Pular para o conteúdo principal

Uma ponte entre a realidade e a oportunidade

Transcrevo aqui a íntegra do artigo "Uma ponte entre a realidade e a oportunidade", escrito por Luca Cavalcanti, Diretor de Marketing do Bradesco, e publicado no portal da revista Meio & Mensagem. O texto explica que os profissionais de marketing devem manter a mente aberta e os olhos atentos em relação ao poder das tecnologias de informação que pode atuar como ponte entre os objetivos de negócios das empresas e as necessidades dos clientes. Vale a pena conferir:


"A transição que vivenciamos da sociedade industrial para a sociedade de informação estabeleceu uma série de novos paradigmas em todas as esferas da atividade humana, impactando profundamente a economia, a política, a cultura, os costumes, o processo produtivo e as relações de trabalho.

Na condição de profissionais de marketing, a faceta que mais nitidamente vivenciamos da também chamada Sociedade do Conhecimento é a avassaladora mudança por ela gerada no ambiente organizacional, seja por meio da consolidação de produtos, serviços ou de sistemas de informação. Ela afeta diretamente as empresas e os tomadores de decisão, que são obrigados a lidar com cenários cada vez mais instáveis e comportamentos de consumo cada vez mais efêmeros e, diante deles, serem mais organizados, competentes e ágeis.

Apesar de crescentemente desafiador, esse panorama não é apenas pautado por uma acirrada competitividade entre as organizações. A conectividade, a integração e a simultaneidade próprias da Sociedade da Informação descortinaram toda uma gama de possibilidades para quem enxergou a oportunidade de promover a inclusão da população de menor renda no universo do consumo por meio das tecnologias de informação.

A sofisticação dessas tecnologias, que rompem limites de tempo e distância, transpondo barreiras sociais, culturais e políticas, promove verdadeira democratização do acesso à informação, numa era em que o saber equivale à moeda corrente mais valiosa.

Exemplos da preciosa convergência entre essas tecnologias e a comunicação brotam de todos os lados, gerando as situações mais insuspeitas, e tanto o Estado quanto a iniciativa privada estão atentos a essa verdadeira revolução, sustentada por aspirações de consumo das classes C e D que, uma vez beneficiadas pela estabilidade econômica, são cada vez mais semelhantes às das classes A e B.

Um exemplo disso é o fomento do governo federal ao acesso à internet, por meio do chamado computador popular e do PC Conectado, plano de acesso subsidiado voltado às microempresas e famílias das classes C e D.

Desnecessário discorrer sobre as conquistas socioculturais e econômicas que o acesso à rede traz às pessoas, mas é curioso constatar os desdobramentos mercadológicos que esse fato pode gerar.

O efeito da popularização do micro, iniciada em 2005, reverberou fortemente no mercado de comércio eletrônico brasileiro: ao contrário dos anos anteriores, quando a expansão era alimentada pelos consumidores das classes A e B, dessa vez é o usuário de classe C o principal responsável pelo forte crescimento das lojas virtuais. Nos seis primeiros meses de 2006, o comércio eletrônico atraiu 1 milhão de novos clientes e movimentou R$ 1,7 bilhão em vendas, 80% a mais que no mesmo período de 2005 (dados e-bit).

Essa explosão de consumo mexeu com o mundo virtual.­ As lojas online, que nasceram com o perfil mais elitista, estão fazendo reformas importantes nos seus modelos de negócio, que vão desde a oferta de produtos para todos os bolsos até mais opções de pagamento e financiamentos. Amparado por instituições financeiras que, com diversos produtos, trabalham cada vez mais em prol do poder de consumo, o consumidor se relaciona com o varejo com uma pró-atividade jamais vista antes.

Segundo pesquisas e pareceres de especialistas, é a telefonia móvel o setor que mais eficazmente está incluindo a população de menor renda no universo das tecnologias.

Cada vez mais usual em meio às classes C e D, a possibilidade de abandonar a telefonia fixa por um aparelho móvel mostra que essa mudança, já promovida em mercados mais maduros, pode começar no Brasil por essas classes. Estatísticas mostram que a substituição se dá principalmente pelos celulares pré-pagos.

Nada admirável constatar então que, em um universo onde 31% dos mais de 100 milhões de usuários de celulares no Brasil que já usam mensagens de texto, 32% sejam da classe C e 19% sejam das classes D e E (Latin Panel 2007). O motivo: baixo custo em relação à ligação de voz.

Exemplos como esses ilustram uma riqueza de oportunidades invisíveis até poucos anos atrás, e mostram que, enquanto profissionais de marketing, devemos manter a mente aberta e os olhos atentos em relação ao poder das tecnologias de informação que, em um país de enormes desigualdades como o nosso, pode atuar como ponte entre nossos objetivos e as aspirações de nossos clientes".


Fonte: Por Luca Cavalcanti, in www.meioemensagem.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç