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Supermercados investem no alternativo

Para atender às pessoas que buscam um estilo de vida diferenciado, o que inclui aí, uma alimentação mais balanceada e nutritiva, empresas como Grupo Pão de Açúcar, com as bandeiras Extra, CompreBem e Sendas, e Carrefour investem no lançamento de marcas próprias, também chamadas de exclusivas, que oferecem para o consumidor não só o produto mas um conceito de qualidade de vida, de responsabilidade social e, principalmente, de bem-estar. Assim é com a marca Taeq, do Pão de Açúcar, e Viver, do Carrefour.

"Os produtos Viver são desenvolvidos para atingir públicos diferenciados", afirma o diretor-executivo de mercadoria alimentar do Carrefour, Laurent Bendavid. "Cada vez mais as pessoas buscam algo exclusivo, com um diferencial", continua o executivo. A companhia oferece em suas lojas mais de 250 itens da linha, formada por seis famílias: light, diet, funcionais, soja, zero e orgânicos, sendo que esta última categoria ganhou o reforço de frutas, legumes e verduras.

Segundo Bendavid, a opção de lançar produtos orgânicos nesse segmento vem dos números positivos apresentados pelo setor. O mercado de produtos orgânicos cresce, em média, 30% ao ano no Brasil. No Carrefour, em 2006, o incremento em relação ao ano anterior foi de 25%, sendo 1% em frutas, legumes e verduras. A meta, com os novos produtos é, aumentar as vendas, em volume, em pelo menos 20%.

Hoje, a linha Viver está em diferentes segmentos, de água e sucos, a congelados, café, molhos e geléias. Segundo Bendavid, as vendas, em unidade, dos produtos Viver representam 1% para a companhia. "O objetivo é chegar a 4% até 2010", completa o executivo. Já em relação ao faturamento, a representatividade da linha chega a 11%, com a meta de atingir os 20% em 2010.

"Vamos utilizar o ponto-de-venda para comunicar os produtos Viver para os clientes", comenta o diretor de marketing corporativo do Carrefour, Rodrigo Lacerda. O executivo revela que uma campanha mais abrangente está prevista para 2008. A verba de marketing da companhia para 2007 teve um incremento de 10% em relação a 2006.
Além de produtos alimentícios, a marca Viver poderá estar presente em outros segmentos. "Existem planos de levar o conceito Viver para outros setores, mas isso será concretizado se for possível manter a proposta da marca", finaliza Bendavid.

No caso de Taeq, o conceito reúne produtos e serviços voltados para o bem-estar do consumidor. "Notamos uma grande adesão do cliente à marca", comenta a diretora de marca Taeq do Grupo Pão de Açúcar, Alexandra Jacob Santos. "O objetivo é oferecer uma proposta completa de bem-estar", continua. A marca é composta por diferentes pilares: nutrição, orgânicos, esporte, casa e beleza. Este último, com lançamentos previstos somente para o ano que vem.

Nos segmentos de arroz integral, achocolatados e barras de cereal, por exemplo, os produtos Taeq representam 40% das vendas nas lojas da rede, o que significa a liderança dentro desses setores no Grupo Pão de Açúcar.
Uma mostra disso é o crescimento de 15% nas vendas dos produtos com a marca nos primeiros seis meses de 2007, em comparação ao segundo semestre de 2006, quando a Taeq foi lançada. A verba destinada à Taeq para o primeiro ano é de R$ 10 milhões. São cerca de 500 produtos, dos mais variados segmentos. "Até o final do ano vamos lançar de 120 a 150 produtos."

"Quando um consumidor busca um produto alternativo, procura uma identificação", afirma o diretor de marca própria do Carrefour, Claudio Irie. "Daí a importância que a empresa dá à escolha dos fornecedores da linha Viver. Por trás do produto existe um conceito de responsabilidade social da empresa", comenta Irie. Todos os fornecedores passam por auditorias.


Fonte: Por Sheila Horvath, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 6

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