tipo de empresa e lidando de forma objetiva com questões específicas de cada etapa.


Os três estágios da empresa familiar

Identificamos três estágios previsíveis por que passam as empresas familiares, cada um deles com características próprias relativas ao tipo do negócio, à forma de propriedade e às questões familiares, além do aspecto cultural. São eles:

1. Estágio empreendedor: o empreendedor é parte da geração fundadora (embora o empreendedorismo possa também se manifestar em gerações posteriores). O lado do negócio é evidente: o empreendedor preocupa-se com a criação de um novo negócio. Essa é a questão principal com que se deve lidar. A cultura assume aspectos revolucionários de mudança — tudo é novo, tudo é diferente, é preciso criar tudo pela primeira vez. A questão da propriedade não importa neste momento. Também a questão familiar não vem ao caso nesta etapa, ficando em segundo plano enquanto o empreendedor dedica todo o tempo disponível ao desenvolvimento do negócio.

2. Primeiras gerações e famílias menores: constituídas pelos filhos dos fundadores. Com relação ao negócio, existe a necessidade de consolidação — o rápido crescimento da etapa empreendedora precisa ser estruturado, sendo que a lucratividade vem em primeiro lugar. A cultura é de caráter evolucionário — ela se ergue sobre os fundamentos lançados pelos fundadores, e não pela modificação radical do negócio. A propriedade se torna uma questão cada vez mais importante e, não raro, emocional, quando um pequeno número de membros da família, detentores de cotas iguais no negócio, se pergunta o que aconteceria se um deles decidisse sair do negócio. Nossa pesquisa mostra que há muito pouco planejamento específico nesse sentido. A questão principal, contudo, é de caráter familiar: as gerações mais novas se sentem impelidas a escapar da submissão à geração fundadora animadas pelo desejo de conquistar uma nova percepção de valor pessoal.

3. Gerações posteriores e famílias maiores: as gerações posteriores podem ter centenas de membros, todos eles com direito a uma cota do negócio. Aqui, a empresa se vê diante das perguntas mais difíceis: deve-se prosseguir com o jeito antigo de fazer as coisas conforme estipulado pelo fundador (tradição), ou deve a empresa se adaptar às novas necessidades de mercado (inovação)? Portanto, a cultura pode ser evolucionária, revolucionária ou uma combinação das duas coisas. A questão da propriedade adquire status de importância máxima. Os membros com menor participação de cotas, que não trabalham na empresa e não têm assento na diretoria, volta e meia questionam seu papel no negócio e se perguntam se não deveriam vender sua parte e investir o que têm direito em outra coisa. A família tem de lidar com um espectro maior de diversidade — de interesses, experiências passadas e de necessidades — decorrente da participação de um número maior de membros, além do sangue novo representado pelos cônjuges dos familiares.


Resolvendo tensões com vistas ao sucesso de longo prazo

A evolução dos problemas enfrentados e das culturas envolvidas não significa que a empresa familiar esteja “fadada” a tensões inevitáveis. Pelo contrário, a possibilidade de prever quando e por que as tensões aparecem significa que é possível se preparar para seu advento e administrá-las de forma estruturada.

O primeiro passo consiste em identificar em que estágio se encontra a empresa familiar, debruçando-se sobre os conflitos associados a essa etapa. É fundamental neste ponto adotar uma postura racional e destituída de emoções que faça a separação entre as três dimensões da organização, da propriedade e da família.

A solução dos conflitos deve partir da cultura da empresa. Empregando-se uma combinação inteligente de mudança revolucionária e evolucionária, a empresa pode chegar a um “equilíbrio de gerações” em que as necessidades numerosas e variadas das dimensões próprias da família, da propriedade e da empresa se alinhem.

A grife de roupas italiana Zegna, cujos donos estão na quarta geração, trabalha com um modelo de negócio de crescimento evolucionário em que cada geração acrescenta um novo valor à empresa: a primeira geração introduziu o segmento de fiação; a segunda, a tecelagem; a terceira, confecção; a quarta introduziu o varejo. Esse modelo de integração vertical está de acordo com a lógica de controle total de qualidade da empresa, e também com a lógica de respeito da família pelas gerações anteriores, já que procura prosseguir sobre os fundamentos lançados por elas. O modelo, portanto, expressa e sustém a cultura empreendedora da família através da mudança evolucionária.

Outro exemplo, a empresa alemã de capital fechado Haniel, de propriedade de uma família de mais de 600 membros que se estendem da sexta à nona geração, trabalha com um misto de mudança evolucionária e revolucionária. A lógica da família, “juntos somos mais fortes”, confere um sólido incentivo para que essa família enorme permaneça unida. Esse tipo de raciocínio foi bastante útil à lógica da empresa de obter um desempenho superior ao dos mercados de capitais através da diversificação de riscos para os acionistas da empresa — o que se tornou possível graças à criação de uma carteira de negócios. Toda essa estrutura difere imensamente do negócio original da empresa nas áreas de transporte e mineração.

Em ambos os casos, o sucesso de longo prazo dessas empresas familiares só foi possível porque souberam atender à necessidade de cada geração de reafirmar seu compromisso como donos responsáveis agindo de forma objetiva na antecipação de necessidades futuras da família e da empresa.


Fonte: Por Joachim Schwass, in epocanegocios.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç