A criatividade e a busca de novos canais de interação com o consumidor proporcionou grandes aprendizados para os profissionais de Marketing Direto que nos últimos anos aprenderam a combinar ações de E-mail Marketing bem executadas (aderentes às boas práticas) com as ações tradicionais (mala direta e telemarketing). A possibilidade de mensurar resultados e combinar ações on e off line despertou o mercado para novos níveis de relacionamento com o consumidor final.
O mercado mal está encerrando um ciclo de aprendizado: praticamente acabou de descobrir os resultados do uso de ações de E-mail Marketing e já estamos observando o surgimento do Mobile Marketing. As principais agências do país já sinalizaram a criação de unidades de negócios para trabalhar exclusivamente com este canal e atender empresas que já começam a experimentar novos níveis de relacionamento com seus clientes.
Depois de alguns anos apoiando os pioneiros no uso de E-mail Marketing no Brasil, é muito interessante ouvir dos amigos marketeiros: "montamos os clusters de clientes", "as primeiras ações foram feitas com e-mail marketing", "aqueles que não receberam os e-mails e tinham OPT-IN para SMS, enviamos SMS", "quem não recebeu e-mail e não tinha OPT-IN para SMS, impactamos com a mala direta tradicional", "para aqueles que a mala direta não foi entregue e havia telefone, acionamos o telemarketing ativo". O profissional de Marketing Direto no país já está se antenando para o uso de ações de relacionamento multi-canais.
Engana-se quem pensa que esta descoberta acontece somente no universo das grandes empresas ou das grandes agências do país. No último ano, acompanhamos uma instituição de ensino superior que executou uma estratégia simples para re-construir seu banco de dados de alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. Esse primeiro ano, foi usado para fazer uma limpeza no banco de dados, promover sua atualização e enriquecer as informações, como por exemplo, a formação de uma lista OPT-IN para o envio de SMS.
Agora essa instituição de ensino está pronta para atender as necessidades de seus públicos: para aqueles que solicitaram o envio de informações relevantes sobre os cursos de pós-graduação oferecidos, as informações são enviadas regularmente via e-mail; para aqueles que solicitaram o lembrete com antecedência das datas de matrícula e entrega de documentos, são enviados alertas via SMS. Com ações simples e aderentes às boas práticas de Marketing de Permissão, a Escola de Negócios começa a gerar melhores resultados se utilizando de ações de relacionamento via e-mail e SMS.
A precisão e a relevância das informações certamente são fatores decisivos na conversão de resultados. A divulgação de cases de sucesso aplicados em diversos setores da economia e a troca de experiências entre os profissionais de Marketing Direto atuantes no país são catalizadores importantes para motivar o mercado a descobrir os resultados obtidos com ações de relacionamento multi-canais.
Fonte: Por Leonardo Rochadel, in www.zartana.com/newsletter
O mercado mal está encerrando um ciclo de aprendizado: praticamente acabou de descobrir os resultados do uso de ações de E-mail Marketing e já estamos observando o surgimento do Mobile Marketing. As principais agências do país já sinalizaram a criação de unidades de negócios para trabalhar exclusivamente com este canal e atender empresas que já começam a experimentar novos níveis de relacionamento com seus clientes.
Depois de alguns anos apoiando os pioneiros no uso de E-mail Marketing no Brasil, é muito interessante ouvir dos amigos marketeiros: "montamos os clusters de clientes", "as primeiras ações foram feitas com e-mail marketing", "aqueles que não receberam os e-mails e tinham OPT-IN para SMS, enviamos SMS", "quem não recebeu e-mail e não tinha OPT-IN para SMS, impactamos com a mala direta tradicional", "para aqueles que a mala direta não foi entregue e havia telefone, acionamos o telemarketing ativo". O profissional de Marketing Direto no país já está se antenando para o uso de ações de relacionamento multi-canais.
Engana-se quem pensa que esta descoberta acontece somente no universo das grandes empresas ou das grandes agências do país. No último ano, acompanhamos uma instituição de ensino superior que executou uma estratégia simples para re-construir seu banco de dados de alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. Esse primeiro ano, foi usado para fazer uma limpeza no banco de dados, promover sua atualização e enriquecer as informações, como por exemplo, a formação de uma lista OPT-IN para o envio de SMS.
Agora essa instituição de ensino está pronta para atender as necessidades de seus públicos: para aqueles que solicitaram o envio de informações relevantes sobre os cursos de pós-graduação oferecidos, as informações são enviadas regularmente via e-mail; para aqueles que solicitaram o lembrete com antecedência das datas de matrícula e entrega de documentos, são enviados alertas via SMS. Com ações simples e aderentes às boas práticas de Marketing de Permissão, a Escola de Negócios começa a gerar melhores resultados se utilizando de ações de relacionamento via e-mail e SMS.
A precisão e a relevância das informações certamente são fatores decisivos na conversão de resultados. A divulgação de cases de sucesso aplicados em diversos setores da economia e a troca de experiências entre os profissionais de Marketing Direto atuantes no país são catalizadores importantes para motivar o mercado a descobrir os resultados obtidos com ações de relacionamento multi-canais.
Fonte: Por Leonardo Rochadel, in www.zartana.com/newsletter
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