Pular para o conteúdo principal

Empresas não cumprem regras de atendimento

Um teste revelou que algumas empresas ainda não estão cumprindo as novas regras de atendimento ao consumidor por telefone. O decreto que regulamentou o serviço já completou um mês.

O plantão de atendimento ao consumidor lotado mostra que o serviço pelo telefone das empresas ainda não resolve todos os problemas.


“Digita o número do telefone, eu digito, aguarda, aí eu fico dizendo: ‘Quero falar com atendente, quero falar com atendente’. E a atendente nada”, reclama a aposentada Rosilene Menezes.

O Instituto Brasileiro de Relações com o Cliente testou 63 empresas. Elas fazem parte de nove setores obrigados a se adequar à nova lei do call center.

Apenas três áreas foram consideradas de alto padrão, dentro das novas regras: bancos, seguros e planos de saúde. Entre os últimos colocados, TV por assinatura e telefonia.

O pior resultado foi o das empresas de transportes terrestres: ônibus intermunicipais ou intereestaduais. E aqui os problemas começas muito antes da própria ligação telefônica. Ao contrário do que prevê a lei, muitas empresas simplesmente não têm ligação gratuita, o chamado 0800. Para falar com elas, é preciso pagar.

Nós conferimos ligando para várias companhias:

“Como é que eu faço para fazer uma ligação gratuita para vocês, que não seja paga?”
“Não tem como. É só nesse número de telefone.”

Algumas empresas têm o 0800, mas bloqueado para ligações por celular ou de outros estados, o que é proibido.

Mas o teste divulgado nesta terça revelou que houve uma melhora em relação a dezembro. “No primeiro dia da lei, nós fizemos exatamente esse mesmo trabalho, com o mesmo número de empresas, e o percentual de atendimento ao decreto foi de 59%. E dessa vez foi de 71%, o que mostra um progresso bastante interessante”, revelou Alexandre Diogo, do Instituto Brasileiro de Relações com o Cliente.

Mesmo com os avanços, a pesquisa comprovou que muitos consumidores ainda vão precisar de paciência.


Fonte: Jornal Nacional

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su...

Funcionários da Domino´s Pizza postam vídeo no You Tube e são processados

Dois funcionários irresponsáveis imaginam um vídeo “muito engraçado” usando alimentos e toda sorte de escatologia. O cenário é uma cozinha da pizzaria Domino´s. Pronto, está feito o vídeo que mais chamou a atenção da mídia americana na semana passada. Nele, os dois funcionários se divertem enquanto um espirra na comida, entre outras amostras de higiene pessoal. Tudo isso foi postado no you tube no que eles consideraram “uma grande brincadeira”. O vídeo em questão, agora removido do site, foi visto por mais de 930 mil pessoas em apenas dois dias. (o vídeo já foi removido, mas pode ser conferido em trechos nesta reportagem: http://www.youtube.com/watch?v=eYmFQjszaec ) Mas para os consumidores da rede, é uma grande(síssima) falta de respeito. Restou ao presidente a tarefa de “limpar” a bagunça (e a barra da empresa). Há poucos dias, Patrick Doyle, CEO nos EUA, veio a público e respondeu na mesma moeda. No vídeo de dois minutos no You Tube, Doyle ( http://www.youtube.com/watch?v=7l6AJ49xNS...

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De...