Com um capital 100% nacional, O Boticário completa 30 anos. Para marcar a data, a empresa anuncia uma série de ações de marketing, com um acréscimo de 20% em sua verba anual de publicidade. Fora isso, prevê um aumento de 16% em seu faturamento para 2007.
Entre as novidades da área de marketing, ícones da companhia, as colônias Acqua Fresca (lançada em 1977) e Thaty, ganham versões especiais assinadas por artistas.
A história da pequena botica, aberta em 1977, e que no ano passado teve um faturamento bruto, somados os resultados da indústria e da rede de lojas, de R$ 2,677 bilhões, serve de exemplo de que investir em marketing e comunicação é uma estratégia acertada para consolidar a marca. "O Boticário é uma companhia que tem o espírito empreendedor, que soube se manter atualizada e em sintonia com as tendências mundiais", afirma a gerente nacional de mercado e consumidor da empresa, Tatiana Ponce.
A executiva conta que a verba destinada para as ações de marketing cresce a cada ano. Do valor de 2007 (a empresa não revela quanto é a verba), R$ 7 milhões foram investidos na comemoração dos 30 anos. A ação inclui ainda uma campanha, assinada pela AlmapBBDO, com filme de 30 segundos tanto em TV aberta como por assinatura, merchandising em diferentes programas, anúncios impressos em revista, outdoors e spots em rádio. Um material também foi desenvolvido para os pontos-de-venda e as vitrines das lojas da rede.
A companhia se manteve firme mesmo com a invasão dos produtos importados no mercado de perfumes, principalmente na década de 90. "A empresa soube inovar e apostou, não só no desenvolvimento de produtos, mas também nos frascos, o que fez com que os consumidores percebessem que a companhia está sintonizada com o que é novo", diz a executiva.
O portfólio da empresa é composto por mais de 600 produtos divididos entre: cuidados para o corpo, cuidados faciais, protetores solares, maquiagem, deo-colônias, desodorantes, sabonetes e xampus e 46 projetos estão em desenvolvimento. "Nosso departamento de pesquisas e desenvolvimento não pára", completa Tatiana. Segundo a executiva, a empresa lança, em média, 200 novos produtos por ano.
No Brasil, o número de lojas da marca também cresce. Das 1.945 unidades em 2000, a empresa fechou 2006 com 2.382 e já no primeiro semestre de 2007 contabiliza 2,4 mil lojas, das quais 43 são próprias. O restante são franqueadas. A expansão não se limita ao território brasileiro. Em 1986 a marca abriu sua primeira loja em terras além mar. Hoje já são 61 lojas e mais de mil pontos-de-venda, em 20 países como Japão, Estados Unidos, Arábia Saudita, Portugal, Austrália, Chile, África do Sul entre outros. O Boticário emprega 12 mil pessoas. A fábrica fica em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba.
A Fundação O Boticário de Proteção à Natureza nasceu em 1990 e é uma entidade sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, destinada a patrocinar e realizar projetos conservacionistas. Até hoje, cerca de mil projetos já foram aprovados, somando um total de US$ 6 milhões em investimentos.
Além da fundação, há também o Programa de Áreas Naturais Protegidas, que tem por objetivo implementar e incentivar a criação de reservas privadas e colaborar no monitoramento de áreas naturais protegidas públicas. Entre outras ações visa implementar uma rede própria de reservas Particulares do Patrimônio Natural. Em novembro de 1999, a reserva foi reconhecida Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.
A Fundação O Boticário de Proteção à Natureza também criou, este ano, a Reserva Natural Serra do Tombador, em Cavalcante (GO). A aquisição da área faz parte da estratégia da Fundação de estabelecer áreas protegidas em todos os biomas (área caracterizada por um tipo de vegetação dominante) do País.
Fonte: Por Sheila Horvath, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 6
Entre as novidades da área de marketing, ícones da companhia, as colônias Acqua Fresca (lançada em 1977) e Thaty, ganham versões especiais assinadas por artistas.
A história da pequena botica, aberta em 1977, e que no ano passado teve um faturamento bruto, somados os resultados da indústria e da rede de lojas, de R$ 2,677 bilhões, serve de exemplo de que investir em marketing e comunicação é uma estratégia acertada para consolidar a marca. "O Boticário é uma companhia que tem o espírito empreendedor, que soube se manter atualizada e em sintonia com as tendências mundiais", afirma a gerente nacional de mercado e consumidor da empresa, Tatiana Ponce.
A executiva conta que a verba destinada para as ações de marketing cresce a cada ano. Do valor de 2007 (a empresa não revela quanto é a verba), R$ 7 milhões foram investidos na comemoração dos 30 anos. A ação inclui ainda uma campanha, assinada pela AlmapBBDO, com filme de 30 segundos tanto em TV aberta como por assinatura, merchandising em diferentes programas, anúncios impressos em revista, outdoors e spots em rádio. Um material também foi desenvolvido para os pontos-de-venda e as vitrines das lojas da rede.
A companhia se manteve firme mesmo com a invasão dos produtos importados no mercado de perfumes, principalmente na década de 90. "A empresa soube inovar e apostou, não só no desenvolvimento de produtos, mas também nos frascos, o que fez com que os consumidores percebessem que a companhia está sintonizada com o que é novo", diz a executiva.
O portfólio da empresa é composto por mais de 600 produtos divididos entre: cuidados para o corpo, cuidados faciais, protetores solares, maquiagem, deo-colônias, desodorantes, sabonetes e xampus e 46 projetos estão em desenvolvimento. "Nosso departamento de pesquisas e desenvolvimento não pára", completa Tatiana. Segundo a executiva, a empresa lança, em média, 200 novos produtos por ano.
No Brasil, o número de lojas da marca também cresce. Das 1.945 unidades em 2000, a empresa fechou 2006 com 2.382 e já no primeiro semestre de 2007 contabiliza 2,4 mil lojas, das quais 43 são próprias. O restante são franqueadas. A expansão não se limita ao território brasileiro. Em 1986 a marca abriu sua primeira loja em terras além mar. Hoje já são 61 lojas e mais de mil pontos-de-venda, em 20 países como Japão, Estados Unidos, Arábia Saudita, Portugal, Austrália, Chile, África do Sul entre outros. O Boticário emprega 12 mil pessoas. A fábrica fica em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba.
A Fundação O Boticário de Proteção à Natureza nasceu em 1990 e é uma entidade sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, destinada a patrocinar e realizar projetos conservacionistas. Até hoje, cerca de mil projetos já foram aprovados, somando um total de US$ 6 milhões em investimentos.
Além da fundação, há também o Programa de Áreas Naturais Protegidas, que tem por objetivo implementar e incentivar a criação de reservas privadas e colaborar no monitoramento de áreas naturais protegidas públicas. Entre outras ações visa implementar uma rede própria de reservas Particulares do Patrimônio Natural. Em novembro de 1999, a reserva foi reconhecida Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.
A Fundação O Boticário de Proteção à Natureza também criou, este ano, a Reserva Natural Serra do Tombador, em Cavalcante (GO). A aquisição da área faz parte da estratégia da Fundação de estabelecer áreas protegidas em todos os biomas (área caracterizada por um tipo de vegetação dominante) do País.
Fonte: Por Sheila Horvath, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 6
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