Pular para o conteúdo principal

Comunicação interna: os desafios para o comunicador

Comunicação com os empregados é uma atividade relevante dentro das organizações. E que ganha mais importância quando inserida no contexto de hoje, em que se tem menos trabalhadores braçais e cada vez mais trabalhadores do conhecimento, trabalhadores intelectuais. Esta é a realidade atual, no panorama da comunicação organizacional.

Há 40 anos, quando a ABERJE nasceu como Associação Brasileira dos Editores de Revistas e Jornais de Empresas, se discutia nos cursos então ministrados a gramatura adequada do papel usado no jornal para os empregados. Hoje, ABERJE significa Associação Brasileira de Comunicação Empresarial e a discussão gira em torno do nosso papel na complexidade do mundo. Em 1967, jornalistas e relações públicas trabalhavam mensagens de perfil simples, para uma massa de operários, ainda se alfabetizando, vinda do campo para as indústrias no ambiente de ditadura militar, extremamente controlado e de economia não-internacionalizada. A comunicação nesse momento era baseada simplesmente na difusão de informação. A organização disparava temas relacionados ao departamento pessoal: a integração, o cotidiano da empresa, as festas, os campeonatos de futebol. Se o operário aparecesse, era como formador de família, certamente em uma coluna em que se viam seus filhos em uma singela fotografia.

Este ambiente simples acabou
No final dos anos 1970, o sindicalismo tomou conta do ABC Paulista. Surgiu o PT, o Partido dos Trabalhadores. No final dos anos 1980, o Brasil viveu uma recessão produtiva. A década de 1990 trouxe mensagens mais complexas, com o objetivo de convencer os trabalhadores da importância de certificações internacionais, como os ISO, inovações em produtos forma introduzidas. Começou-se a falar das famosas responsabilidades corporativas e a se trabalhar a missão, visão e a identidade da organização. Questões ligadas à transcendência e à retórica passaram a ter valor simbólico na empresa. Nesse período, as marcas começaram a fazer a diferença, criou-se a necessidade de fortalecê-las e trabalhá-las. Há casos de empresas que triplicaram o valor de suas marcas - como a Natura, que deu um salto de US$ 1 bilhão para US$ 3 bilhões, com base quase que exclusivamente em comunicação.

Conversa mole
Por isso, a empresa já não pode mais ser vista de forma mecânica. Muito menos o público. Por isso, não existe essa conversa de público interno. Hoje é sabido que as pessoas desempenham múltiplos papéis e são fundamentais. Mais do que em públicos, vivemos em redes sociais. Por isso, é preciso estar atento aos impactos do chamado jornalismo empresarial. Por isso, a organização precisa estar alinhada, sua comunicação não pode ser pobre. É preciso atentar para a complexidade das mensagens. Por exemplo, a questão do assédio ‑ sexual ou moral ‑ é simples? Ou é um assunto que mexe com o comportamento e a cultura. Daí, estar ligado às questões de gênero, dos novos conflitos no mercado de trabalho, de faixa etária e outras. Vivemos, inescapavelmente, em um ambiente de questões complexas. Já não é possível escrever uma matéria em que só a administração tenha voz. Diferentes pontos de vista devem ser ouvidos. O “jornalismo-chapa-branca” não seduz mais ninguém. Trabalhamos com mensagens complexas, logo, temos que abordar os mais diversos pontos de vista.

A publicidade sempre trabalhou com fetiche, com mais sensualidade, com uma linguagem mais próxima do mundo, já está trabalhando com novas narrativas. Nossa comunicação é árida, temos que trazer uma nova narrativa para o nosso jornalismo, impactar o trabalhador que pensa, que quer participar, de alguma forma, das decisões, quer sugerir coisas. Afinal, ele ama, tem paixões, se identifica com o mundo à sua volta, um time de futebol, o país em que vive, a imprensa etc. É nesse cenário que as empresas ficam a pedir números, metas, resultados e qualidade para os empregados, por meio de uma comunicação sem nenhuma transcendência.

Breviário empresarial
Ao se assemelhar a um manual, com mensagens padronizadas e nenhuma retórica, a chamada comunicação interna se aproxima da auto-ajuda. E chega a ser uma comunicação suplicante, idiotizada, com cara de manual. O manual é o grande veículo da comunicação taylorista, inserido na lógica de uma sociedade industrialista, mecanicista, que é o nosso desafio mudar na cultura das organizações.

Para ver como funcionava a comunicação há três anos, fui trabalhar em uma fábrica. Chegava incógnito às seis horas da manhã. A comunicação para os trabalhadores era uma folha A4, cheia de números e estatísticas, linguagem de engenheiro, sem nenhum tratamento comunicacional e nenhuma palavra de incentivo. Era a comunicação dos cinco minutos, amarrada a cultura quantitativa e não-alinhada ao ambiente. Outro bom exemplo, na era tecnológica, enfoca o jovem que chega à empresa, que normalmente não tem nada pensado para ele, que se comunica pelo SMS, MSN, Orkut, habituado a outro tipo de meio. Ao contrário, grande parte delas, proíbe esses canais.

Dar a volta por cima
O que chamamos de comunicação interna é profundamente impactada pelas questões comportamentais, econômicas, históricas e sociais, uma vez que no modelo organizacional que se preconiza atualmente, não existe mais um receptor passivo de informações. Hoje, é do ofício do comunicador contornar o modelo taylorista, promotor da cultura do “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, a começar pelo incentivo ao feedback, por meio do qual se começa a mudar a forma de o receptor enxergar a realidade e estabelecer-se um relacionamento. Nas décadas de 1960 e 1970, o perfil desejado do comunicador era o de difusor de informações. Com o decorrer do tempo, os impactos da tecnologia no dia-a-dia de pessoas e organizações, as mudanças de comportamento que se refletiram no modo de as pessoas se relacionarem entre si e entre as coisas, levou o comunicador a assumir sua face de educador, diante de mensagens complexas, sobre as quais ele seria questionado.

Educação e política
Os processos de comunicação e o de educação são, na essência, muito parecidos. O comunicador, como o professor, deverá perguntar se a informação foi recebida, entendida, aceita e se provocou alguma reação.

Isso é importante! Mas, talvez, ainda mais, seja que, inevitavelmente, o comunicador deverá ser cada dia mais culto. Afinal, caberá a ele selecionar, interpretar e formar uma opinião na babel comunicacional a que estamos sujeitos. Vivemos uma realidade cheia de excessos, entre eles os informacionais. Sobra informação, falta significação e desaparece a memória. A comunicação empresarial, muitas vezes, é promotora de uma inovação desenraizada, que assassina o conhecimento produzido por gerações e pela sociedade. Outro aspecto vital no perfil do comunicador, interessado em construir valor para si, para a profissão e para a organização em que atua, é resgatar em seu âmago e desenvolver sua natureza de animal político, o que significa, conforme Aristóteles, dizer que a política organiza a polis (cidade). Ou seja, sem a política, nos resta a barbárie.

Do tamanho de um mundo
Comunicadores estão instalados dentro de complexos empresariais globais, que têm uma representatividade e significância – poder – incomensuráveis. Por exemplo, o faturamento da General Eletric é igual ao PIB da Venezuela. Fácil avaliar o seu impacto na sociedade, no meio ambiente, na economia. Diante dessa realidade, o comunicador deve se inserir nas decisões da política, dos desenhos organizacionais, para não atuar apenas em uma parte ínfima do planejamento ou somente nas ações táticas. Claro que o planejamento é fator-chave, mas é preciso ir além. O comunicador com sua cultura pessoal, sua visão estendida de mundo, sua capacidade de análise e antecipação de cenários, passa a ser o homem e a mulher do jogo, em que o universo é as pessoas e desse universo as empresas são parte.



Fonte: Por Paulo Nassar - Conferência proferida em 14.11.2007 no XII Seminário de Comunicação Banco do Brasil, em Brasília, in www.aberje.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç