
Os serviços mais utilizados atualmente pelos brasileiros para publicar suas opiniões sobre marcas demonstram a hegemonia do Google no Brasil. Blogspot (37,6%) e Orkut (36,6%) são os espaços preferidos pelo consumidor para publicar opiniões sobre produtos e serviços na web. O Youtube, outro serviço do Google, tem 3,75% do buzz na Internet, enquanto o Blogger.com, também do Google tem 1,75% do buzz. Juntos, os quatro serviços, representam quase 80% do buzz de toda a internet brasileira. No estudo o Reclame Aqui, serviço utilizado por consumidores brasileiros para publicação de opiniões pós-compra, alcançou o quarto lugar entre os serviços mais utilizados pelos brasileiros. O site atualmente recebeu investimento, o que demonstra a sua importância. A segunda surpresa do estudo ficou com o Twitter, que com 2,16% do buzz já ultrapassou serviços como o próprio blogger, flickr, spaces e fotolog. A amostra utilizada para este estudo possui 26.877 depoimentos (posts ou comentários) publicados em 2008 sobre a experiência do consumidor com produtos e serviços de diversas categorias.
Fonte: Por Alessandro Barbosa Lima, in blog.elife.com.br
Comentários