Pular para o conteúdo principal

Redes sociais crescem e até pão quentinho na hora é anunciado via Twitter

O momento em que o pão sai do forno é o mais disputado pelo cliente, mas como uma padaria pode comunicar a seu freguês a hora exata de saída do produto? Em Londres, na Inglaterra, o Albion Café descobriu mais uma funcionalidade para o popular serviço de microblogging Twitter. Por meio de um aparelho batizado de BakerTweet, o estabelecimento informa aos internautas, em tempo real, quando os alimentos da padaria ficam prontos.

O equipamento para as atualizações on-line é extremamente simples. Desenvolvido pela agência Poke, fica instalado na parede da cozinha e possui dois botões: um para selecionar a categoria do produto, como bolo de chocolate, croissant ou pão, e outro para enviar a mensagem preestabelecida ao Twitter. É possível acompanhar as fornadas do Albion Café – que já são seguidas por 377 twitteiros – pelo perfil @albionsoven.

“Urgente! Preciso de água”
Outra curiosa funcionalidade do serviço de microblogging é um equipamento que permite às plantas informarem quando precisam de água ou se há excesso de irrigação. Desenvolvido por pesquisadores do programa de telecomunicações interativas da Universidade de Nova York, a tecnologia consiste em sensores de umidade de terra instalados na planta, cujas informações são transmitidas via Twitter dependendo das necessidades botânicas.

O perfil @pothos já ultrapassou a marca de 2,5 mil seguidores no site, que recebem mensagens como “Urgente! Preciso de água” ou “Obrigado por me regar”. Kate Hartman, cocriadora do Botanicalls, já vendeu quase 100 kits do produto, ao preço de US$ 99.

A popularização das redes sociais
O BakerTweet é um exemplo do potencial de comunicação das mídias sociais. As redes de relacionamento são visitadas por 67% da população digital, segundo o estudo ‘Global faces and network places’, realizado pela Nielsen Company. O aumento de usuários é maior do que nas cinco maiores categorias da internet, como busca, portais, software para PC e e-mail.

O Twitter, rede que mais se desenvolve, teve crescimento de 1.382% em 2008 e, neste ano, manteve um aumento de quase 77% de fevereiro para março. No entanto, o Facebook é o site social mais popular, pois 30% dos internautas no mundo acessam o serviço. No Brasil, o Orkut tem o maior alcance digital doméstico do setor, com 70% de penetração nacional.


Fonte: Por João Casotti, in www.nosdacomunicacao.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç