Pular para o conteúdo principal

Os desafios da comunicação para a sustentabilidade

Qual maneira mais eficiente de comunicar ações sustentáveis?

Esta tem sido uma discussão recorrente entre profissionais da comunicação, empresas e sociedade. Nos últimos anos, diversas corporações foram punidas mundo afora devido a uma abordagem considerada exagerada na relação entre propaganda e sustentabilidade – tornando a busca por uma linguagem apropriada necessária diante de um novo modelo de consumo consciente.

Para discutir mais sobre comunicação verde, regulamentação e outros assuntos ligados ao debate, a Idéia Socioambiental conversou com o Gerente de Publicidade e Promoções da Petrobras, Luis Antônio de Carvalho Vargas:

Idéia Socioambiental- Como você avalia a mudança nos padrões de consumo necessária para a sobrevivência do planeta? Como a área de marketing da empresa tende a acompanhar esse movimento?
Luis Vargas - Essa mudança nos padrões de consumo já vem ocorrendo e decorre da conscientização da sociedade quanto as conseqüências deste modo de consumir, que vão desde as desigualdades econômico-sociais até a perspectiva de finitude dos recursos. Cabe às empresas partilhar dessa preocupação e desenvolver soluções que contribuam para um desenvolvimento sustentável, investindo em produtos e serviços cada vez mais adequados, considerando as expectativas da sociedade em relação à sua atuação e comunicando esses esforços de forma responsável e transparente. Na Petrobras, buscamos conduzir tanto as atividades quanto a comunicação de
uma maneira que reflita os valores de uma empresa que tem a responsabilidade social na sua missão, visão e como um dos pilares de seu planejamento estratégico.

IS - Uma das maiores dificuldades na comunicação de ações sustentáveis tem sido a linguagem: segundo estudos mundiais, muitas propagandas verdes não são atrativas para os consumidores. Como a empresa enxerga essa necessidade de mudança na linguagem? Como está encarando esta adaptação?
LV - Tão ou mais importante que a linguagem, quando se trata de comunicação para
a sustentabilidade, é a consistência, relevância e adequação do que é comunicado. Quando uma empresa supervaloriza uma ação com o objetivo de se autoproclamar sustentável, a sociedade percebe e rechaça. É preciso comunicar na medida adequada à efetividade e importância da ação. Mas a utilização de uma linguagem adequada também é de suma importância para transmitir a mensagem aos diversos públicos de interesse das empresas. Entender o consumidor e suas expectativas é essencial para estabelecer uma
comunicação interessante e cada vez mais próxima e sincera, porém não é tarefa tão simples assim. Na Petrobras, entendemos a comunicação como uma via de mão dupla e acreditamos no potencial da empresa em promover continuamente um diálogo efetivo, considerando as expectativas da sociedade.

IS - Muitos clientes se sentiram enganados pelas promessas das empresas
durante o “green boom” dos anos 90. Como fazer esses consumidores mudarem
de idéia?

LV - É um engano grave utilizar a comunicação para prometer o que a empresa não pode cumprir: isso acaba por trazer grande prejuízo à reputação das organizações. As empresas podem e devem comunicar suas iniciativas em prol da sustentabilidade, porém precisam fazê-lo com bastante responsabilidade e consistência, pois somente o discurso não é suficiente para ganhar a confiança dos consumidores. A comunicação para a sustentabilidade tem como base de sustentação a sinceridade e a disponibilidade para o diálogo efetivo. Só agindo desta forma, acredito, as empresas podem recuperar o
prejuízo obtido diante da sociedade.

IS- No Reino Unido, o Advertising Standards Authority baniu 19 campanhas voltadas para a sustentabilidade entre Janeiro e Setembro de 2007, porque o conteúdo veiculado não estava de acordo com a realidade. Como a companhia avalia esse tipo de punição? Considera a forma correta de conscientizar o meio mesmo sem nenhuma regulamentação específica para anúncios verdes?
LV - Acreditamos que atitudes como essa demonstram o quanto a sociedade em geral
está refletindo a respeito da comunicação para a sustentabilidade, e isso é muito bom. É importante que as pessoas desenvolvam um senso crítico a respeito de como as organizações devem comunicar suas ações sustentáveis. A legitimidade da comunicação é atribuída não pela empresa que comunica, mas sim pela sociedade, com base no que ela pensa a respeito dessa organização. Mas, para isso, é importante que a discussão sobre o tema não fique restrita aos momentos em que uma atitude dessa é tomada. A conscientização se dá na medida em que as pessoas debatem, refletem, questionam. A conseqüência desse processo só pode ser positiva: estabelecimento de critérios e/ou recomendações para a divulgação das ações para a sustentabilidade, maior entendimento da sociedade sobre o tema, mais senso crítico e menos oportunidade para aqueles que eventualmente possam ter interesse em manipular a opinião pública, com vistas ao objetivo que for, quanto às questões da sustentabilidade.

IS- Qual o maior desafio para uma empresa que deseja comunicar suas ações sustentáveis atualmente?
LV- Considerar as expectativas dos públicos de interesse da empresa e estar disposta ao diálogo efetivo. É preciso também atentar para garantir a coerência entre as ações e o teor da comunicação realizada. Tudo isso irá trazer legitimidade ao que a empresa diz e estabelecer uma relação mais próxima e humanizada com a sociedade. Nada disso é novo, nada disso foi inventado agora. Porém, as organizações se vêem hoje em meio a uma sociedade mais consciente de seu poder transformador e cobram das empresas
coerência entre discurso e prática. Como disse, esta não é uma receita nova e tentamos desde sempre na Petrobras fazer uma comunicação que considere esses aspectos.

IS- Muitas pessoas ainda enxergam propagandas sustentáveis como marketing verde. Isso seria um problema de linguagem ou está relacionado com a falta de informação da sociedade sobre o tema? Como o setor privado pode ajudar a disseminar esse conhecimento?
LV- As duas coisas. Historicamente, o modelo de comunicação adotado por diversas organizações durante décadas deu margem à construção, por parte da sociedade, de uma percepção de que as empresas não prezam necessariamente por um alinhamento entre o discurso divulgado e as práticas efetivas. O chamado "marketing verde" aparece nesse contexto e acaba recebendo uma conotação negativa. Ao mesmo tempo, é preciso munir a sociedade de informação que lhe permita desenvolver um senso crítico a respeito das questões de sustentabilidade, a fim de vislumbrar maneiras de como ela mesma pode contribuir e cobrar aos diversos atores da sociedade uma postura adequada. Assim, cabe não só ao setor privado, mas a toda a sociedade, dar sua contribuição para um entendimento claro da questão. No caso das empresas, é imprescindível mostrar que existe coerência entre o que elas comunicam e o que fazem. Na Petrobras, entendemos que esta é uma boa maneira de colaborar para a conscientização da sociedade quanto ao tema.


Fonte: www.ideiasocioambiental.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç