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A informação como meio para se obter vantagens competitivas

A informação tornou-se uma necessidade para qualquer setor da atividade humana, assumindo importância crescente em uma organização. É fundamental a introdução de novas tecnologias, exploração das oportunidades de investimento e promoção das ações e das estratégias da empresa para se posicionar no mercado.

No ambiente organizacional, a Internet possibilita ampliar os canais de comunicação e acessar as informações com mais facilidade, podendo assim tomar decisões e desenvolver melhor as estratégias com os canais de comunicação e interação com os respectivos públicos com os quais deseja se relacionar.

Em seu livro Internet e sociedade em rede, Manuel Castells relata que a Internet transformou-se no sistema operativo que permite interconectar e canalizar a informação sobre o que acontece, onde acontece, o que podemos ver, o que não podemos ver, e torna-se o sistema conector interativo de vários meios de comunicação.

Segundo levantamento da empresa de pesquisas Ibope/Netratings, o número de usuários brasileiros de banda larga chegou a 10,7 milhões em Novembro passado, o que significa que o número de usuários com acessos rápidos mais que dobrou em menos de dois anos.

Entre os recursos para desenvolver o relacionamento estão as ferramentas de marketing, que promovem a fidelização do cliente por meio da transmissão da informação conforme as necessidades do seu público. Assim também como estão a mala-direta, sistemas integrados de CRM, transações on line, atendimento ao usuário via e-mail e em tempo real, criação de sites para campanhas promocionais e de incentivo, pesquisas online. Muitos destes serviços são terceirizados, já que existem empresas com esta expertise no setor.

A importância que a informação assumiu após a consolidação das tecnologias digitais como padrão de relacionamento empresa-ambiente faz com que as organizações se readequem ao mercado.

Para a tomada de decisão, a gestão torna mais eficaz o conhecimento do meio atuante, apóia de forma interativa o desenvolvimento da estrutura organizacional e ajuda a formar uma imagem da organização e do seu negócio de atuação.

A utilização da tecnologia impulsiona o progresso e permite uma relação mais estreita e permanente entre as empresas e seus públicos de interesse. Assim, a gestão da informação requer funcionários e líderes que se adaptem às mudanças do mundo moderno, ampliando a visão da sociedade e que lutem pelo crescimento organizacional.



Fonte: Por Claudio Malagoli, in virid.com.br

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