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Minutos para celular viram prêmio de incentivo de alto ROI

A presença massiva de celulares pré-pagos no mercado motivou a Orange Soluções Integradas a criar um sistema que dá minutos para falar no celular como prêmio. A empresa, que já possui outras ferramentas de incentivo como “O Melhor do Mundo” - para ações de experiência - e Infiniti Incentive - agência de incentivo com sistema de troca de pontos -, lançou o Minucom pensando não apenas em ações direcionadas a funcionários, mas que pode ser também aplicada em ações promocionais e de relacionamento com foco no consumidor final.

O serviço é voltado a pessoas das classes de baixa renda e jovens, que concentram a maior parte dos celulares pré-pago no país, que por sua vez representam 81,3% das linhas de telefonia móvel, segundo informações da Anatel. Esse é apenas um dos dados com a qual a empresa vem estudando há três anos para poder elaborar o novo serviço. A ideia do projeto veio da necessidade de investir na área de incentivo com um serviço inovador que fosse além dos vale-presentes e prêmios muito caros que premiassem poucos.

Custo baixo é diferencial
"É alto o número de pessoas que possuem aparelhos apenas para receber chamadas, e não fazer ligações. Dar crédito no celular a alguém que não faz ligações é vantajoso porque dá um certo status a pessoa, que acredita estar melhorando de vida e que sente falta de poder falar ao telefone”, explica Leandro Capozzielli, diretor da Minucom.

Isso acaba tornando o custo de investimento baixo em relação a outros programas de incentivo, já que o valor doado em minutos não chega a ser tão alto. "Se déssemos esse valor em dinheiro, talvez não teríamos o mesmo resultado, pois o funcionário acharia o valor muito baixo, mas ao transformá-lo em minutos de celular damos a ele um valor mais atraente", explica Capozzielli.

Um dos primeiros clientes da Minucom é a empresa de TI e datacenter Americanet. Em busca de resolver pequenas questões administrativas e evitar um baixo desempenho por parte dos vendedores, a empresa há três meses vem dando minutos de graça no celular para aqueles que cumprem determinadas tarefas próprias de sua função. “Damos minutos de acordo com o número de visita a clientes, por exemplo”, explica Lincoln Oliveira, presidente da empresa.

Ferramenta se refletiu em outra ação de incentivo
Essa ação acabou influenciando também outra iniciativa de incentivo aplicada através da Infiniti Incentive, outro serviço da Orange Soluções Integradas que dá pontos que podem ser trocados por produtos àqueles que obtiverem bons resultados, como o cumprimento de metas, por exemplo.

“Aqueles que mais visitam clientes são geralmente quem conseguem melhores resultados e, por isso, um maior número de pontos”, explica Lincoln. O projeto agora será aplicado a área técnica da empresa e à clientela. “Os clientes que pagarem pontualmente ganharão minutos no celular”, diz Oliveira.

Apesar de seu potencial como ferramenta de incentivo, Leandro Capozzielli salienta para a eficácia em ações promocionais e de relacionamento, com os minutos de celular sendo usados como brindes na compra de um produto, por exemplo. "Temos planos de custos de acordo com o porte e ação de cada companhia. É possível fazer grandes ações usando a ferramenta Minucom", explica Capozzielli.


Fonte: Por Guilherme Neto, in www.mundodomarketing.com.br
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