
A marca de guaraná Kuat, que completou uma década em 2007, prepara há 10 meses um reposicionamento da marca coordenado pela Santa Clara. Para aumentar a identificação do consumidor com os atributos de modernidade e beleza desejados pelo fabricante, a nova embalagem é totalmente dourada. O tradicional vermelho e verde utilizados pelo líder do segmento guaraná Antarctica aparecem mais discretamente. "O guaraná é dourado. Por que não se apropriar da cor dourada? A nova embalagem é uma evolução da marca que é identificada como mais moderna, mais jovem", afirma a diretora de marketing da Coca-Cola Brasil, Andréa Mota.
No novo DNA do Kuat by Santa Clara, está o desejo de inspirar a evolução das pessoas em suas vidas. No lançamento dos sabores Kuat com Laranja e Kuat Zero a marca já tentava imprimir as características de inovação e evolução. Andréa afirma que o investimento em marketing e publicidade do Kuat é uma das prioridades da Coca-Coca Brasil em 2008. "Guaraná é o único segmento no Brasil em que a Coca-Cola não é líder no Brasil", afirma. O guaraná Antarctica lidera a categoria com 33% de market share. No segmento refrigerante, a marca Antarctica cresceu de 6,5% em janeiro de 2007 para 6,6% em janeiro de 2008. Já a participação do Kuat na categoria caiu de 3,5% para 3,3%.
No filme da nova campanha do guaraná Kuat, a primeira criada pela Santa Clara desde a migração da conta da Giovanni+Draft FCB, não há atores profisionais. A produtora da campanha é a Hungy Man, com direção do filme da dupla misteriosa 300 ml, que também dirigiu o curta "Tarantino´s Mind", exibido no Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, em 2007. No filme, o cantor Seu Jorge e Selton Mello tentam desvendar a mente do diretor de cinema Tarantino e a sequência de seus filmes e personagens.
O plano de comunicação do novo Kuat terá ainda internet e mídia impressa. "A embalagem dourada é a primeira expressão da visão da marca com um design mais clean. A marca Kuat tem challenge (mudança). A vida é essa. Aprender ano a ano", afirma Andréa.
Fonte: Por Sandra Silva, in www.meioemensagem.com.br
Comentários
Acho que ficou até perigoso para as crianças, pois se algum dia você precisar deixar uma garrafa com gasolina no carro, elas podem pensar que é refrigerante e tomar o líquido por engano. Parece que, mais uma vez, esqueceram de perguntar o básico para os consumidores: você aprova essa mudança? Eu, particularmente, não aprovo!