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O admirável mundo novo do marketing

Com o surgimento da internet surgiu também a possibilidade de entrarmos em contato com um mundo totalmente novo, pelo simples fato de podermos nos comunicar, em tempo real, com qualquer pessoa no mundo e termos contato com diferentes culturas. Além disso, entre outros aspectos, foi possível acessar um volume impensável de informações, sobre praticamente qualquer assunto, em segundos.

Por outro lado, com sua expansão, pôde-se acompanhar também a crescente dificuldade em encontrar certos conteúdos dentro dessa imensidão. Assim surgiram os mecanismos de busca, sem os quais, hoje em dia, praticamente não conseguimos mais navegar!

Essas ferramentas de busca (search engines) resolvem esse problema de localização de informações, fazendo com que, de forma rápida, se obtenham respostas de forma quase milagrosa. Com elas, porém, ocorreram também enormes mudanças para a gestão de Marketing, pois é como se ocorresse uma inversão na forma de contatarmos as empresas.

Antigamente - há cerca de uns cinco anos atrás! - as companhias tinham que investir muito para impactar os consumidores sobre suas marcas, para os convencerem de que elas eram sua melhor opção. O que mudou? Hoje, quando se deseja comprar um produto qualquer, se pode entrar em uma loja, escolher o modelo, realizar a transação e ir embora satisfeito. Ou não. Como se sabe, os consumidores, em geral, têm prazer em sentir que realizaram um bom negócio.

Para isso é necessário pesquisar muito antes, o quê, com a internet, foi extremamente facilitado, pois podemos pesquisar no Google ou em sites especializados em preços, como o Buscapé, só depois definindo em que loja o produto será comprado, podendo realizar a transação online ou não. Pode-se ainda pesquisar em comunidades para saber o que falam daquele produto ou loja e assim maior segurança antes de tomar a decisão.

Ou seja, não se fazem mais compras como antigamente! E isso vale para um vinho, um carro, apartamento, presentes, remédios e serviços de em geral. Sendo assim, torna-se importantíssimo conhecer como funciona o mundo desses buscadores para saber como o site da sua empresa será construído para ter melhores resultados, pois não adianta simplesmente ter um site, o que é necessário, na verdade, é ter o que chamo de “Presença Digital”!

Deve-se pensar em como sua empresa será encontrada na web por aqueles que estiverem interessados no que ela tem a oferecer, pois se a empresa não é “encontrável” (desculpem pelo neologismo), ela não existe!

Sobre esse tema gostaria de fazer uma recomendação àqueles que precisam aprofundar seu conhecimento para obter melhores resultados, leiam o próximo livro de Martha Gabriel: “SEM e SEO: Dominando o Marketing de Busca”, que será lançado muito em breve e divulgado aqui no Portal. Martha trata desse assunto de forma clara, prática e objetiva, desde o surgimento dessas ferramentas e seu funcionamento, apresentando tópicos fascinantes como pode ser lido em “Oráculos Digitais”, o “Paradoxo da Escolha”, a “Ditadura dos Top Ten” e a relação com o “Marketing de Relacionamento”.

Indico essa leitura, pois as inovações têm ocorrido de forma muito rápida, portanto, cuidado: também já não se faz mais Marketing como antigamente!


Fonte: Por Sandra Turchi - Superintendente de Marketing da ACSP - Associação Comercial de São Paulo e professora da ESPM, in www.mundodomarketing.com.br
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