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Marketing por Philip Kotler

Andei relendo uma entrevista de Philip Kotler à revista Isto é Dinheiro, publicada em 2002. Apesar de já terem se passado cinco anos, as palavras do guru do marketing continuam atuais. Kotler, aliás, continua sendo uma das principais referências entre os homens de marketing em todo o mundo. Há mais de duas décadas, seu livro Marketing Management, de 700 páginas, é considerado uma obra indispensável para quem quer definir estratégias de empresas. O livro vendeu três milhões de exemplares, em 20 línguas, e foi eleito pelo jornal inglês Financial Times como um dos 50 títulos mais importantes na área de negócios de todos os tempos. Kotler não se destaca apenas na área acadêmica. É uma das principais referências em práticas de marketing em todo o mundo e já prestou ou presta serviços para empresas como IBM, GE, Ford e Apple.

Confira as idéias de Kotler:

DINHEIRO – O sr. fala em um novo paradigma do marketing. O que vem a ser isso?
KOTLER – O marketing não deve ficar restrito apenas a um departamento como guia da estratégia e a força que garante que a promessa da marca é cumprida. Ele consiste em quatro premissas:
• A empresa precisa aumentar sua visão dos consumidores, suas necessidades e estilo de vida. A companhia deve parar de ver o consumidor só como um cliente de seus produtos atuais e vê-lo de maneira mais abrangente.
• A empresa precisa verificar como todos os seus departamentos influenciam a satisfação do consumidor. Consumidores são afetados negativamente quando seus produtos chegam tarde ou danificados, quando as mensagens são imprecisas, quando o serviço ao consumidor é pobre.
• A empresa precisa ter uma visão ampla do setor, seus competidores e sua evolução. Hoje, muitas indústrias estão convergindo, apresentando novas oportunidades e ameaças para todo o setor.
• A empresa precisa verificar o impacto de suas ações em todos os clientes, empregados, fornecedores, não só entre os acionistas. Qualquer grupo alienado pode provocar prejuízos para a companhia.

DINHEIRO – Muitos dizem que as técnicas de marketing estão tão avançadas que estão distorcendo a imagem dos produtos e das empresas...
KOTLER – O marketing tem o objetivo de atrair a atenção para suas ofertas, usando como instrumentos a propaganda, as promoções, as feiras, as apresentações de vendas, a mala direta e outras técnicas semelhantes. Naturalmente, os profissionais vão “exagerar os aspectos positivos e eliminar os negativos” de suas ofertas, assim como um advogado toma partido de um argumento e explora seus lados positivos. Ao mesmo tempo, as companhias devem ser cuidadosas para evitar criar uma imagem falsa de seus produtos e delas mesmas. Primeiro porque os consumidores vão testar os produtos, ficarão desapontados com seu desempenho e dirão a outros que ficaram desapontadas. Nesse caso, a companhia ganhou vendas mas perdeu mercado. Em segundo lugar, os competidores vão ameaçar processar a companhia que está tentando ganhar uma vantagem falsificando a performance do produto.


Fonte: Por Ricardo Grinbaum, in Revista Isto É Dinheiro

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